sexta-feira, 9 de dezembro de 2016
Agências do Banco Brasil são autuadas em todo estado pelo Procon/MA
Nos
dias 5, 6 e 7 de dezembro, o Procon/MA realizou fiscalização em
agências do Banco do Brasil em todo estado. Durante as vistorias foram
encontradas diversas irregularidades, o que demonstra a falta de
investimento na melhoria do serviço e constante desrespeito ao direito
dos consumidores. Situações como essa reforçam a importância da Ação
Civil Pública protocolada pelo órgão para impedir o fechamento de 13
agências no Maranhão.
Ao
todo, foram 23 agências do Banco do Brasil fiscalizadas nos municípios
de São Luís, Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas ,
Caxias, Chapadinha, Codó, Coroatá, Cururupu, Carolina, Estreito,
Imperatriz, Pedreiras, Presidente Dutra, Santa Inês, Santa Luzia e São
João dos Patos, São José de Ribamar, Timon, Viana. Em São Luís, onde
iniciou a operação, a equipe do Procon/MA esteve nas agências que
apresentam maior número de reclamação dos consumidores. Na maioria
delas, foram constatadas falhas na prestação do serviço.
Na
agência da Deodoro na capital, foram identificados sete caixas de
autoatendimento sem dinheiro para saque, além de demora excessiva, filas
longas e falta de bancários para auxiliar no atendimento dos
consumidores.
Duarte Jr, do Procon-MA: fiscalização em agências do Banco do Brasil em todo estado. |
Nos
municípios, entre as irregularidades encontradas estão a desobediência à
Lei Estadual 7.806/2002 (que determina tempo máximo de 30 minutos de
espera por atendimento nos guichês), o desabastecimento dos terminais de
autoatendimento e a demora excessiva no atendimento negocial.
A
funcionária pública Maria Benedita Moraes foi uma das consumidoras
prejudicadas pela falta de dinheiro no caixa. “Eu preciso fazer a
matrícula do meu filho até hoje na escola, porém, já estive em duas
agências do Banco do Brasil e nenhuma tinha dinheiro disponível para
saque. Agora não sei como vou fazer, preciso voltar ao trabalho e não
posso ficar esperando essa fila”, desabafa a consumidora.
Depoimentos
como esse são comuns nas filas de atendimento do Banco do Brasil, onde a
equipe do órgão presencia, também, falta de infra-estrutura para idosos
e pessoas com deficiência aguardarem a demora no atendimento.
Segundo
o presidente do Procon/MA e diretor dos Procons Nordeste, Duarte
Júnior, fechar agências bancárias diante deste cenário é paradoxal aos
grandes lucros do Banco do Brasil. “É contraditório acreditar que o
consumidor maranhense não será afetado com o fechamento de 13 agências
no estado. Constatamos diariamente em fiscalizações falha na prestação
do serviço, o que demonstra a necessidade de mais investimento por parte
da instituição. O fechamento de agências é um retrocesso”, explica o
presidente.
Na
última semana, as agências do Banco do Brasil no Anjo da Guarda e
Hospital Materno Infantil tiveram atividades encerradas. O Procon/MA
pedirá prazo de reativação para a Justiça com base na ação civil pública
deferida na semana passada, que proíbe o fechamento de agências do
Banco do Brasil no Maranhão. Nesta semana, também declararam apoio à
ação o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública do Estado, a
Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA) e o Instituto
Brasileiro de Estudos e Defesa das Relações de Consumo (IBEDEC-MA).
MATÉRIA ENVIADA PELA SECRETARIA DE ESTADO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL E ASSUNTOS POLÍTICOS DO GOVERNO DO ESTADO - SECAP
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE
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