segunda-feira, 21 de março de 2016
Titular da Pasta anunciou contratação daquilo que designou como ‘credenciamento de serviços artísticos’.

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR DE ANB ONLINE
atallaia.baluarte@hotmail.com

O estudante do Ceuma, fã de Wesley Safadão e secretário de Cultura do Estado do Maranhão, Diego Galdino anunciou semana passada que a Sectur(união controversa da Cultura com o Turismo) abriu um edital para ‘credenciamento de serviços artísticos’.

Chamando atenção de parte dos artistas desavisados do Maranhão, o tal edital, na verdade, é uma espécie de recado para a classe artística de que a Secretaria comandada por ele tem total interesse apenas na promoção de eventos em detrimento de um  programa cultural expansivo, estrutural e dimensional para o setor.

MAIS DO MESMO Diego Galdino com o antigo secretário Felipe Camarão e o nomeador Flávio: População e artistas esperavam um programa cultural estrutural para o estado e ele anuncia cooptação. É mole? 
Bandas, músicos, compositores, dançarinos, atores, artistas plásticos, cineastas, poetas, escritores, críticos literários esperavam que a pasta anunciasse um plano cultural que trouxesse no bojo a realização de festivais de música popular nas cidades maranhenses, a volta dos planos editoriais sistemáticos, projetos musicais/culturais contínuos e permanentes em espaços públicos e descentralizados com o intuito de formar plateia e público para a arte local e demais ações culturais consistentes que contemplassem a conjuntura. Deram com os burros n’água. Diego Galdino quer receber propostas dos artistas para participação na conhecida tríade viciosa da chamada 'cultura pra boi dormir' que vem, literalmente, embalando o Maranhão ao longo dos anos: Carnaval, São João e Réveillon.

Funcionando como uma espécie de promotora de eventos, agora mais que nunca com a fusão das duas áreas, a Sectur continuará como nos governos anteriores a atuar como a Secma, cooptando os agentes da cultura e da arte maranhense numa agenda de entretenimento que não passará disso. É por esta e outras razões que na configuração cultural brasileira, a música do estado nunca aconteceu nacionalmente, por exemplo. Não há nenhum esforço do Governo estadual em deflagrar a potencialidade portentosa das manifestações culturais, além das datas festivas.

Ao contrário do que por aqui acontece, estados como Pará, Pernambuco, Bahia, Ceará e agora, mais recentemente, Piauí investem em Cultura como área estratégica, forma de prevenção e enfrentamento da criminalidade e violência e ainda como bandeira de representatividade de seus governos. Diego Galdino e seu nomeador, pelo visto, pensam diferente e já mostraram a que vieram. 

A população e os artistas do Maranhão estão revoltados. 

12 comentários:

  1. Não tendo lido o edital, poderia considerar prematuro um julgamento sobre os efeitos que ele poderá causar bem como a honestidade de propósito de quem elaborou tal documento. Em princípio, parece ser salutar a democratização dos pleitos na área de cultura, como acontece nos planos culturais que são lançados quando em vez para permitir a produção de material artístico, seja na área da literatura, seja na área das artes plásticas, teatro, etc. Mas mesmo estes planos são frustrantes, pois obviamente não conseguem atender a todos os pleitos. A dúvida, no caso, é saber se este plano não dará ainda mais força para os produtores da tríade Carnaval-São João-Réveillon, aprofundando ainda mais o fosso existente entre artistas promissores (ou mesmo consagrados) que desejam ter vez no fatiamento oficial. Como eu desconfio de tudo o que é patrocinado pelo governo (qualquer governo, entenda-se), gostaria de ir mais a fundo pra saber até onde o edital privilegia produtores, artistas ou o próprio governo. Para isso, não basta ler o edital. É preciso esperar pelo seu funcionamento e sentir as suas consequências.

    Augusto Pellegrini

    ResponderExcluir
  2. E olhe lá, pois ainda deixa a desejar atrasando os pagamentos como Marlon tá fazendo lá na func que virou uma zorra com o problema da galeria de arte/Ah meu caro,só pra lembrar: quem disse ao amigo que ele é fã de wesley safadão? Ele adora é marcia felipe...Ama de paixão.. Regis da 28

    ResponderExcluir
  3. Continue nos deixando sempre informados Fernando...Muito bom !! Parabéns pelo seu trabalho..

    ResponderExcluir
  4. Cadê Joaozinho Ribeiro e Cesar Teixeira que não falam nada, Atalaia? Essa eu não não entendi.
    Patrick Mochel

    ResponderExcluir
  5. Disso eu já sabia. O Governadoido mata dois coelhos de uma só paulada. Se cerca de mais um garotão (parece que ele gosta) e dá uma banana pra cultura maranhense. Eventos, dança do boi, projetos populistas, atrações pra anestesiar. O velho Circo Romano. Nada que possa conscientizar de verdade o povo, porque senão o povo faz com ele como fez com os reis franceses Luís e Maria Antonieta. Ou então como o povo fez com Mussolini. Um pontapé no traseiro e forca. É isso que um povo consciente faz com esses governantes bundões, que gastam a maior parte do dinheiro público com propaganda e publicidade. E maquiagem. E ladroagem. Mas tem também uma parcela de artistas que são como moscas em volta da tampa de xarope. Quase sempre artistas medíocres, ou pertencentes a partidos políticos que são como uma seita, os tais fundamentalistas do pt, e arredores tipo psol, pcdob, essa turma que usa viseira de burro e pra quem os irmãos Castro e Che Guevara são grande homens e não uns facínoras e criminosos. Gente pra quem Luís Carlos Prestes ainda continua sendo o Cavaleiro da Esperança e não um assassino condenado pela justiça, porque matou pessoalmente uma jovem de 16 anos acusando-a injustamente de delatora. Estão bem servidos meus irmãos maranhenses. Caíram dos braços de um velho cacique nos braços de um despotazinho pintado de vermelho. Daqui a pouco é hora da marafa e de esquentar os pandeirões. E foda-se a Cultura Maranhense!

    ResponderExcluir
  6. Triste. Como você mesmo diz é o 'grande culto do entretenimento', mas não tem nada não pois os mesmos('artistas de aluguel') vão estar batendo lá na porta com o projetozinho debaixo do braço doidinhos por uma vaguinha. Coisa nojenta de ver!

    Ana Paula-Ciencias Sociais-UFMA

    ResponderExcluir
  7. È melhor nem comentar certas coisas... porque o Maranhão precisa de tantas melhoria que isso seria um desperdício .ótimo trabalho escritor Fernando !!!!!

    ResponderExcluir
  8. Esse caras, meu nobre poeta Maranhense Fernando Atallaia governam,administram e/ou gerenciam para si e não para a coletividades e isso exclui a população, o contribuinte.
    A coisa chegou a tal ponto que eles erram na cara dura, sabem que estão errando não se desculpam e nem têm quem os puna ou fiscalize. Governantes de benefícios próprios,olhando para os umbigos !

    ResponderExcluir
  9. A inatividade desta secretaria, assim como a SEDIHPOP e a secretaria de ciência e tecnologia é desgastante.
    São secretárias extremamente importantes, porém muito mal utilizadas em todo o estado. Sejam as estaduais ou municipais. Não funciona nenhuma destas! Deveriam.
    Não há trabalho da secretaria de educação realizado em lugar nenhum deste estado.

    ResponderExcluir
  10. Fernando Atalaia eu nao entendi uma coisa meu caro, esse Diego tá cooptando é pro pão e circo, é isso? Alguem me explique por favor....

    Ciro

    ResponderExcluir
  11. Cooptação velada. vao tentar alisar o EGO dos artistas pra mudança de foco que é não INVESTIR na CULTURA-ficar no banho maria. A ROSEANA fazia isso tambem só que de forma ESCRACHADA. É 6 por meia duzia meu irmao-PARABENS Atalaia, otima analise. Professor João Cláudio do Boi de Carutapera

    ResponderExcluir
  12. Quando candidato ao governo do nosso estado o sr. Flávio Dino falava pleiteando o cargo público, este mesmo sr. antes mencionado, falou sobre transparência sobre prestação de contas públicas e hoje estamos perdendo a essência no que diz respeito a cultura. Cadê o dinheiro da cultura maranhense sr. Flávio Dino?

    Gutemberg Pastor

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB