terça-feira, 7 de fevereiro de 2017


Morre Tzvetan Todorov


Tzvetan Todorov, um dos intelectuais mais reconhecidos do mundo, morreu em Paris nesta terça-feira, 7 de fevereiro. Nascido na Bulgária, em 1939, Todorov radicou-se na França em 1963. Filósofo, historiador, crítico literário, é autor de dezenas de obras. Sua trajetória intelectual é permeada pela multiplicidade temática. Inscreve-se entre os expoentes surgidos no século XX no campo das ciências humanas.  


Resultado de imagem para MORRE Tzvetan Todorov
MUNDO DAS IDEIAS, ABALADO Um dos intelectuais mais reconhecidos do mundo, Todorov radicou-se na França em 1963; ele morreu nesta terça-feira, 7, em Paris.
Em 2015 a Editora Unesp lançou o livro Crítica da crítica, presente na Coleção Todorov. Nele, o autor analisa as grandes correntes ideológicas dessa época e a maneira como se manifestam por meio da reflexão sobre a literatura. Em entrevista recente ao jornal O Globo fala sobre a obra: "A literatura encarna sempre um pensamento sobre o mundo e sobre o que é humano, e a crítica pode fazer a mesma coisa. Por isso digo que esse livro de crítica é como um romance.


Ele conta as etapas de uma história, de uma educação intelectual. Por séculos, a literatura foi a única 'ciência humana'. Hoje há outras."



Obras de Tzvetan Todorov





Crítica da crítica


Um romance de aprendizagem



Este livro se propõe a refletir a respeito da literatura e da crítica no século XX,buscando o que seria um pensamento ideal sobre ambas. Todorov analisa representantes de diversas correntes críticas e de múltiplas famílias de pensamento, como pensadores religiosos e militantes políticos, ensaístas e escritores dessa época e a maneira como se manifestam por meio da reflexão sobre a literatura.



A vida em comum


Ensaio de antropologia geral


Neste ensaio, o filósofo búlgaro percorre um único domínio do vasto campo da Antropologia para estudar o ser humano a partir de um ângulo incomum. Ele busca compreender não o lugar que o homem ocupa na sociedade, mas,ao contrário, o lugar que a sociedade ocupa no homem: “Em que consiste para o indivíduo, a exigência de conhecer apenas uma vida em comum?”. 





Simbolismo e interpretação


Tzvetan Todorov percorre neste livro as várias correntes e tradições de estudos da simbologia da linguagem. Inicia sua pesquisa no passado, pela tradição hindu, e prossegue com a abordagem de diversas contribuições e nomes emblemáticos da retórica e da hermenêutica, ressaltando tanto a distinção quanto a identificação da solidariedade do simbólico e da interpretação.



Teoria da literatura


Textos dos formalistas russos


Ao traduzir e organizar essa coletânea, publicada originalmente em 1965, Todorov revelou aos franceses a existência de uma notável escolada análise literária que prospera em São Petersburgo (posteriormente Leningrado) e Moscou entre 1915 e 1930. Trata-se de uma das poucas obras publicadas no Ocidente que apresentam textos da volumosa produção dos chamados formalistas russos. 



Teorias do símbolo



Análise crítica das teorias de importantes filósofos e pensadores, este livro não é, porém, uma “história da semiótica”. Embora, sem dúvida, trate desse tema, a obra aborda um conjunto de disciplinas que no passado dividiram o terreno do signo e do símbolo: a semântica, a lógica, a retórica, a hermenêutica, a estética, a filosofia, a etnologia, a psicanálise e a poética.



Com informações da  FEU


Saiba como efetuar o pagamento do IPVA com 10% de desconto

A todos que optaram pelo pagamento do IPVA com 10%, em cota única até o dia 24/02, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) informou hoje (7), que o pagamento será aceito nas agências do Banco do Brasil e correspondentes bancários, somente com a apresentação do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE), emitido na página do IPVA, no portal da Sefaz, com o código de barras.

Resultado de imagem para IPVA
A medida vale também para correntistas realizarem o pagamento no autoatendimento do Banco do Brasil.
A medida vale também para correntistas realizarem o pagamento no autoatendimento do Banco do Brasil. Para emitir o DARE, basta acessar a página do IPVA no portal da Sefaz, clicar no menu “IPVA Débitos – 2017 / Anteriores” e em seguida informar o número do RENAVAM.

A partir do site do Detran, no ícone “Licenciamento 2017”, o contribuinte também pode emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE) com o valor do IPVA e demais despesas do licenciamento, como taxa do Detran, seguro DPVAT e eventuais multas de trânsito.

Ministério Público do Maranhão emite Recomendações a prefeitos de três municípios sobre nepotismo

Gestores de São Domingos do Maranhão, Governador Luiz Rocha e Fortuna receberam documentos.


A Promotoria de Justiça da Comarca de São Domingos do Maranhão emitiu, em 9 de janeiro, Recomendações aos prefeitos dos três municípios sob sua atribuição. Foram notificados os prefeitos de São Domingos, José Mendes Ferreira; Governador Luiz Rocha, José de Ribamar Silva Santos; e Fortuna, Arlindo Barbosa dos Santos Filho.

Os documentos, assinados pelo promotor de justiça Rogernilson Ericeira Chaves, titular da comarca, tratam da questão do nepotismo nas administrações municipais. De acordo com a Súmula Vinculante n° 13, do Supremo Tribunal Federal (STF), cônjuges, companheiros ou pessoas que detenham relação de parentesco consanguíneo, em linha reta ou colateral, ou por afinidade, até o terceiro grau com a autoridade nomeante, detentor de mandato eletivo ou servidor investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento configuram situação de nepotismo.

Resultado de imagem para ministerio publico do maranhao
Caso a Recomendação não seja acatada, o Ministério Público adotará as medidas legais necessárias para o seu cumprimento, inclusive com a possibilidade de acionar o gestor por improbidade administrativa.
Na Recomendação, o Ministério Público do Maranhão dá prazo de 10 dias úteis para a exoneração de ocupantes de cargos em comissão, de confiança ou funções gratificadas em situação que configure nepotismo. O mesmo prazo se aplica a ocupantes de cargos políticos em que não haja a comprovação da qualificação técnica para o desempenho eficiente do cargo.

A partir do recebimento da Recomendação, os prefeitos também deverão se abster de nomear pessoas que se enquadrem nos casos previstos na legislação, além de não contratar, em casos excepcionais de dispensa ou inexigibilidade de licitação, empresa cujos sócios ou empregados tenham parentesco com os ocupantes de quaisquer dos cargos em que fique configurado o nepotismo. Os contratos já existentes, nas quais haja esse tipo de ligação familiar, não deverão ser aditados ou prorrogados.

As prefeituras de São Domingos do Maranhão, Governador Luiz Rocha e Fortuna têm 10 dias úteis após o término dos prazos previstos para encaminhar ao Ministério Público as cópias dos atos de exoneração e rescisão contratual de servidores que estiverem em situação irregular.

Caso a Recomendação não seja acatada, o Ministério Público adotará as medidas legais necessárias para o seu cumprimento, inclusive com a possibilidade de acionar o gestor por improbidade administrativa.

AS INFORMAÇÕES SÃO DO MPMA
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE 

Empossados os novos membros Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico

Tomaram posse na tarde desta segunda-feira (06), os novos membros da diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico (CISAB) que compreende os municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar. Os novos integrantes deverão cumprir o resto do biênio 2015/2017, que será concluído em dezembro deste ano.

Além da votação dos novos membros, também foram votadas durante a assembleia geral extraordinária, realizada na sede da prefeitura de São José de Ribamar, a escolha dos membros da Câmara de Regulação (cota dos consorciados), entre outros assuntos.

Resultado de imagem para domingos dutra
Para a presidência do consórcio, foi eleito o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, que conclui o biênio juntamente com o prefeito Luis Fernando Silva, que assume a vice-presidência do CISAB.
Para a presidência do consórcio, foi eleito o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, que conclui o biênio juntamente com o prefeito Luis Fernando Silva, que assume a vice-presidência do CISAB.

Foram  escolhidos para a diretoria executiva, Bruno Manoel de Freitas Borges (Secretário Executivo) e Rubem Moreira de Brito (Secretário Executivo Adjunto) além dos membros da Câmara de Regulação.

Entre as ações que serão reguladas pelo consórcio, estão a qualidade da água oferecida, acompanhamento da cobrança de tarifa de água e esgoto, além dos serviços de esgoto para o melhoramento dos respectivos municípios. 

CISAB - O Consórcio tem a finalidade de gerir toda a prestação de serviço de saneamento básico nos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar. Com a criação do consórcio também foi instituída a associação pública, de natureza autárquica denominada Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico (CISAB).

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB