domingo, 22 de janeiro de 2017
Legislativo ribamarense ainda não apresentou vereadores que farão oposição ao atual prefeito na Casa.


POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇÃO 

Ao que tudo indica o prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (PSDB), governará por quatro anos sem o contraponto da representatividade oposicionista na Câmara de Vereadores. Até aqui o Legislativo ribamarense ainda não apresentou os possíveis parlamentares que poderiam exercer a função.

Resultado de imagem para CAMARA DE VEREADORES DE RIBAMAR

Câmara de Vereadores de São José de Ribamar ainda não apresentou bloco oposicionista; prefeito Luis Fernando Silva poderá governar por quatro anos sem oposição na Casa.

A ausência da figura do ‘líder da oposição’ na Câmara vem deixando os ribamarenses preocupados. Por outro lado, o Governo municipal, que saiu na frente ao ‘eleger’ como líder governista na Casa o vereador de primeiro mandato Prof. Cristiano, segue gozando da unanimidade dos 17 parlamentes eleitos na eleição passada.



Rarefeito, descontruído e ausente, o campo oposicionista em São José de Ribamar expõe a falta de articulação de grupos que não souberam demarcar terreno na seara politica local. Mas mais que isso, com a lacuna a ser preenchida na Câmara,  revela duas perspectivas distintas: de um lado, os vereadores estariam mais preocupados com a governabilidade proposta pelo Executivo municipal a ser viabilizada em ‘comum acordo’ com o parlamento ribamarense. Do outro, o envolvimento direto de vereadores no chamado ‘processo de reconstrução da cidade’ abre margem para a não separação entre os poderes, sendo confrontante com premissas da atuação legislativa como isenção, distanciamento e independência.



Discussão que vem se acirrando na terceira maior cidade do Maranhão nos últimos dias.

16 comentários:

  1. Negão???
    Nonato lima???
    o salis???

    Ozias

    ResponderExcluir
  2. O fato de não ter oposição na camara Municipal, não significa que o executivo não terá de ser cobrado. Cabe ao povo, fazer esse papel de fiscalizador. O que o legislativo tem que entender, é que são vereadores do povo, isso lhes cabe a responsabilidade de representa-los.Se as atitudes do executivo forem benéficas, parabéns. Mas, se vierem prejudicar os munícipes, todos deverão se impor. Afinal, foram eleitos pra isso!

    ResponderExcluir
  3. No momento, não vejo quadro de oposicionistas, até porque quem seriam os opositores já estão alinhados e aliados com o governo de Luís Fernando. Lá mais pra adiante, poderemos ter alguns rebelados que poderão vir a se tornar oposição. Por enquanto é só navegar em águas calmas.

    ResponderExcluir
  4. CLOVIS DO JCAMARASE OSVALDO TIVESSE DEIXADO SIO
    REINALDINHO

    ResponderExcluir
  5. concordo com romulo Brandão o importante é aproveitar navegar em águas brandas. com a Câmara municipal apoiando luis fernando quem ganha é o municipio sao José de ribamar.
    Luis fernando ja mostrou trabalho ja mostrou competencia e tem a confiança e credibilidade da população ribamarense.
    melhor assim. viver num campo de guerra só traz prejuizos.

    ResponderExcluir
  6. Os poderes já mostraram que estão enfraquecidos pelo poder da barganha nessa cidade que você tanto defende , meu caro.

    Mauro

    ResponderExcluir
  7. Se perde muito tempo com disputas políticas idiotas e nada melhora nas cidades.
    :|

    ResponderExcluir
  8. Sem oposição, o Executivo fica livre para agir como bem entender. Lamentável essa situação. . .

    ResponderExcluir
  9. Aí que mora o perigo!
    Já dizia Nelson Rodrigues "toda unanimidade é burra".
    Uma democracia sem uma oposição competente e atenta é uma fraca democracia.
    Sem oposição o governo tende a governar como quer, o padrão de competência é definido pelo próprio governo.
    Não existe democracia sem oposição. Como também não existiria oposição sem a democracia.
    Por isso a importância dos debates, do contraditório, das críticas. Nenhuma administração, por melhor que seja, seria 100% boa, da mesma forma que não existem verdades absolutas. 
    Tenho certeza que irá surgir sim, uma oposição nessa legislatira. Não para ficar atrapalhando o trabalho do executivo, mas sim para que este saiba que, na Câmara tudo será analisado, detalhado e votado, e se for bom para a cidade será aprovado, senão será melhor discutido e adaptado.
    O sociedade também tem um papel importantíssimo nesse processo, como bem colocou a minha nobre Elizangela Oliveira, fiscalizando e cobrando.
    Estamos de olho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema caríssimo é que o povo, ou pelo menos a maioria, não quer exercer seu papel na sociedade, o que acaba custando caro.

      Excluir
  10. Saudade de um vereador chamado MAZINHO esse sim representava o nosso povo Sara Rejane

    ResponderExcluir
  11. Good Day,
    I am sending you this mail in good faith. I am Rev Phillip,a British citizen currently undergoing medical treatment for cancer.I have decided to DONATE the sum of £8 Million to you for the good work of God to promote humanitarian works. I.e. assisting the less privileged, i have just been informed by my doctor that I only have few months to live due to cancer illness and i am about to end the race like this without a child and in contrast to how family members & friends has completed treated me during horrible moment in my life? I decided reaching out to a total stranger in your person. Having known my condition I have decided to nominate you as my beneficiary. Please contact me for more details on this noble project of mine.via my direct email: revgregphilip@priest.com
    Regards,
    Rev Phillip.

    ResponderExcluir
  12. Muito pertinente este tema agora tenho a convicção que o tempo se encarrega de mostrar quem é quem neste tabuleiro as alianças na eleição já apontavam pra isso pq a candidatura era única, a oposição cedo ou tarde vai se constituindo a partir de quem não votou no LF quem votou nulo e quem se absteve . Agora independente de oposição o importante é fazer a Política com P maiúsculo pois chegamos ao fundo do poço e a cidade e o País precisam de uma reforma política profunda pois o mundo e nós em especial vivem uma incerteza enorme e SJR tem de cumprir um papel de sua importância na região metropolitana onde estás cidades possam contribuir pra melhorias dos IDH de cada município é o que me move e vou contribuir para que aconteça sem descuidar de uma visão crítica de que é efetivamente desenvolvimento e com sua base pautado nos Direitos Humanos.Martins Kelé

    ResponderExcluir
  13. Apesar do Prefeito ser um bom Político "se é que se pode falar bem da classe política", más a ausência de um bloco de oposição é preocupante, pois sem oposição o prefeito fica praticamente livre pra aprovar o que quiser, e nem sempre isso é bom para o povo. Más confio no bom senso e na capacidade de governabilidade do Prefeito Luís Fernando.

    ResponderExcluir


  14. CADA VEREADOR DESSE VAI GANHAR É 13 MIL POR MÊS JUSTAMENTE PRA SER INDEPENDENTE É MUITO DINHEIRO QUE SAI DO BOLSO DOS RIBAMARENSE QUE PAGA O SALARIO DELES SEM FALAR NOS VEREADORES QUE TEM EMPRESA TRABALHANDO PRA PREFEITURA. ACORDA RIBAMAR. ESSA OPOSIÇÃO NA CAMARA É PRA JÁ. PARABENS PELA MATERIA FERNANDO COMO SEMPRE IMPARCIAL ROGERIO SENA

    ResponderExcluir
  15. faloou bem amigo ou amiga tem vereaores gozando de privilegios um exemplo paulo alencar ,sera que o grande prefeito luis fernando acredita que todas as maquinas do vereador caçambas foram compradas ou alugadas por outra empresa tem uma tal de s.c.cabral ou e c.s.cabral algo assim que esta adesivada nos carros de paulo alencar a lei organica doo municipioo proibe e ai o que vai ser feito nada ,sabe porque luis fernando e simplesmente amigoo de paulo e pronto l.f nao tem nada de bobo.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB