terça-feira, 11 de agosto de 2015

Viatura da ROTAM capota no Maiobão e PM fica gravemente ferido

Uma viatura da ROTAM capotou agora a pouco na Rua 91 do Bairro Maiobão no município de Paço do Lumiar, região metropolitana da Ilha de São Luis. 


Ainda não se sabe as causas do acidente. Informações que chegaram ao Blog da Agência de Notícias Baluarte dão conta de que um policial militar saiu gravemente ferido.


Em breve mais informações...

IMG-20150811-WA0046

IMG-20150811-WA0044

IMG-20150811-WA0043

IMG-20150811-WA0045

Pesquisa DATA M em Paço do Lumiar aponta Gilberto Aroso como novo prefeito

O Instituto DATA M, considerado um melhor do estado do Maranhão, pois vem acertando todas desde a eleição de Edvaldo Holanda em 2012, divulgou agora ha pouco os números da corrida eleitoral na cidade de Paço do Lumiar.

A grande surpresa ficou a cargo do antigo gestor da cidade Gilberto Aroso na frente com 30% na média geral, seguido pelo novato Adriano Sarney e o jurássico Domingos Dutra empatados tecnicamente com com 12% cada, com uma vantagem de menor rejeição ao candidato Domingos Dutra.

Gilberto Aroso, Domingos Dutra, Josemar Sobreiro e Adriano Sarney
A grande surpresa ficou a cargo do antigo gestor da cidade Gilberto Aroso na frente com 30% na média geral
E o que já era esperado foi a péssima avaliação do atual gestor Prof. Josemar que amarga insignificantes 6% e ainda com a maior rejeição entre todos os candidatos 33%.
2

3


1

Pesquisa realizada nos dias 1 a 3 de agosto – 400 entrevistados nas áreas urbana e rural de Paço do Lumiar. Foram entrevistados por Sexo, Faixa Etária (maiores de 16 anos a mais de 60 anos), Grau de Instrução, Renda Familiar e Religião.

Fatos relevantes: a grande rejeição dos eleitores ao prefeito e sua baixa aceitação como pré-candidato à reeleição; a reação dos eleitores em relação à política partidária em si – com a maioria dos entrevistados dizendo que vai anular o voto.

Vale lembrar que 50% dos eleitores de Paço do Lumiar residem no Maiobão, considerado zona urbana.

A Pesquisa foi contratada pelo Partido Solidariedade.

As informações são do Blog do Minard
Edição da Agência Baluarte

Ameaçado de cassação, Juscelino Filho força barra para assumir controle de partidos

Desesperado com a ameaça de perder o mandato por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), caso seja condenado em uma ação de impugnação de mandato por abuso de poder econômico, corrupção ou fraude, na qual figura como réu, o deputado federal Juscelino Filho (PRP) tenta, a todo custo, assumir o controle de partidos no Maranhão para aumentar seu capital político, acreditando que assim pode se livrar da cassação.
Resultado de imagem para juscelino filho
Desesperado com risco de perder mandato, Juscelino Filho mira partidos alheios
Com a proximidade do julgamento do pedido de cassação, encaminhado no último dia 5 com as alegações da defesa ao relator do processo, Daniel Jerônimo Leite, o inexperiente parlamentar passou a mirar várias siglas. Após a tentativa fracassada de assumir o controle do PRP, do PR, e do DEM, este último presidido no estado pelo ex-deputado federal e atual primeiro suplente de senador, Clóvis Fecury, Juscelino Filho tem como mais novo alvo o PTdoB.
Enquanto o enrolado deputado articula suas manobras, o processo segue seu trâmite normal. O próximo passo será o envio da ação ao Ministério Público Federal (MPF) para que este emita o seu parecer. Salvo algum contratempo, é provável que o julgamento ocorra no próximo mês, o que tem deixado Juscelino e sua defesa, patrocinada pelo advogado Márcio Coutinho, ainda mais tensos.
Segredo de Justiça
A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) contra Juscelino Filho, que tramita no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) em segredo de justiça, revelada pelo Blog do Neto Ferreira, foi movida pelo primeiro suplente da sua coligação na eleição passada, Ricardo Archer (PSL). No processo, ele acusa o titular do mandato de ter cometido abuso de poder econômico, corrupção ou fraude, que influenciaram, especificamente, no caráter democrático da eleição passada.
Na acusação de abuso de poder econômico, o suplente alega que Juscelino Filho usou ilegalmente recursos financeiros para infringir a normalidade e a legitimidade da eleição. Na denúncia de corrupção, Archer aponta a destinação de diversos convênios celebrados pelo ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Fernando Fialho, sogro de Juscelino Filho, com o claro objetivo de favorecer o genro.
Juscelino Filho sabe que as acusações podem lhe custar o mandato. Por isso mesmo, se movimenta afoitamente e de forma inescrupulosa, na esperança de conservar o mandato, que está sob suspeita.
Abaixo, resumo da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) ajuizada pelo primeiro suplente, Ricardo Archer, contra Juscelino Filho:
juscelino cassado



As informações são do Blog do Daniel Matos

Irmão de Edinho Lobão abandona obras contratadas na gestão Roseana em Marajá do Sena

Beneficiada durante a gestão da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) com contratos milionários, a empresa Hytec Construção suspendeu as obras da rodovia MA-323, no trecho entre Marajá do Sena e Nova Olinda, após a derrocada de Roseana do Palácio dos Leões. Embora a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) já tenha notificado este ano a empresa para a retomada das obras, a Hytec simplesmente se omitiu.
lucianolobao-180x300
Ocorre que a Hytec Construção pertence a Luciano Lobão(foto), irmão de Edinho Lobão que foi o candidato de Roseana derrotado na tentativa de sucessão
Ocorre que a Hytec Construção pertence a Luciano Lobão, irmão de Edinho Lobão que foi o candidato de Roseana derrotado na tentativa de sucessão. Aliado de Roseana, durante os anos de 2013 e 2014 a empresa faturou mais de R$ 42 milhões em contratos com o Estado. Como é de costume nas contratações de aliados da família Sarney, foram registrados problemas ainda na gestão de Roseana sobre os serviços da Hytec.
Além do valor milionário dos contratos, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, denunciou que a empresa não executou as obras conforme o estabelecido nos contratos. Também em 2014, a Hytec foi alvo de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) após requerimento aprovado no Senado Federal, em 11 de agosto, para apurar a legalidade e se houve sobrepreço nos contratos para obras da Copa do Mundo.
No capítulo mais recente dos vários problemas da empresa comandada pelo irmão de Edinho Lobão, a Sinfra instaurou Procedimento Administrativo para apurar as responsabilidades pela paralisação das obras da MA-323 e já iniciou os procedimentos legais para rescindir o contrato.
As informações são do Blog do Garrone

Deputado Marco Aurélio apresenta moção de aplausos ao IFMA de Imperatriz por destaque no ENEM‏

Na última semana, o MEC divulgou o resultado da avaliação das Escolas do País de acordo com o desempenho das mesmas no Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM de 2014. No Maranhão, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFMA da cidade de Imperatriz alcançou a sexta colocação entre todas as escolas do estado e a primeira colocação dentre as escolas públicas.
A conquista foi tema do discurso do deputado estadual, Professor Marco Aurélio (PCdoB), na manhã desta terça-feira (11), na assembleia legislativa do Maranhão. O parlamentar aproveitou a ocasião para parabenizar os alunos, professores, servidores e direção da instituição pelo desempenho, destacando o trabalho realizado pelo Reitor geral, doutor Roberto Brandão, bem como a direção, professores e alunos do Campus de Imperatriz, com quem o deputado participou de uma reunião para manifestar os cumprimentos na última semana.
Resultado de imagem para DEPUTADO MARCO AURELIO PC DO B
Como forma de parabenizar a instituição, Marco Aurélio deu entrada em uma proposição com votos de Aplausos para o Instituto, como forma de reconhecimento pelo empenho e desempenho dos alunos e direção a buscar resultados ainda melhores
Marco Aurélio destacou também a expansão da instituição nos últimos anos. “Hoje, o IFMA conta com mais de 30 mil alunos em todo o estado, 2.700 servidores, 56 cursos técnicos, 69 cursos de formação inicial e continuada, além de 18 cursos de nível superior e um de mestrado. Hoje o IFMA é o grande modelo de ensino para nossas escolas públicas, tanto que dentre as 20 melhores escolas públicas maranhenses de acordo com o resultado do Enem, 10 são campi do IFMA.” 

O parlamentar destacou a importância da instituição para o desenvolvimento da Região Tocantina. “O Campus de Imperatriz, por exemplo, já conta com a presença do curso superior  de Física,  Engenharia Elétrica, e também do curso de Ciência da Computação. Em breve, receberá o curso de Engenharia Civil que será um ganho muito grande para a nossa região. A instituição tem no estado 26 campi e três unidades avançadas e ainda com a presença forte através do ensino à distância, pontos que têm contribuído significativamente com o desenvolvimento de nossa economia e nossos jovens.” Afirmou.
Como forma de parabenizar a instituição, Marco Aurélio deu entrada em uma proposição com votos de Aplausos para o Instituto, como forma de reconhecimento pelo empenho e desempenho dos alunos e direção a buscar resultados ainda melhores.
Marco Aurélio finalizou destacando que o sucesso do IFMA serviu de espelho para a elaboração do modelo administrativo para o Instituto Estadual do Maranhão - IEMA, que em pouco tempo irá reforçar o trabalho feito pelo IFMA no Maranhão. “Será reforçado com o IEMA, com as Escolas Técnicas Estaduais para os jovens do nosso Estado e eu tenho certeza que o IEMA vem reforçar ainda mais esse perfil de formação completa, de formação integral onde o jovem se prepara para a Universidade, o jovem se prepara para o mercado de trabalho e, acima de tudo, se prepara para a vida. Meus cumprimentos especiais a toda a administração e a todos os estudantes e professores do Instituto Federal do Maranhão e o nosso respeito.”
Matéria enviada pela Assessoria de Imprensa do Deputado 
Quatros menores são apreendidos após tentativa de assalto no centro
Na tarde desta terça-feira (11), quatro menores de idade ainda não identificados foram apreendidos em flagrante na rua grande, no centro da capital. 

Segundo informações preliminares, eles estavam assaltando uma loja de tatuagens, quando a polícia foi acionada e chegaram a tempo de impedir o assalto. 


Eles foram encaminhados para a Delegacia do Menor Infrator (DAI), para as devidas providências
No local, 9 viaturas entre elas Polícia Militar e Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) reforçou a segurança de quem passava pela rua. A polícia militar informou que o grupo possuía um revolver calibre 38 e uma faca, que durante a ação um dos menores disparou um tiro que atingiu a si mesmo. 

Eles foram encaminhados para a Delegacia do Menor Infrator (DAI), para as devidas providências. 

As informações são do iDifusora

Com o intuito de discutir o papel dos conselheiros tutelares, aconteceu na semana passada o I Fórum de Debates “O Papel do Conselho Tutelar e sua Contribuição como Agente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente”. O vereador Marcelo Portela esteve presente no evento, que também reuniu entidades protetoras dos Direitos da Criança e do Adolescente, no município, sociedade civil e poder público.
O vereador Marcelo Portela: ''Tenho como uma das minhas prioridades lutar pelo direito dos menos assistidos, daqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social. Entendo que uma sociedade justa, tem que contemplar o bem estar social de todos os seus atores, por isso, participo desses eventos com toda disposição, pois entendo que estes espaços de discussão são a oportunidade de realmente avançarmos nas políticas públicas para a infância e a juventude'' 
Durante o encontro foram discutidas questões inerentes ao órgão, bem como a sua importante atuação diante à integridade física e moral do menor de idade. O fórum faz parte do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares, que elegerá os novos membros no dia 04 de outubro deste ano. 
Para Marcelo Portela, fóruns como este democratizam o trabalho do conselheiro e sensibilizam e conscientizam a comunidade a respeito da relevância deste órgão. “Tenho como uma das minhas prioridades lutar pelo direito dos menos assistidos, daqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social. Entendo que uma sociedade justa, tem que contemplar o bem estar social de todos os seus atores, por isso, participo desses eventos com toda disposição, pois entendo que estes espaços de discussão são a oportunidade de realmente avançarmos nas políticas públicas para a infância e a juventude”, destacou.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB