segunda-feira, 25 de abril de 2016

Uma Geração profícua

Por Rosemary Rêgo
Os anos noventa para o cenário literário maranhense marca o surgimento de uma geração que vem sedimentando seu nome na paisagem literária do estado. Nesse contexto inclui-se Fernando Atallaia, poeta, dono de uma sensibilidade lírica carregada de plasticidade. Em seu livro Ode Triste para Amores Inacabados nos apresenta temas que oscilam entre o amor e questões sociais. E, nessa catarse, nos mostra que a poesia está acima de qualquer conceito. É um livro versátil, onde a poesia incursiona pela metalinguagem e desemboca na metafísica.

"Poesia que é poesia não cabe em coletâneas"...

"A casa é fortaleza para a pele, e eu de rudimentar, tenho os ossos na poeira".

Atallaia é um poeta comprometido com o fazer poético, em que a originalidade de sua poética lhe isenta de qualquer pasticho. Com esta obra ele presenteia a cidade de São Luís que tradicionalmente carrega como sina as chagas da poesia que se imortaliza em cada sobrado, em cada paralelepípedo e em cada musgo que brota das ruínas onde o tempo nos apresenta sua face. Esta é mais uma obra que brotou da lide de uma geração de poetas e escritores que de forma comprometida vem honrando a nossa literatura.


Rosemary Rêgo é Poeta, Escritora e Especialista em Língua Portuguesa. Autora das seguintes obras: O Ergástulo Gozo da Palavra e Pérolas ao Tempo.

23 comentários:

  1. Rosemary, meus parabéns! !! Quem tem a ganhar mais uma vez vez é a ilha do amor...Atenas Maranhense. ... Ilha de varios poetas renomados. Assim, como meu grande amigo Fernando Atalaia!! Parabéns ao ANB, pela linda matéria.

    ResponderExcluir
  2. Reverencia de quem entende da arte!

    Fernando Atallaia você nos honra em

    cada poema criado e dedicado!!

    Sinto-me lisonjeado em poder

    conhecer seu trabalho como

    Jornalista e suas produções

    literárias!! Abraço meu Nobre...

    ResponderExcluir
  3. Sensível análise. Um olhar pertinente sobre a obra com notório conhecimento de causa. Bravo

    ResponderExcluir
  4. Sensível análise. Um olhar pertinente sobre a obra com notório conhecimento de causa. Bravo

    ResponderExcluir
  5. Palavras de sabedoria as expressadas pela escritora Rosemary Rêgo direcionadas ao magnífico porta Fernando Atalaia, felicidade s aos grandes mestres. Jorge black

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o comentário da Rsemary sobre meu amigo Fernando Atalaia. Tambem reconheço o valor literário do trabalho do meu amigo Atalaia

    ResponderExcluir
  7. O QUE DIZER DEPOIS DE UMA DECLARAÇÃO DE SUMA IMPORTANCIA VINDO DE UMA PESSOA DE POSSE A LITERATURA MARANHECE?! ATALLAIA É UM POETA EXEMPLAR DA NOSSA ÉPOCA, SEM MEIAS PALAVRAS, DISTORÇÕES, ELE NOS PROPÕE UMA LITERATURA DIFERENCIADA,ENVOLVENTE E SEM DÚVIDA ORTOGRAFICAMENTE BRILHANTE, NAS EXPRESSÕES DE SENTIMENTOS.

    ResponderExcluir
  8. Excelente comentário dado a quem merece E expressado por uma conhecedora de poesias! Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Todo reconhecimento merecido poeta. Parabéns pelo destaque significativo que você tem alcançado no cenário da poesia e da informação. Continue nos presenteando com suas belíssimas obras. Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Rosemarê Rego,genial escritora/poeta,analiza,com sobriedade e talento,poemas do expressivo e criativo poeta-Fernando Atalaya...conheço e aplaudo,a obra de ambos...um casamento perfeito de talentos, onde quem ganha somos nós,admiradores da arte do poema.

    ResponderExcluir
  11. Merecedor ,belas palavras a poesia é dom de Deus.

    ResponderExcluir
  12. Meu pai me dizia, quando a briga é de cavalo grande, cachorro não se mete, mas vou botar meu bedelho, pois a ocasião merece todo meu respeito. A análise de Rosemary Rêgo, escritora que possui a contemporaneidade em suas escritas, sobre a poesia de Fernando Atallaia, mostra o reconhecimento gênio versus gênio. Ela conhece do riscado e, principalmente, do riscador. Parabéns aos dois!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns! Rosemary Rêgo, uma grande poetiza com um comentário muito feliz sobre a poesia viva de Fernando Atalaia.

    ResponderExcluir
  14. Falar da qualidade e da capacidade de Fernando Atalaia é chover no molhado, mas vamos lá o cara traduz com linguagem leve e popular mensagens associadas a imagens sutilmente picantes, sensuais poesia de alta qualidade. Devo dizer que o povo Ribamarense precisa eleger um Prefeito Poeta.
    "E TENHO DITO"!!

    ResponderExcluir
  15. A literatura maranhense não morreu expressa em duas figuras geniais do romance e da poesia que nos trancendem a outros patamares. Parabéns cara rosemary e caro fernando.

    ResponderExcluir
  16. Reconhecimento. É bom receber flores em vida...parabéns!Aridalva Machado

    ResponderExcluir
  17. Parabéns poeta Fernando, vida longa a sua obra...

    ResponderExcluir
  18. Você é um grande profissional e pessoa maravilhosa, adoooroooooo
    Da sua admiradora secreta da Sede, te amo!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Parabéns ao Fernando pelas suas lindas obras.

    ResponderExcluir
  20. Mais um enriquecedor trabalho crítico da escritora Rosemary Rêgo analisando o caminho poético de Fernando Atallaia, segundo ela, um poeta comprometido com o fazer poético e para quem a originalidade de versões metáforas, coloca-o como umas das grandes expressões literárias da geração noventa.

    ResponderExcluir
  21. Excelente trabalho, Fernando Atallaia é sem dúvida alguma um ícone da literatura brasileira, nos agracia com extrema competência na elaboração de seus poemas, composições, interpretações e imparcialidade no jornalismo da grande Ilha. Parabéns meu querido.

    ResponderExcluir
  22. Realmente o que estava faltando,esse resgate da literatura maranhense

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB