domingo, 23 de agosto de 2015

Incêndio atinge área de mangue em São Luís

Cortina de fumaça foi observada de alguns pontos da capital maranhense. 
De acordo com o CBM-MA, o incêndio não atingiu nenhuma residência.

Um incêndio atingiu uma área de mangue no bairro Salinas do Sacavém, em São Luís (MA), na tarde deste domingo (23). A cortina de fumaça foi observada de alguns pontos da capital maranhense. Um veículo auto-bomba-tanque do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA) foi utilizado para combater as chamas.
Incêndio atinge área de mangue em São Luís (Foto: João Ricardo Barbosa / G1)
Na contagem de focos registrados de janeiro a agosto, a cidade maranhense de Mirador é a segunda da lista, com 482 focos, atrás apenas de Corumbá (MS), com 703. 
De acordo com o CBM-MA, o incêndio não atingiu nenhuma residência. As causas do incêndio ainda não foram identificadas. Seis municípios do Maranhão estão entre os que mais registraram focos de incêndios florestais em todo o país, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Na contagem de focos registrados de janeiro a agosto, a cidade maranhense de Mirador é a segunda da lista, com 482 focos, atrás apenas de Corumbá (MS), com 703. Em 2015, já foram 4.343 focos registrados no Maranhão.
Fonte: G1 MA
Os contribuintes luminenses com renda mínima de até dois salários mínimos, que são idosos com mais de 65 anos, portadores de doenças graves e portadores de alguma deficiência, podem ficar isentos do pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU na Prefeitura de Paço do Lumiar.
Isso graças à indicação de um anteprojeto de lei apresentado hoje à Câmara Municipal luminense pelo vereador Marcelo Portela. O anteprojeto é um estudo preparatório de um projeto de lei, que pode ser encaminhado pelo prefeito Josemar Sobreiro para análise da Câmara Municipal de Paço do Lumiar.
Resultado de imagem para MARCELO PORTELA PAÇO DO LUMIAR
O texto da indicação do vereador Marcelo Portela(foto), inclusive informa que assim que o projeto tornar-se Lei e entrar em vigor, o beneficiário dentro dos critérios estabelecidos pela administração municipal deverá reunir os documentos comprobatórios e ingressar com pedido de isenção no Protocolo da Secretaria de Fazenda da Prefeitura Municipal
A indicação apresentada pelo vereador fala sobre os estudos preliminares que irão constituir, depois das necessárias alterações, as diretrizes básicas do projeto definitivo para que os idosos com mais de 65 anos, portadores de doenças graves e portadores de alguma deficiência com até dois salários mínimos obtenham a isenção do IPTU em Paço do Lumiar.
Marcelo informou que a ideia é diminuir os custos de quem já não trabalha mais, depende de uma aposentadoria ou no caso das doenças e deficiências já tem que destinar boa parte do orçamento para cuidados médicos.
“Tenho certeza que através desta indicação iremos sensibilizar os colegas vereadores e os nosso prefeito pra que retorne essa medida como Projeto de Lei pra que seja votado pela Câmara e assim termos a sanção da administração municipal. Acredito que estaremos ajudando muitas pessoas que residem em Paço do Lumiar e tem como única renda uma aposentadoria que quase desaparece ao fim do mês diante de tantas despesas” ressaltou Marcelo.
O texto da indicação do vereador Marcelo Portela, inclusive informa que assim que o projeto tornar-se Lei e entrar em vigor, o beneficiário dentro dos critérios estabelecidos pela administração municipal deverá reunir os documentos comprobatórios e ingressar com pedido de isenção no Protocolo da Secretaria de Fazenda da Prefeitura Municipal.
Matéria enviada pela Assessoria de Imprensa do Vereador
O deputado Zé Inácio (PT) participou, na manhã desta sexta-feira (21), do Seminário ‘Metodologia de Construção do Fluxograma de Notificação de Violência Homofóbica nas Redes de Saúde, Segurança e Assistência”. O evento aconteceu no Convento das Mercês e foi promovido pelo grupo Gayvota.

Durante o seminário, Zé Inácio anunciou audiência pública com a participação de secretarias de governo e do Ministério Público. “Como encaminhamento, aqui neste seminário, uma agenda prévia para essa discussão a partir da próxima semana, para que essa audiência pública aconteça com a presença de todos os pares envolvidos”, destacou o deputado.

Deputado Zé Inácio defende direitos igualitários para LGBT
O deputado Zé Inácio: ''Como presidente da Comissão dos Direitos Humanos, tenho o compromisso de defender a população LGBT e como candidato, durante a minha campanha, firmei esse compromisso. Portanto, estarei comprometido com esse tema durante todo o meu mandato''
Como presidente da Comissão dos Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa, o deputado Zé Inácio vem contribuindo com ações para o enfrentamento ao preconceito homofóbico.

Recentemente, o parlamentar apresentou, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei nº 144/15, que garante o nome social às pessoas transexuais. O projeto visa ao reconhecimento e à ampliação dos direitos dessa população, que precisa ter suas garantias constitucionais preservadas, evitando os constantes constrangimentos registrados quando se nomina uma pessoa com um nome masculino, quando, na verdade, essa mesma pessoa se denomina do sexo feminino ou vice-versa.

Durante o seminário, Zé Inácio destacou o seu compromisso com a população LGBT desde a época da campanha. “Como presidente da Comissão dos Direitos Humanos, tenho o compromisso de defender a população LGBT e como candidato, durante a minha campanha, firmei esse compromisso. Portanto, estarei comprometido com esse tema durante todo o meu mandato”, finaliza.

Matéria enviada pela Assessoria de Imprensa do Deputado

Prefeita de Bom Jardim continua foragida, afirmam autoridades policiais

Apesar das informações que circularam nas redes sociais na noite de sábado, autoridades policiais desmentem a prisão da prefeita Lidiane Leite

A prefeita do município de Bom Jardim Lidiane Leite que está sendo procurada pela Polícia Federal e Polícia Civil por suspeitas de desvio de recursos da merenda escolar e de convênios continua foragida.
Resultado de imagem para LIDIANE PREFEITA
Na noite deste sábado, informações circularam pelas redes sociais relatando a prisão de Lidiane Leite que supostamente encontrava-se escondida em uma casa na cidade de Santa Inês
Na noite deste sábado, informações circularam pelas redes sociais relatando a prisão de Lidiane Leite que supostamente encontrava-se escondida em uma casa na cidade de Santa Inês. Fotos de uma mulher loura com as características de Lidiane em uma cadeia foram compartilhadas na internet. No entanto, tudo não passou de boatos. A prefeita de Bom Jardim não foi presa e continua sendo procurada pela polícia.
Resultado de imagem para LIDIANE PREFEITA
A prefeita de Bom Jardim não foi presa e continua sendo procurada pela polícia
O delegado Augusto Barros confirmou que a prefeita do município de Bom Jardim Lidiane Leite ainda está sendo procurada. Todas as forças policiais e órgãos de Justiça negaram a prisão da prefeita de Bom Jardim.
Operação da Polícia Federal
Na última quinta-feira, dia 20, dois ex-secretários da prefeitura de Bom Jardim foram presos em uma operação deflagrada pela Polícia Federal. O ex-marido da prefeita Beto Rocha, ex-secretário de Assuntos Políticos, foi preso em um posto de gasolina, na cidade de Itapecuru, quando tentava fugir para São Luís. O outro acusado preso foi o ex-secretário de Agricultura, Antônio Gomes da Silva, o Antônio Cesarino.

Indústria do “forró eletrônico” é o retrato de um Brasil cretino

Por Regis Tadeu
Já não consigo mais me surpreender com o fato de um sujeito completamente desprovido de talento como esse tal de “Wesley Safadão” ter gravado um DVD ao vivo em Brasília perante 40 mil pessoas. Também não me espanto ao ver um sujeito completamente despreparado intelectualmente como esse tal de “Pablo” exibir a sua “sofrência” em programas de TV. Hoje em dia é bastante óbvio verificar o quanto a música de péssima qualidade - em TODOS os sentidos – conseguiu invadir todos os espaços midiáticos que você imaginar, a ponto de presenciarmos a todo instante o quanto a riquíssima e legítima cultura regional do país está completamente diluída. Já escrevi artigos anteriores em que abordei o assunto - que você pode ler aqui e aqui -  e continuo a não compactuar com isto.
Por conta desta situação, é desesperador sacar que pelo menos duas gerações de brasileiros estão cercadas por todos os lados por estilos em que NADA – repito: NADA! – é aproveitável. Do tal “funk” ao “pagode xexelento mela cueca e isca de periguete”, do sertanejo “universitário dor de corno” ao tal “forró eletrônico”, o que se vê e ouve é uma tsunami de lixo musical inédito na história da música brasileira.

''Já não consigo mais me surpreender com o fato de um sujeito completamente desprovido de talento como esse tal de “Wesley Safadão” ter gravado um DVD ao vivo em Brasília...''
Voltando ao início de texto, vamos pegar o exemplo deste tipo de “forró eletrônico” que é uma verdadeira ofensa para quem curtiu e viveu a época em que este gênero tinha nomes tão incríveis como Jackson do Pandeiro, Marinês, Trio Nordestino, Dominguinhos e, claro, Luiz Gonzaga, entre tantos outros de igual valor. Para a verdadeira manada de zumbis em que se transformou o Brasil, Wesley Safadão, Pablo, Aviões do Forró e outros representam componentes de um imenso caldeirão, em que aberrações musicais se misturam a esquemas “esquisitos” de divulgação e agendamento de shows, com a formação de cartéis de empresariamento que levam a um monopólio prontamente aceito por rádios e TVs espalhados pelo Brasil. Tudo exatamente como ocorre no tal “funk” e no “sertanejo universitário” e ocorria no auge do “pagode” e da “axé music” nos anos 90. Os tempos são outros, mas as táticas são as mesmas…
Foi justamente na década de 90 que o tal “forró eletrônico” surgiu, de certa forma como uma resposta justamente ao então financeiramente rentável universo da axé music. Bastava botar um único sujeito cantando e tocando um teclado de modo canhestro e cercado por duas bailarinas gostosas – como esquecer de Frank Aguiar e seus imitadores? – para se anunciar um “show de forró”. Esquema barato que rendia lucros enormes

Resultado de imagem para PABLO DO ARROCHA
''O que se vê e ouve é uma tsunami de lixo musical inédito na história da música brasileira''
Depois a coisa foi ficando mais gananciosa, com grupos sendo formados com o mesmo esquema – cantor medíocre, tecladista “qualquer nota” tocando instrumento com tudo programado e pré-gravado, mais bailarinas gostosas – e rios de dinheiro surgindo de uma extensa agenda de shows baratos e esquemas de divulgação “esquisitos”. Foi a época em que aberrações musicais como Mastruz com Leite, Calcinha Preta e Aviões do Forró chegaram às rádios e TVs. Tudo em um esquema muito bem montado em termos financeiros, que continua a valer até os dias de hoje, com milhares de grupos pavorosos e bailarinas cada vez mais ousadas em suas safadezas. Com a conivência de um público a cada dia mais retardado, é claro…
Minhas críticas são pertinentes? Aí é com você. Só não leia estas palavras como sendo um pensamento moralista de um velho ranheta. Tenho inúmeras qualidades terríveis, menos esta. Você pode dizer que sou um “preconceituoso saudosista elitista” ou algo do gênero. Dane-se. Enquanto eu tiver voz e a capacidade de digitar algumas letras, vou continuar me recusando a abaixar a cabeça para um futuro popularesco do qual jamais serei cúmplice. Se você pensa o contrário e deseja que seus filhos vivam em um ambiente em que ter um mínimo de cultura é uma ofensa, o problema é todo seu.
Pense nisto.

Regis Tadeu é jornalista e crítico musical. Escreve para o Yahoo. 
Filho do saudoso ex-prefeito Jota Câmara, Júnior pretende otimizar as ações do partido em Ribamar. 

POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇÃO   
                       
O já pré-candidato a Vereador e vice-presidente do Partido Social Democrata Cristão-PSDC, Júnior Câmara assumiu a função na legenda, anunciando para dezembro o lançamento oficial da sua candidatura ao Legislativo municipal. Júnior quer reunir amigos, apoiadores, correligionários e entusiastas dos governos do seu pai, o ex-prefeito de Ribamar Jota Câmara, no evento.

Um dos herdeiros do espólio do saudoso prefeito, Câmara pertence à nova geração de lideranças políticas compromissadas com o projeto de alternância de Poder na Balneária.
Resultado de imagem para junior camara sao jose de ribamar
O vice-presidente do PSDC ribamarense, Júnior Câmara: ''Vamos otimizar as ações do PSDC em São José de Ribamar e lançar em breve minha candidatura em grande evento que será marcado pela união de todos os amigos, correligionários  e simpatizantes de nosso projeto politico''

‘’Vamos otimizar as ações do PSDC em São José de Ribamar e lançar em breve minha candidatura em grande evento que será marcado pela união de todos os amigos, correligionários  e simpatizantes de nosso projeto politico’’, ressalta.  

Júnior Câmara vem, atualmente, participando das principais reuniões e encontros realizados pela oposição no município. Nos últimos meses, ele juntamente com o presidente da sigla cristã, Júlio Filho traçaram metas para o pleito de 2016. 

‘’Estamos eu e o companheiro Júlio Filho, congregando nossas lideranças visando o fortalecimento do partido para as eleições de 2016; trabalhando as metas para o pleito vindouro’’, adianta ele.


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB