sexta-feira, 30 de dezembro de 2016
Putin manda expulsar diplomatas norte-americanos
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, anunciou nesta sexta-feira planos para expulsar 35 diplomatas americanos do país.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, anunciou nesta sexta-feira(30) planos para expulsar 35 diplomatas americanos do país, em resposta à medida adotada por Washington pela suposta interferência de Moscou nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Na quinta-feira, o mesmo número de diplomatas russos foi expulso de instalações em território americano.“A reciprocidade é lei diplomática nas relações internacionais. Por isso, propomos ao presidente da Rússia que declare ‘persona non grata’ 31 funcionários da embaixada dos EUA em Moscou e outros quatro do consulado americano em São Petersburgo”, informou Lavrov. O ministro disse ter sugerido a expulsão ao presidente Vladimir Putin, porém, ainda não se sabe se a proposta será aceita.
QUEDA DE BRAÇO Putin manda expulsar diplomatas norte-americanos |
O jornal americano The Washington Post informou que a Casa Branca estuda retaliações à interferência dos russos nas eleições. Entre as medidas que podem ser confirmadas até o fim da semana estão sanções econômicas e censura diplomática. Além disso, o país estaria planejando operações “secretas” cibernéticas contra os russos.
AS INFORMAÇÕES SÃO DA AGÊNCIA ANSA
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE
Famem deu parecer favorável à
contratação da Coopmar por prefeituras
Departamento Jurídico da
Federação dos Municípios orientou prefeitos, com pareceres apontando para a
legalidade da contratação da cooperativa, investigada por suspeita de desvios
de R$ 230 milhões.
O Blog do Marco publicou em 14 e
dezembro o post “Famem indicava Coopmar a prefeitos alinhados”, tratando do provável envolvimento da Federação
dos Municípios no esquema que, segundo o Ministério Público, desviou mais de R$
230 milhões em 17 municípios. (Saiba
mais aqui)
No mesmo dia, a Famem negou a
indicação aos prefeitos, embora tenha admitido que tinha, ela própria, contratos
com a Coopmar, cooperativa investigada no esquema. (Releia
aqui)
A revelação dos pareceres põe de
volta a atual gestão da Famem ao esquema da Coopmar investigado pelo Ministério
Público
|
Mas a resposta foi uma
meia-verdade da Famem.
O Blog teve acesso a pelo menos
dois pareceres jurídicos da entidade, em que prefeitos são orientados sob a
legalidade da contratação da Coopmar.
– A rigor, no termos da
Constituição Federal, o serviço público deve ser prestado por servidores
públicos efetivos. No entanto, é cabível a transferência da execução dos
serviço para entidades que não estejam integradas à administração pública, sem,
contudo, retirar o caráter público do serviço, que obrigatoriamente se submetem
aos princípios e regras atinentes ao serviço público – diz o
parecer da Famem.
O presidente da Famem, Gil Cutrim: há outros indícios de que a
entidade era um dos braços da cooperativa
|
A revelação dos pareceres põe de
volta a atual gestão da Famem ao esquema da Coopmar investigado pelo Ministério
Público.
Há outros indícios de que a
entidade era um dos braços da cooperativa: relação entre os sócios e diretores
da Famem, além do grau de parentesco entre membros da entidade e da
cooperativa.
Mas esta é uma outra história…
AS INFORMAÇÕES SÃO DO BLOG DO
MARCO
EDIÇÃO DE ANB ONLINE
Depois da PEC
do Teto, o que acontece com a Saúde no Brasil?
Aprovada no
Senado na última terça-feira, a PEC do Teto, proposta pelo governo Temer, que
congela salários e investimentos, já foi promulgada pelo Congresso. Veja o que
dizem especialistas sobre o futuro da Saúde no Brasil com a vigência da PEC
Promulgada na última quinta-feira
(15), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os
investimentos em saúde e educação por 20 anos traz uma exigência: o país
terá que aprender, com urgência, a definir suas prioridades sob a pena
de anos de retrocesso no futuro.
Promulgada na última quinta-feira (15), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os investimentos em saúde. |
Isso se deve, especialmente, às mudanças que a
emenda promove na maneira como o governo federal vai investir nas áreas
de Saúde e Educação, setores prioritários para o desenvolvimento de um
país, pelo menos durante a próxima década.
Em linhas gerais, com a nova regra, o financiamento
para ambos setores deixa de ser vinculado ao crescimento da receita e
passa a ser reajustado, no mínimo, pela inflação.
Críticos da medida são unânimes ao afirmar que essa
mudança pode decretar o fim do Sistema Único de Saúde (SUS), que se
arrasta há anos com menos recursos do que o necessário. “O SUS era um
paciente em estado grave numa UTI funcionando com aparelhos. Essa PEC
desliga os aparelhos”, afirma Ronald Santos, presidente do Conselho
Nacional de Saúde (CNS).
Histórico
Historicamente, o patamar de gastos do país em
Saúde já é inferior ao total bancado por nações que também possuem
sistemas universais.
De acordo com o mesmo estudo, se a PEC tivesse sido aprovada em 2003 (e nenhum recurso para além da inflação fosse destinado para a Saúde), o setor teria perdido 135 bilhões de reais em 12 anos. |
Ao longo de todo ano de 2014, por exemplo, o país
gastou 947 dólares para financiar a saúde de cada um de seus habitantes,
segundo os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Esse valor é cinco e quatro vezes menor do que o
investido pelo Canadá e Reino Unido, respectivamente, em seus sistemas
de saúde.
Em tempo: do total gasto no setor no Brasil, apenas 46% vem de recursos públicos.
Se a regra não mudar e mais recursos não forem
alocados para o setor, a estimativa do Grupo Técnico Interinstitucional
de Discussão sobre o Financiamento do SUS (GTIF-SUS) é de que a Saúde
perca cerca de 415 bilhões de reais até 2036, quando termina o prazo
para o teto das despesas da União.
De acordo com o mesmo estudo, se a PEC tivesse sido
aprovada em 2003 (e nenhum recurso para além da inflação fosse
destinado para a Saúde), o setor teria perdido 135 bilhões de reais em
12 anos.
De acordo com o mesmo estudo, se a PEC tivesse sido aprovada em 2003 (e nenhum recurso para além da inflação fosse destinado para a Saúde), o setor teria perdido 135 bilhões de reais em 12 anos. |
“Nós gastamos, no ano passado, 3 reais por dia para
garantir da vacina ao transplante. O dono da empresa de transporte
público em São Paulo não leva nenhum passageiro na ida por menos de R$
3,80, mas nós temos que garantir um sistema universal de saúde por 3
reais para uma população que está envelhecendo”, diz Arthur Chioro,
ex-ministro da Saúde (2014 – 2015) e professor da Unifesp.
O envelhecimento da população nas próximas décadas é
um dos principais pontos de atenção nas análises sobre o futuro do SUS.
A expectativa do IBGE é de que, até 2036, os brasileiros vivam, em
média, até os 79 anos – quatro anos a mais do que a atual esperança de
vida ao nascer.
Hoje, segundo dados do Conasems, os municípios respondem por cerca de 80% da execução dos serviços de saúde, que são custeados pelos três entes federativos. |
Uma população mais velha e maior (segundo o IBGE,
seremos 226 milhões de pessoas em 20 anos) demanda mais serviços de
saúde e, por consequência, mais recursos.
Paralelamente a esse fenômeno demográfico, os
críticos da PEC apontam outra distorção no texto da medida: a inflação
do setor é maior do que o IPCA, segundo o qual o investimento em saúde
será reajustado anualmente. Além disso, se as receitas do país voltarem a
subir, os investimentos do governo não devem acompanhar esse ritmo.
“Podemos imaginar que essa será a maior crise do
SUS, já que no mesmo período em que teremos esse congelamento das
despesas, teremos uma elevação dos custos por incorporação tecnológica e
um aumento considerável do número de pessoas idosas”, afirma Mário
Scheffer, professor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade
de Medicina da USP.
A conta
Hoje, segundo dados do Conasems, os municípios
respondem por cerca de 80% da execução dos serviços de saúde, que são
custeados pelos três entes federativos. Se, de fato, os recursos do
governo federal ficarem mais escassos no próximos 20 anos, o peso maior
cairá sobre estados e municípios, que também amargam uma crise fiscal.
Além disso, se as receitas do país voltarem a subir, os investimentos do governo não devem acompanhar esse ritmo. |
“O subfinanciamento da Saúde no Brasil é histórico e
crônico, e ano após ano a União, instância que mais arrecada impostos,
vem diminuindo sua participação proporcional no financiamento do SUS. No
estado de São Paulo, ela não chega a 25% das despesas. A conta fica
para o estado e para os municípios”, diz David Uip, secretário da Saúde
de São Paulo.
Segundo cálculos do ex-ministro da Saúde Arthur
Chioro, a previsão é de que, até 2022, estados e municípios tenham que
arcar com 70% dos gastos do SUS. Hoje, eles já respondem por 57% desse
montante.
DO PRAGMATISMO
COM INFORMAÇÕES DA REVISTA EXAME
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