segunda-feira, 31 de outubro de 2016
Ribamar detém todas as potencialidades à frente dos demais municípios para processo de reconhecimento nacional a partir de janeiro.


POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-CHEFE DA AGÊNCIA BALUARTE


Grandes áreas verdes que podem facilmente serem transformadas em parques ecológicos Referência; rios, que apesar de esquecidos e poluídos, podem ser recuperados voltando a simbolizar- além da alegria dos ribamarenses-, pontos turísticos exponenciais do Maranhão e uma flora medicinal invejável que passou seus últimos anos abandonada pelas gestões de Ciência do estado e órgãos públicos locais.



Esses são apenas alguns dos aspectos que podem chamar a atenção dos maranhenses para o fato de que São José de Ribamar, além da religiosidade vigorosa e pungente, é também a cidade mais propensa a um reconhecimento que há muito se extinguiu no país quando a opinião pública nacional volta sua atenção para as terras gonçalvinas. Mesmo São Luís, a capital maranhense, que carrega o título de patrimônio cultural da humanidade, há muito não representa a insígnia concedida. 


Agora num momento onde terminologias como ‘governabilidade acertada’, ‘resgaste da identidade cultural’ e ‘boa aplicabilidade das políticas públicas’ são a bola da vez no glossário político brasileiro e se estendem ao imaginário dos munícipes em todo país, a realidade de São José de Ribamar-geográfica, social, humana-, expõe um território portentoso e rico em perspectivas de crescimento. Na Grande São Luís, Ribamar se destaca como segunda maior cidade da região. É a terceira do Maranhão no âmbito estadual. 
 
Resultado de imagem para LUIS FERNANDO SILVA
OBRIGAÇÃO DIPLOMÁTICA O prefeito eleito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva: desafio de fazer da cidade roteiro do país. 
Essas especificidades vão ao encontro de outras não menos importantes. São José de Ribamar detém todas as condições para se configurar em muito pouco tempo centro irradiador de decisões administrativas e diplomáticas para as demais cidades maranhenses.  Tanto pelo engajamento a um projeto dimensional de gestão já pensado pelo prefeito eleito em outubro passado, quanto pelo preparo técnico do qual dispõe o futuro gestor.


Por outro lado, no plano ideológico a cidade ainda precisa avançar. Há certa conduta paroquiana que vem ainda interferindo  diretamente nas decisões políticas na esfera de poderes como o Legislativo, por exemplo. Contrastando com esse fato, o que se vê saltar aos olhos é uma cidade que urge se desenvolver sob a força de sua própria natureza e aí se inclue a notável vocação de São José de Ribamar para a Agricultura, o Turismo, a Pesca e o Comércio. Este último, ainda que tímido por falta de otimização do setor nos últimos seis anos, aguarda por seu despertar através de projetos estruturais na área da economia como a implantação de fábricas, grandes centros comercias descentralizados a todo município  e um polo industrial condizente com a admirável dimensão do território ribamarense.



A gestão passada, atravancada por um corpo-secretariado despreparado para pensar Ribamar sob a ótica de suas reais conjunturas, não atingiu além do prédio da prefeitura um avanço sequer no quesito representatividade além-estado, além-fronteiras. E as parcerias, ínfimas, mínimas e inconsistentes com o Executivo estadual não resolveram sequer os problemas mais básicos locais. Mas o fato é que a busca por investimentos, convênios e parcerias nesse novo momento histórico que se inaugura, deverá se dá na esfera também nacional e até internacional. A cidade balneária tem atrativos de sobra para tanto.



E este é um dos grandes desafios da próxima gestão: contextualizar São José de Ribamar no país como roteiro para brasileiros de todos os estados da federação e para estrangeiros de todos os países do mundo.  

23 comentários:

  1. Com tantos aspectos ecológicos hoje tão pouco valorizados e conservados no geral no Brasil, certamente são pontos positivos a serem explorados por seus Governamtes e assim puxar os olhos do Maranhão e do Brasil para a linda e encantadora São José de Ribamar.

    ResponderExcluir
  2. Olha falando assim até eu quero conhecer esta cidade, tão bem falada!!!!

    ResponderExcluir
  3. Mas esse cara não foi prefeito aí? Se foi por que não fez quando foi? Ora eu já passei do tempo de acreditar em Mula-sem-Cabeça, Caipora, Papai Noel e Político Brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi prefeito e fez, aí vei a mula sem cabeça e desfez tudo. Vai fazer novamente.

      Excluir
  4. São José de Ribamar, cidade dos milagres/ romarias, dos festejos... Carnaval fora de época. De sua imponente e festejada igreja... de suas grutas de milagres... da bela praça frente a Igreja com seus santos e anjos monumentais. Por todas suas peculiaridades citadas, entre outros fatores de soberba importância, esta encantada e encantadora cidade balneária, tem todos os requisitos para processo de reconhecimento nacional, a partir de janeiro. Com as bênçãos de São José seu padroeiro e protetor esta bela e fascinante cidade vai ganhar o mundo.
    Francisco Tribuzi

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. São José de Ribamar voltará a ser a cidade que todo ribamarense se orgulha. Novos tempos virão e com eles a certeza de dias melhores...Valeu meu Poeta Fernando Atallaia..

    ResponderExcluir
  7. cabe aos gestores fazer sau parte para expandir as potencialidades do seu lugar de atuação. São José de Ribamar é sem dúvida uma fonte riquissima que precisa ser lapidada para as inovações e empreendedorismo contemporaneos. O povo só precisa ser estimulado a desenvolver suas habilidades para que esses recursos sejam aponderados e transformados em riqueza....

    ResponderExcluir
  8. Ribamar é uma cidade com tudo pra ser um grande polo, está abandonada pelo poder público. Más com investimentos nas áreas certas, esse cenário pode mudar.

    ResponderExcluir
  9. As nossas cidades possuem uma beleza diretamente da natureza, feito pelas mão do nosso Deus! Infelizmente São José de Ribamar encontrasse abandonada, assim como as diversas cidades maranhenses. Lembro-me sempre com muito carinho de São José de Ribamar, através do meu avô Bernardo Thiago de Matos que foi prefeito desta cidade, na época de ditadura e mesmo sem verbas conseguiu desenvolver a cidade, ganhando prestígio com o governador da época.

    ResponderExcluir
  10. As nossas cidades possuem uma beleza diretamente da natureza, feito pelas mão do nosso Deus! Infelizmente São José de Ribamar encontrasse abandonada, assim como as diversas cidades maranhenses. Lembro-me sempre com muito carinho de São José de Ribamar, através do meu avô Bernardo Thiago de Matos que foi prefeito desta cidade, na época de ditadura e mesmo sem verbas conseguiu desenvolver a cidade, ganhando prestígio com o governador da época.

    ResponderExcluir
  11. A Cidade de São José de Ribamar, conhecida como a "Cidade dos Milagres... Festejos e Romarias!... "Carnaval do Lava Pratos"... E Linda por Natureza!!! Das histórias contadas pelos mais antigos habitantes, como a história da Igreja que só ficou de pé, após ser reerguida de frente para o mar!!!... Ah!... Quantas histórias... Quanta Cultura Milenar... De um Povo Rico em Alegia... De sua Gruta de Milagres... Da confecção de Velas que imitam cada parte do corpo humano, para um povo heróico e repleto de santidade, pagarem às suas promessas feitas ao "Santo Padroeiro: São José de Ribamar"... Quantos "RIBAMAR" temos no Maranhão? Inúmeros!!! Meu irmão, falecido há 08 Meses, foi homenageado com o nome do "NOSSO SANTO"!!! A belíssima Praça em frente à Igreja, com toda a passagem de CRISTO CRUCIFICADO!!! Uma belíssima Cidade balneária, encrostada na Ilha de São Luís!!! Uma Cidade Belíssima e com seu Santo Padroeiro, com certeza, tem todos os requisitos para ser reconhecida pelo Mundo!!! (By Fátima Couto)

    ResponderExcluir
  12. Há uma irresponsabilidade e incompetência mútua dos governos estaduais e municipais das cidades da ilha maranhense.
    Mas sobretudo há uma acomodação muito grande das pessoas que não conseguem se organizar e cobrar destes governantes corruptos. O Maranhão é assim, as pessoas reclamam, reclamam, mas não têm a capacidade de se manifestar coletivamente, de se articularem contra estes projetos políticos, de pressionar a fim de que o povo seja ouvido.

    ResponderExcluir
  13. Como agente diz: riquezas a nossa terra tem. So está faltando bons gestores.
    Fico feliz por São José de Ribamar.
    Acredito que com LuisFernando haverá crescimento significativo na cidade.
    Cidade linda rica em cultura em historia em patrimonio rica na pesca enfim uma cidade que tem tudo para alcançar o mundo.
    De todos que passaram por Sao Jose de Ribamar luis fernando foi o melhor.
    E desta vez fará muito mais.
    Um abraço meu amigo atalaia.

    ResponderExcluir
  14. Essa nova gestão tem tudo para realizar uma boa administração, mais responsável e menos amadora que a atual. Explorar as diversas potencialidades do município, além de colocar o município em evidência, dá a devida valorização para a população ribamarense, por se tratar de iniciativas que geram emprego e renda.

    ResponderExcluir
  15. São José de Ribamar é o Balneário do Povo da Ilha. A cidade é linda, hospitaleira, tem praias, tem a imagem de São José e tem condições de receber grandes levas de turistas; infelizmente, nos últimos anos, o setor turísticos e o próprio município parece que foi esquecido pela atual gestão. Agora, com Luis Fernando Silva na prefeitura, esse que eu considero o melhor gestor público do maranhão, São José de Ribamar volta a trilhar os caminhos do desenvolvimento social e administrativo. Torço por essa cidade e tenho uma grande admiração pelo prefeito Luis Fernando. Pode - se dizer que nossa querida Ribamar está em boas mãos. E outra coisa: Luis Fernando ainda vai ser governador!

    BLOG DO CARLINHOS - REGIÃO CENTRAL DO MARANHÃO
    http://www.carlinhosfilho.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu Guimarães Junior venho acompanhando a política de São José de Ribamar a anos desde quando o Luis Fernando foi eleito ao cargo de Prefeito da Cidade de SAO JOSÉ DE RIBAMAR.
    Não sou de puxarsaco de político nenhum, o que acredito é na alternância de poder, se um político não trabalha pq continuar no cargo?

    Quanto a Luís fernando eu acredito no engajamento dele para esse projeto.
    ESPERO QUE A gestão DELE SEJA MELHOR QUE ATUAL.
    E AS FALHAS DA GESTÃO DELE SERVIRAM PARA APRENDIZAGEM.
    A EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA NESSES ÚLTIMOS ANOS com secretário de Estado e Ex prefeito SERVIRÁ PARA UMA gestão técnica e eficaz.
    QUANTO ao preparo técnico é indiscutivel que dispõe o futuro gestor Luis Fernando.
    Gostaria nós no município tivessemos tivéssemos ele como nosso gestor
    Para ele eu tiro meu chapéu. Espero não me decepcionar e em especial o povo de São José de Ribamar.
    ABRAÇO A TODOS
    FIQUEM NA GRAÇA E PAZ
    ATT
    GUIMARÃES JUNIOR

    ResponderExcluir
  17. Demorou! Vamos ver se isso pode acontecer em nossa querida cidade. A nossa cidade tem que ser mostrada para todo o país e para o mundo!

    ResponderExcluir
  18. É revigorante saber que o prefeito eleito tem como base de planejamento todo um enfoque voltado para dinamizar a cidade de São José de Ribamar a partir das suas potencializadas esquecidas e não exploradas até o momento. Sabemos que é uma tarefa árdua, mas uma vez que seja dado o tiro de partida esperamos que nenhuma força contrária a este desenvolvimento turístico, social e ecológico venha atrapalhar o desenvolvimento das ações. Mãos à obra!

    Augusto Pellegrini Filho

    ResponderExcluir
  19. Sou de São Luís, mas adoro passeios em São José de Ribamar. Que realmente tem uma posição e natureza privilegiadas, além de um pescado sem igual. Estou torcendo para que a beleza natural e ecológica do local sejam recuperadas e a cidade despontem como atração turística para todo o Brasil e pro mundo. Também parabéns pelo prefeito eleito. É um cara que realmente ama esta cidade. Fez muito e fará mais ainda para seu crescimento, qualidade de vida e projeção. Terá meu total apoio.

    ResponderExcluir
  20. Ribamar realmente tem muitos atributos que podem ser explorados para todo o mundo, a exemplo de outras pequenas cidades do nosso país.

    ResponderExcluir
  21. A cidade de São José de Ribamar é realmente encantadora, não somente pela sua religiosidade mas, também, pela beleza natural existente e pela simplicidade de sua gente. Parabéns ao futuro gestor, torço muito que ele possa fazer uso de sua sensibilidade e generosidade para restaurar a cidade e com isso proporcionar melhores condições de vida aos moradores.

    ResponderExcluir
  22. A Cidade tem um potencial turístico a ser explorado que não deixa nada a desejar a outras cidades que já tem um plano voltado para esse fim. Sem dúvida merece uma atenção especial já que incide na geração de emprego e renda, auxilia na economia local.

    Sóstenes

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB