sexta-feira, 20 de maio de 2016
Quatro ônibus foram incendiados diante da displicência do Sistema de Segurança do Governo do Estado e da repetição do velho modelo administrativo de governar.

POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇÃO

Não houve mudança. A forma com a qual os criminosos empreenderam a ação simultânea que levou a população da Grande Ilha a se autoencarcerar em suas casas por toda noite dessa quinta-feira (19) foi semelhante aos ataques ocorridos na gestão da ex-governadora Roseana Sarney. Com uma única peculiaridade: dessa vez os incendiários resolveram poupar a populaçao, deixando claro que a razão para a ‘manifestação’ foi denunciar o abandono do Estado para com os presos do Sistema Carcerário. A alegação divulgada, inclusive, em nota pelos vândalos desmontou o discurso do Governo que tentou na manhã de hoje (20) dá uma explicaçao aos maranhenses da motivação dos criminosos.
Ônibus é incendiado no bairro Liberdade em São Luís (Foto: Werton Araújo/TV Mirante)

Ônibus incendiado ontem no bairro Liberdade em São Luís: Governo Dino repete Roseana
Em reunião no Palácio, Flávio Dino e secretariado,  rebateram a possível explicação dos bandidos sobre os atos. Segundo eles, o combate ao crime e a apreensao de drogas seriam as causas da reação das facções em resposta ao  'trabalho realizado pelas  policias' do estado.  Na prática, o que se vê não é exatamente isso. O Sistema de Segurança Pública trabalha em lógica  idêntica a dos governos passados, com enfrentamentos posteriores às  ações criminosas praticadas. Não há política de segurança de prevenção, de conhecimento de terrenos e de ambientes povoados pela criminalidade. Nas redes sociais, os maranhenses assustados compararam Flávio a Roseana invocando o jargão de campanha do então candidato que dizia que iria ‘cuidar da vida das pessoas’ se eleito.

Temeroso da vala comum que vem atingindo sua gestão a 17 meses apenas de atuação, Flávio Dino se mostrou ressabiado com os ataques. Não esperava que o feito se repetisse no ‘tempo da mudança’ que prega.  Mas o fato é que a metodologia (leia-se forma de governar)  aplicada por Flávio não destoou da de seus antecessores e o discurso oficial do Governo  foi mais uma paráfrase de Roseana Sarney quando das mesmas circunstâncias. A população maranhense ainda não percebeu um esforço conjunto das Secretarias do Governo para exterminar de uma vez por todas a criminalidade na Ilha, e mesmo os bandidos já sentem a falta de dignidade, de politicas públicas e respeito para com os encarcerados. Pedrinhas, por exemplo, não oferece as minimas condições de diginidade para quem lá vive. 
Cúpula da Segurança Pública se reuniu na madrugada (Foto: Reprodução/Twitter/Flávio Dino)
Flávio olha ressabiado para Jeferson Portela: Gestão caindo na vala comum
Não sabendo separar o politico do governador, o militante do gestor, Flávio vem se mantendo distante da realidade do Maranhão.  Não faz justiça à profundidade de análise dos graves problemas maranhenses que destacava nas firulas de seu discurso antes de chegar ao Poder. Os ataques ao ônibus não se constituiram uma ameaça à população no sentido frontal. Foram um alerta ao Governo que ainda nao mostrou a que veio.
Outros poderão vir a ocorrer.

Um comentário:

  1. ele ta cuidando é da vida da dilma isso sim
    Bando de canalha desse esse fulano de jeferson é o esquemao da nair cara de pau
    murilo heroi

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB