quinta-feira, 28 de janeiro de 2016
Portela deverá se desfiliar do PHS para compor as fileiras do PTN de Paço.

POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇÃO

O vice-presidente do Legislativo luminense, Marcelo Portela deverá em breve pedir desfiliação do PHS para compor o PTN. Partido que mais cresce em Paço do Lumiar na atualidade.

Um dos vereadores mais atuantes do município, Portela concorrerá a reeleição pelos mesmos ideias que o elegeram em 2012. Ele é ligado aos movimentos de juventude e às causas sociais que permeiam o dia a dia dos habitantes de Paço.

''Continuo na luta pelos menos favorecidos, pelas categorias de trabalhadores, na luta pelos limites de Paço. Enfim, pelo bem de Paço'', ressalta.

O vereador Marcelo Portela com trabalhadores de Paço do Lumiar: projeto de reeleição consolidado 
Em 2015, Marcelo foi responsável pela criação do bloco parlamentar independente do Legislativo. É dele também a grande maioria dos Projetos de Lei postos em plenário no mesmo ano. Ele relembrou o período. 

''No ano passado, o Poder Legislativo assistiu ao nascimento de um novo momento na Câmara com a independência, o fortalecimento  e a participação na cidade dos vereadores isentos do Bloco Parlamentar Independente; precisamos ainda mais manter a isonomia do Poder em nosso município. Por essa e outras razões que  pretendo concorrer à reeleição. Estamos consolidados nesse sentido'', resumiu Marcelo.

MPF propõe ação civil contra instalação de terminal portuário no MA

Ministério Público Federal diz que liberações ambientais são irregulares. 

Moradores do Cajueiro foram considerados pela Sema como "posseiros".


O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF-MA) quer que sejam declarados nulos todos os atos administrativos do governo do Maranhão em procedimentos de licenciamento ambiental relativos ao Terminal Portuário na comunidade do Cajueiro, no Distrito Industrial de São Luís.

O MPF-MA propôs ação civil pública contra o governo do estado e a WPR São Luis Gestão de Portos e Terminais LTDA para garantir a integridade do meio ambiente e a promoção dos direitos da comunidade que se vê ameaçada por implantação de terminal portuário – a área é rica em manguezais, vegetação que pode ser destruída pelo empreendimento.
Resultado de imagem para mpf
As investigações sobre o licenciamento ambiental irregular do Terminal Portuário de São Luis foram realizadas a partir de denúncias feitas ao MPF-MA, uma delas realizada pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema)

Na ação, o Ministério Público requer ainda que o governo não conceda licença a nenhum empreendimento na área onde se localiza a comunidade do Cajueiro enquanto não for solucionada a situação dominial da área. Pede também que não realize atos, nem adote medidas que possam representar, direta ou indiretamente, a remoção da comunidade do Cajueiro do território tradicionalmente ocupado.


Licenciamento irregular
As investigações sobre o licenciamento ambiental irregular do Terminal Portuário de São Luis foram realizadas a partir de denúncias feitas ao MPF-MA, uma delas realizada pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema).

Segundo o Ministério Público Federal, a licença prévia concedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) deve ser considerada inválida pela incerteza da situação dominial da localidade, pela falta de verificação de existência de condições para abrigar o empreendimento na área, bem como a falta de análise dos impactos ambientais e sociais que ocorreriam com a remoção dos moradores.

Análise equivocada
Para o MPF-MA, a existência de moradias no local do empreendimento, há décadas, com registro real no cartório de imóveis, é uma circunstância a ser avaliada como decisiva para um possível licenciamento. No entanto, os moradores foram classificados como "posseiros" e, por isso, deveriam ser reassentados, sem prejuízo de indenizações pela "retomada das posses".

Ao realizar a análise da situação, a Sema admitiu apenas a validade do registro particular, embora no Cajueiro exista um cartório do estado do Maranhão, que concedeu o título condominial às famílias do Cajueiro em 1998, por meio do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma). 

A ação civil ainda requer que, no caso de novo pedido de licenciamento do Terminal, o estado exija outro Estudo de Impacto Ambiental (EIA), com avaliação adequada dos impactos sobre a área de manguezais e sobre a comunidade do Cajueiro, sendo que, o EIA sobre a comunidade deverá ser submetido à audiência pública, com participação da comunidade interessada.


AS INFORMAÇÕES SÃO DO G1
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE

Motociclista morre após colisão com carro na BR 222

O acidente resultou na morte de Elivan Machado da Silva que pilotava uma moto que colidiu com um carro de passeio

Balanço da Polícia Rodoviária Federal no Maranhão (PRF/MA) informa que no KM 364 da BR 222, por volta das 20h, dessa quarta-feira, houve uma colisão frontal entre uma motocicleta e um automóvel. O acidente resultou na morte do condutor da moto, identificado por Elivan Machado da Silva.
Acidentes com moto
O acidente resultou na morte do condutor da moto, identificado por Elivan Machado da Silva
Acidentes
No total houve três acidentes nas rodovias federais que cortam o Maranhão nessa quarta-feira, dia 27. Além do óbito da colisão na BR 222, mais duas pessoas ficaram feridas em acidentes nas estradas.
AS INFORMAÇÕES SÃO DE O IMPARCIAL
Lideranças ribamarenses buscam ,melhorias para infraestrutura de São José de Ribamar

POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇÃO

Várias lideranças de São José de Ribamar, capitaneadas pelo líder político Arnaldo Colaço(PSB), se reuniram ontem(28) com técnicos da Secretaria de Estado das Cidades para discutir soluções para infraestrutura da cidade balneária. Nas últimas duas semanas, as comunidades e bairros ribamarenses vêm sofrendo-com a queda das chuvas- aperreios intermináveis. 

Ano passado, dezenas de casas foram invadidas pelas águas torrenciais e avenidas importantes do município tiveram a estrutura completamente destruída. O problema é recorrente diante da má qualidade dos serviços implantados por parte da Prefeitura local.


Lideranças ribamarenses em visita à Secretaria de Estado das Cidades; luta por melhorias, diante da ausência da Prefeitura local 
''Ontem participamos de uma reunião com a Secretária de Estado das Cidades do Maranhão para discutir a implementação de melhorias viárias para a região do Parque Vitória, Parque Aracagy, Parque São José, Parque Jair, Parque Florêncio, Cohabiano, Parque das Palmeiras, Jardim Turu, Alto do Turu, Fruteiras e Cidades, Vila Tamer e Novo Miritiua'', pontou Arnaldo Colaço em rede social.

As lideranças, que tentam se antever a maiores desastres que podem vir a acometer os domicilios riamarenses, como as fortes enxurradas, busca, atualmente, apoio na esfera estadual para combate e prevenção do problema e contemplação da infraestrutura pela Secretaria.

''A reunião foi produtiva e contou com a presença de lideranças de vários bairros de Ribamar. Foi estabelecido um cronograma de trabalho para que os técnicos da Secretaria passam verificar a viabilidade das demandas solicitadas. A população dessas comunidades encontra-se isolada, sem nenhuma infraestrutura, temerosa das fortes chuvas e pede socorro ao Governo do Estado. Estamos cumprindo com o nosso papel de lutar por melhorias para a população e São José de Ribamar'', assinalou Colaço.

Jovem é  sequestrada e estuprada na cidade de União

A Polícia de União está procurando um homem acusado de ter estuprado uma adolescente no início da tarde desta quarta-feira (27) na cidade de União. Segundo informações do Vigésimo Distrito Policial de União, o homem teria abordado a jovem dentro de um comércio no Bairro Morro do Boréu, no centro da cidade.


Vítima de estupro em União

O suspeito estava em  uma moto modelo Titan azul CG, calça jeans, camisa clara, boné vermelho, óculos de grau e uma mochila de cor cinza nas costas. As buscas acontecem em todo o município e a população foi surpreendida com o triste fato

O suspeito estava em  uma moto modelo Titan azul CG, calça jeans, camisa clara, boné vermelho, óculos de grau e uma mochila de cor cinza nas costas. As buscas acontecem em todo o município e a população foi surpreendida com o triste fato.

A jovem de inicial R. foi raptada pelo estuprador por volta das 11:00h da manhã e levada para o local do estupro. Um áudio circula nas redes sociais e no whatsapp pedindo que as pessoas ajudem nas buscas ao criminoso.


As informações são do Meio Norte

O advogado Eduardo Cruz, mais conhecido como Dr. Eduardo, é um dos fortes nomes ao Legislativo de Paço. Ele lançou sua pré-candidatura no município. 

POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇÃO

O advogado Eduardo Cruz, o Dr. Eduardo, lançou sua pré-candidatura ao Legislativo de Paço do Lumiar e tornou pública sua adesão ao ex-prefeito Gilberto Aroso(PMDB). Gilberto pretende concorrer ao Executivo luminense nestas eleições.

O advogado e pré-candidato a Vereador, Eduardo Cruz:  ''Não há como estar e ser indiferente ao sentimento de inconformismo e insatisfação que a nossa gente vivencia nos dias atuais; os luminenses querem alguém na Câmara de Vereadores que tenha competência e compromisso com o nosso povo e nestas eleições ponho meu nome a disposição da nossa população para ajudar nesse projeto da grande mudança por Paço do Lumiar, a começar pelo Legislativo''
Eduardo, que é diretor do Sindicato dos Advogados do Estado e membro da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB/MA, é uma das lideranças mais presentes no debate politico local. Em entrevista a ANB Online, ele ressaltou que sua participação no pleito de 2016 se dará pelo compromisso com a população de Paço do Lumiar e envolvimento com as expectativas dos habitantes do município.

''Não há como estar e ser indiferente ao sentimento de inconformismo e insatisfação que a nossa gente vivencia nos dias atuais; os luminenses querem alguém na Câmara de Vereadores que tenha competência e compromisso com o nosso povo e nestas eleições ponho meu nome a disposição da nossa população para ajudar nesse projeto da grande mudança por Paço do Lumiar, a começar pelo Legislativo'', destacou. 

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB