sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016
Subprefeito diz que deputado Wellington do Curso é despreparado e nunca ajudou o Centro Histórico
“Nunca vi o Deputado apoiar alguma ação no Centro Histórico, tampouco a Cultura Popular naquela região”, disparou Fábio Henrique Farias Carvalho.
O subprefeito Fábio Henrique Farias Carvalho afirmou, nesta quinta-feira (18) nas redes sociais, que o deputado Wellington do Curso (PPS) não tem conhecimento de causa e tampouco preparo para debater os problemas do Centro Histórico de São Luís.

De acordo com Fábio Henrique, Wellington do Curso, ao invés de somente criticar, poderia como deputado ter ajudado a cidade, porém não enviou uma emenda parlamentar para a requalificação do Centro Histórico.

O subprefeito Fábio Henrique sobre o engajamento cultural do deputado Wellington do Curso:''Ao que se sabe, ao invés de apoiar a Cultura maranhense, ele sempre optou por apoiar grupos de forró de outros Estados incluindo o seu querido e fiel amigo "Safadão"(Gosto não se discute, se lamenta)”
“Nunca vi o Deputado apoiar alguma ação no Centro Histórico, tampouco a Cultura Popular naquela região”, disparou. “Ao que se sabe, ao invés de apoiar a Cultura maranhense, ele sempre optou por apoiar grupos de forró de outros Estados incluindo o seu querido e fiel amigo "Safadão" (Gosto não se discute, se lamenta)”, continuou Fábio.

AS INFORMAÇÕES SÃO DO BLOG DO GILBERTO
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE 

Agricultores de Paço do Lumiar recebem sementes de milho

Como continuidade às ações do Programa Mais Sementes, o Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), realizou na quarta-feira, dia 17, em Paço do Lumiar, a entrega de sementes de milho aos agricultores familiares do município.

O diretor de Ater, Pedro Pascoal, destacou o trabalho do Sistema de Agricultura Familiar (SAF, Agerp e Iterma) para promover ações, como essa, que visam dar condições de produção às famílias de agricultores familiares. “A Agerp, como órgão de extensão rural, está dando sequência a distribuição de sementes como forma de potencializar a agricultura familiar. Estamos disponibilizando sementes de qualidade com origem aprovada pela Embrapa, e isso mostra o cuidado que a Agerp e todo o Sistema possui em garantir o melhor para os agricultores do Maranhão, ” disse Pascoal.
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.oimparcial.com.br/_midias/jpg/2016/02/19/117x83/1_foto_1___agerp_realiza_entrega_de_sementes_a_agricultores_de_paco_do_lumiar-226214.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'56c6e5fd5c7e4', 'cd_midia':226225, 'ds_midia_link': 'http://www.oimparcial.com.br/_midias/jpg/2016/02/19/683x455/1_foto_1___agerp_realiza_entrega_de_sementes_a_agricultores_de_paco_do_lumiar-226214.jpg', 'ds_midia': 'Governo realiza entrega de sementes a agricultores de Paço do Lumiar
 ', 'ds_midia_credi': 'Divulgação', 'ds_midia_titlo': 'Governo realiza entrega de sementes a agricultores de Paço do Lumiar
 ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '683', 'cd_midia_h': '455', 'align': 'Left'}
De acordo com o secretário da Semapa, Rodrigo Costa, a distribuição das sementes vai ampliar as atividades agrícolas no município
Para o presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, o programa Mais Sementes, desenvolvido pelo Governo do Estado, contribui com para fortalecer o setor produtivo do Estado. “O agricultor familiar tem a possibilidade de produzir mais e ter um ganho em qualidade de vida. Com a distribuição de sementes selecionadas e a assistência técnica, a perspectiva é que a agricultura familiar no Maranhão continue crescendo”, disse.

De acordo com o secretário da Semapa, Rodrigo Costa, a distribuição das sementes vai ampliar as atividades agrícolas no município. “Nós estamos oferecendo um produto de boa qualidade para os nossos agricultores e estamos sintonizados com a Agerp para fortalecer a assistência técnica nosso município,” afirmou o secretário Rodrigo.

Para o município de Paço do Lumiar estão sendo distribuídos 3.500 kg de sementes de milho, que irão beneficiar cerca de 300 famílias.

Uma das beneficiadas, a agricultora Domingas Silva, produz vinagreira, alface, melão e outros em sua propriedade, no povoado Mojó, zona rural de Paço do Lumiar. De acordo com a agricultora, receber as sementes vai complementar sua produção que hoje lhe rende aproximadamente R$ 1.500 por mês. “Acredito que a produção vai avançar mais com essas sementes de milho e a renda vai melhorar”, contou a agricultora.


Durante a entrega, foi realizada orientação aos agricultores sobre práticas para um melhor plantio das sementes. Da preparação da terra à colheita do produto final, a equipe técnica da Agerp esclareceu dúvidas dos presentes.
O gestor Regional de São Luís, Ananias de Jesus, enfatizou que a Agerp não se preocupa apenas em distribuir as sementes, busca orientar os agricultores no manejo adequado das culturas e assim produzir melhor.

“Nós estamos entregando sementes selecionadas. Fizemos teste germinativo e deu 96% de germinação, ou seja, são sementes com total aproveitamento de que darão frutos. E nossa equipe está disponível para orientar o produtor desde a hora de escolher o local do plantio até a comercialização”, ressaltou o gestor Ananias.

Estavam presentes na entrega o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Agerp, Pedro Pascoal, o gestor Regional de São Luís, Ananias Jesus, equipe técnica da Agerp, e o secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento de Paço do Lumiar (Semapa), Rodrigo Costa.


MATÉRIA ENVIADA PELA COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR

Deputado Zé Inácio participa de posse do novo prefeito de Santa Inês e reafirma apoio ao município

O deputado estadual, Zé Inácio (PT), participou, na manhã desta quinta-feira (18), do ato de posse do prefeito de Santa Inês, Ednaldo Alves Lima (PT), popularmente conhecido como “Dino”, que assumirá interinamente o município. A solenidade aconteceu na Câmara de vereadores do município e contou com a presença de 13 dos 17 vereadores, diversas autoridades, dirigentes partidários do PT, lideranças políticas e membros da sociedade civil, que declararam total apoio ao novo prefeito.
IMG-20160218-WA0057
Na oportunidade, Zé Inácio parabenizou o juiz da 1ª Vara de Justiça da Comarca de Santa Inês pelo deferimento da liminar que levou Dino ao executivo municipal, e, destacou, também, a importância de um mandato com participação popular e controle social
Na oportunidade, Zé Inácio parabenizou o juiz da 1ª Vara de Justiça da Comarca de Santa Inês pelo deferimento da liminar que levou Dino ao executivo municipal, e, destacou, também, a importância de um mandato com participação popular e controle social, além de reafirmar o seu compromisso, enquanto deputado estadual, com o município.
“A justiça assegurou a vontade da população santainesense, que anseia por uma cidade mais feliz e desenvolvida. É de fundamental importância que se tenha, em Santa Inês, uma gestão compartilhada, um mandato com participação popular e controle social, e o apoio dos governos federal e estadual. Enquanto deputado estadual, reafirmo o nosso compromisso em somar esforços junto ao governo do Estado e à Prefeitura de Santa Inês para encaminhar recursos à cidade, possibilitando, desta forma, melhores condições para o novo prefeito gerir o município e contribuir, assim, para o desenvolvimento desta promissora cidade”, ressaltou o deputado.
Entenda o caso:
A 1ª Vara da Comarca de Santa Inês acolheu, nesta quarta-feira (17), o pedido para que Dino ocupasse imediatamente a cadeira de prefeito, enquanto Ribamar Alves (PSB) permanece afastado da cidade por motivos de irregularidades com a Justiça.
MATÉRIA ENVIADA PELA ASSESSORIA DE IMPRENSA DO DEPUTADO 

Motorista de carro-lotação reage a assalto e atira contra suspeito

O motorista de um carro-lotação reagiu a um assalto e atirou contra um dos suspeitos na noite dessa quinta-feira (18), na Região Metropolitana de São Luís. A tentativa de assalto aconteceu na frente do shopping Pátio Norte na estrada que dá acesso ao município de São José de Ribamar (MA).

IMG-20160219-WA0015
A direção do shopping Pátio Norte ainda não se pronunciou sobre o acontecido
Testemunhas contam que por volta das 20h, os suspeitos pegaram o carro-lotação e anunciaram o assalto. Ao descer, o motorista atirou contra os bandidos. Um fugiu e o outro ficou ferido.
IMG-20160219-WA0014
O suspeito baleado foi socorrido e encaminhado para o Hospital Clementino Moura, o ‘Socorrão 2’
O suspeito baleado foi socorrido e encaminhado para o Hospital Clementino Moura, o ‘Socorrão 2’. O hospital informou que o homem chegou sem identificação e aparenta ter entre 20 e 30 anos, e que estado dele é grave.
O caso vai ser investigado pela Delegacia de Homicídios.

Quatro vítimas de assassinatos dão entrada no IML de São Luís

Quatro corpos de vítimas de homicídios deram entrada no Instituto Médico Legal (IML) de São Luís, nas últimas horas. Todos foram mortos por arma de fogo.
As vítimas são Raimundo Francisco Silva, de 36 anos; Maurício José Sousa, 47; Rafael Tavares Santos, 21; e Fábio Costa Cunha, 34.
O secretário de Segurança do Estado, Jeferson Portela: violência não dá trégua na Grande Ilha e ele, assim como no filme de Stanley Kubrick, de olhos bem fechados 
Também deram entrada no IML de São Luís os corpos de Fábio Marcelo Cavalcante Sousa, vítima de overdose de drogas, e o de Jailson Martins dos Santos, procedente do município de Miranda do Norte, vítima de descarga elétrica. 
AS INFORMAÇÕES SÃO DO JP
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE
O cumprimento de mandado de busca e apreensão ocorreu após investigação que indicou suspeita de corrupção envolvendo 42 prefeituras, que estavam sendo investigadas desde 2012.
A polícia Civil, por meio da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção, realizou na quarta-feira (17), uma busca e apreensão na residência do ex-prefeito de Rosário-MA, conhecido como Marconi Bimba Carvalho de Aquino. As investigações iniciaram depois que a Polícia Civil encontrou diversos cheques na residência de Gláucio Alencar.
As investigações iniciaram depois que a Polícia Civil encontrou diversos cheques na residência de Gláucio Alencar
O cumprimento de mandado de busca e apreensão ocorreu após investigação que indicou suspeita de corrupção envolvendo 42 prefeituras, que estavam sendo investigadas desde 2012. Dando continuidade às investigações, a Superintendência de Combate à Corrupção (SECOR) cumpriu mandado de busca e apreensão na residência do ex-prefeito de Rosário, Marconi Bimba. Na ação policial, foram apreendidos na residência localizada no Bairro do Parque Amazonas, em São Luís, um lap top, pen drives e CDs, além de vasta documentação referente à prefeitura de Rosário-MA. A documentação estava guardada em um quarto na residência.
Investigações contra as prefeituras
O superintendente da Secor, Roberto Wagner Fortes, explicou que as investigações contra as 42 prefeituras estão em andamento. “As investigações irão continuar. Serão esclarecidos todos os casos que envolviam os cheques encontrados durante a operação ‘Detonando’, em 13 de junho de 2012. A Secor está empenhada em solucionar, identificar e prender os envolvidos nestes crimes”, finalizou o superintendente.
Contas desaprovadas pelo TCE/MA
O ex-prefeito Marconi Bimba teve as suas contas desaprovadas em Sessão Plenária realizada nesta quarta-feira (17), pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA). As contas foram relativas ao exercício financeiro de 2011. A Justiça determinou que o ex-prefeito devolva aos cofres públicos R$ 20.462.420,12 e pague multas que totalizam R$ 2.180.842,01.
As irregularidades apontadas pelos auditores do TCE na prestação de contas do ex-prefeito são a ausência de portaria criando a Comissão Permanente de Licitação (CPL); despesas com ausência de licitação ou sem a utilização da modalidade de licitação adequada; falhas em processos licitatórios; ausência de apresentação da tabela remuneratória e da relação dos servidores nos casos de contratação temporária; ausência de comprovação de recolhimento de contribuições previdenciárias.
AS INFORMAÇÕES SÃO DO BLOG DO NETO FERREIRA 
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB