quarta-feira, 19 de abril de 2017
Causa animal será debatida em audiência pública na Câmara de São Luís
 
A situação dos animais abandonados será tema de discussão na Câmara Municipal de São Luís (CMSL). A partir das 10h00, representantes de entidades protetoras e defensores da causa animal se encontram no Plenário Simão Estácio da Silveira, para uma Audiência Pública, proposta pela vereadora Barbara Soeiro (PSC).

Entre os temas que serão discutidos no encontro, por autoridades municipais, especialistas, comunidade e representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs), estão castração gratuita e possíveis soluções para o problema do abandono de animais na capital maranhense.

Resultado de imagem para BARBARA SOEIRO
A vereadora Barbara Soeiro, idealizadora do encontro: ''Precisamos ter um olhar no sentido de avançar em políticas públicas voltadas à causa animal na capital maranhense''.
Em entrevista ao Câmara News, informativo do legislativo municipal, que vai ao ar todas as sextas, de 12h às 13h, pela Rádio Difusora AM, a vereadora Barbara Soeiro idealizadora do encontro, defendeu um olhar no sentido de avançar em políticas públicas voltadas à causa animal.
“Precisamos ter um olhar no sentido de avançar em políticas públicas voltadas à causa animal na capital maranhense”, declarou a parlamentar.

Interessados em se manifestar durante a Audiência Pública podem realizar sua inscrição até as 9 horas desta quinta-feira, 20, na secretaria da Câmara. “Queremos ouvir os protetoras e defensores para começarmos a discutir o assunto que também é uma questão de saúde pública”, finalizou Barbara.

SERVIÇO:

Audiência Pública sobre causa animal em São Luís
Tema: “A Questão Animal e Saúde Pública”.
Quando: Amanhã, quinta-feira, 20 de abril, às 10h
Local: Plenário Simão Estácio da Silveira, da Câmara de São Luís (Rua da Estrela, 257 – Centro).


AS INFORMAÇÕES SÃO DO BLOG DO IR
EDIÇÃO DE ANB

Deputado alertou para julgamento antecipado em relação ao governador


O deputado Raimundo Cutrim (PCdoB) chamou a atenção, na sessão desta quarta-feira (19), para julgamento antecipado do governador Flávio Dino (PCdoB) em relação a citação dele na Lava Jato, feita por colegas da oposição em plenário. Cutrim disse que deixou para tratar da questão na sessão desta quarta, para analisar em profundidade o caso.

O deputado afirmou que o nome do governador Flávio Dino foi citado na Lava Jato,  por isso tornou-se um caso político partidário, sem sequer ainda ser instaurado um procedimento, para que pudesse acompanhar e, no final, ter-se uma conclusão. “Mas as pessoas de maneira corriqueira como se faz, procuram muitas vezes politicamente julgar as coisas de qualquer maneira. O Flávio Dino todos nós conhecemos a sua vida pessoal, a sua vida profissional como magistrado, eu como delegado de Polícia Federal tive a oportunidade de presidir alguns inquéritos e ele de julgar esses mesmos inquéritos, esses processos oriundos da Polícia Federal e é uma pessoa que o Maranhão todo conhece a sua postura, seu dinamismo, seu profissionalismo e muitas vezes de maneira irresponsável, diga-se de passagem, as pessoas começam a julgar”, afirmou.

Resultado de imagem para raimundo cutrim
O deputado Raimundo Cutrim: ''Então, esse fato da Lava Jato tem vários maranhenses aí citados, mas vamos apurar as investigações, vamos esperar que o Tribunal mande instaurar o procedimento, muitas vezes o Ministro que for sorteado pede uma informação e nem sequer abre ou determina instauração de Inquérito ou Ação Penal porque as informações daquelas pessoas ali que foram citadas já resolvem o problema''. 
Lembrou a acusação de que o próprio deputado teria mandado matar o jornalista Décio Sá, sem provas, e comparou seu caso com o do governador. “Isto aqui o Maranhão todo acompanhou, principalmente a Mirante, a maioria dos meios de comunicação aquela campanha criminosa: Cutrim mandou matar o Décio Sá. A campanha foi tão criminosa e tão vergonhosa que no final até eu já achava que tinha mandado matar mesmo”, avaliou. Lembrou da perseguição que sofreu na mídia e por parte de ex-secretário com três delegados, com a conivência da procuradora geral de Justiça Dra. Regina Rocha, bem como do promotor Marco Aurélio.

“E eu queria pedir aos colegas, porque aqui a gente convive quatro anos e muitas vezes nós temos diferenças partidárias, adversárias, mas são todos aqui amigos e irmãos, então, antes de criticar A, B ou C, vamos analisar para que a gente possa chegar em casa, deitar no travesseiro e não ficar com a consciência doendo. Então, esse fato da Lava Jato tem vários maranhenses aí citados, mas vamos apurar as investigações, vamos esperar que o Tribunal mande instaurar o procedimento, muitas vezes o Ministro que for sorteado pede uma informação e nem sequer abre ou determina instauração de Inquérito ou Ação Penal porque as informações daquelas pessoas ali que foram citadas já resolvem o problema”, finalizou.
Temer cede na reforma da Previdência, enquanto sofre revés na trabalhista
Relator das mudanças na aposentadoria aceita reduzir a 62 anos idade mínima para mulher
Em manifestação, policiais vinculados a sindicatos quebram vidraça em tentativa de entrar no Congresso 

Em busca dos mais de 200 votos que lhe faltam na Câmara dos Deputados, o Governo Michel Temer cedeu e fez novas alterações para tentar aprovar sua reforma da Previdência. A mais significativa foi a de estabelecer como 62 anos a idade mínima para mulheres se aposentarem, uma redução de três anos da proposta enviada ao Legislativo. Para os trabalhadores do sexo masculino, a idade mínima para se aposentar pela Previdência Social será de 65 anos. Ambos terão de contribuir para o Instituto Nacional de Seguro Social ou para os regimes estatais por ao menos 25 anos.


O esforço de tornar mais palatável e menos custosa politicamente a reforma para sua base aliada tem um motivo: o Planalto tem recebido sinais claros das dificuldades para passar seus projetos na Câmara. Nesta terça-feira, houve uma derrota importante num teste de força estimulado pelo próprio Planalto. Ministros de Temer sugeriram aos deputados de sua base que colocassem em votação um requerimento para antecipar a análise da reforma trabalhista pelo plenário atropelando a comissão especial que trata do assunto. Perdeu. A base governista não conseguiu aprovar o requerimento de urgência. Eram necessários 257 votos favoráveis, mas o requerimento obteve apenas 230 votos e 163 contrários. 

Reforma da Previdência
Manifestantes quebram vidraça do Congresso e polícia legislativa reage.

Enquanto o Governo cede para tentar viabilizar a reforma da Previdência, a equipe econômica torce o nariz. Somadas a outras cinco alterações pactadas no projeto, o Governo acabou abrindo mão de 170 bilhões de reais. Inicialmente, a previsão era de que a economia com a reforma chegasse aos 800 bilhões de reais no período de dez anos. Agora, se aprovada no Congresso Nacional, a redução com os gastos previdenciários será de 630 bilhões de reais. As informações foram repassadas pelo relator do projeto na Câmara, o deputado federal Arthur Maia (PPS-BA), após uma série de reuniões com o presidente Michel Temer e com sua equipe econômica.


As principais mudanças que Maia inseriu em seu relatório são para atender parte da bancada insatisfeita com a PEC 287/2016. As primeiras sondagens a respeito das votações mostram que se votada da maneira como estava, ela teria pouco mais de cem votos favoráveis e mais de 270 contrários. Número bem inferior aos 308 votos necessários para passar. O quórum nesse caso é elevado porque se trata de uma proposta de emenda constitucional.


Em seu discurso, Arthur Maia usou uma estratégia de comunicação adotada pelo governo nos últimos dias, de que as mudanças seriam para igualar todos os níveis de funcionalismo. Além disso, alegou que as alterações foram realizadas para atender principalmente os mais pobres. Ele leria o seu relatório nesta terça-feira, mas por conta das mudanças de última hora, teve de adiar o ato para a quarta-feira. Na ocasião, também serão anunciadas novas regras específicas para categorias policiais.


Mesmo antes do anúncio, um grupo de policiais civis vinculados a diversos sindicatos e associações já promoviam um protesto em frente ao Congresso Nacional, onde instalaram dezenas de cruzes e caixões no gramado simbolizando que a reforma significaria a morte dos servidores públicos. A manifestação acabou, na parte da tarde, em depredação em uma das portas de entrada do Legislativo, na área conhecida como chapelaria. Os manifestantes avançaram contra os policiais legislativos federais e quebraram os vidros.


Regras alteradas


Outras mudanças foram com relação à idade mínima para a receber o valor integral da média salarial quando aposentado. No projeto inicial, seriam necessários 49 anos de contribuição para atingir esse valor. Agora, serão 40 anos. Por exemplo, se uma pessoa se aposentar com 25 anos de contribuição ela receberá 70% da média salarial vigente de sua categoria. Esse valor aumenta 1,5% ao ano, nos cinco primeiros anos, e 2% nos cinco anos seguintes, e mais 2,5% até atingir os 35 anos de contribuição e o valor total da média salarial.


Com relação à regra de transição, o Governo decidiu mudá-la também. Inicialmente, a regra proposta valia para homens com 50 anos de idade ou mais e mulheres com 45 anos de idade ou mais. A proposta era de aplicar um acréscimo de 50% sobre o tempo de contribuição que falta com base na regra antiga. Agora, esse acréscimo será de 30% e só vale para mulheres a partir dos 53 anos e homens a partir dos 55 anos.


Outra alteração trata da aposentadoria rural, que poderá ocorrer quando o trabalhador atingir os 60 anos de idade. Outros que poderão se aposentar com essa idade, desde que tenham 25 anos de contribuição, são professores e policiais. No caso dos parlamentares federais (deputados e senadores), todos poderão se aposentar aos 60 anos de idade, aumentados em um ano a cada biênio a partir de 2020 até chegar ao limite de 65 anos para homens e 62 para mulheres.


Críticas e reuniões


Deputados governistas comemoraram as mudanças, enquanto os opositores disseram que elas não alteram a essência da reforma, que seria a retirada de direitos dos trabalhadores. “O relator foi capaz de preservar o que é mais importante, a mesma regra valendo para todo o cidadão brasileiro”, afirmou Efraim Filho (PB), líder do DEM. “Essas são medidas insignificantes com a mesma essência, que é acabar com a aposentadoria”, retrucou o líder da minoria, José Guimarães (PT-CE).


Politicamente, a gestão Temer adotou uma novas estratégias na tentativa de aprovar a reforma da Previdência: chamou os senadores para reuniões em que as alterações foram discutidas. Os parlamentares da Câmara Alta estavam se sentindo excluídos das conversas e houve uma ameaça de que a proposta não passaria no Senado. Depois de um desses encontros, o líder do PSDB no Senado, Paulo Bauer (SC), disse que possivelmente ela seria aprovada sem problemas. “Ousaria dizer que, pelos líderes que se manifestaram hoje (terça-feira), se forem contempladas na Câmara todas essas questões, passa redondo no Senado”.



AS INFORMAÇÕES SÃO DO EL PAÍS

EDIÇÃO DE ANB
Renomada intelectual disse ser de uma ‘individualidade plural’ a arte poética produzida pelo escritor de São José de Ribamar

A decana da Universidade Federal do Maranhão e imortal da Academia Maranhense de Letras, Ceres Fernandes destacou a qualidade poética da obra produzida pelo poeta e escritor ribamarense Fernando Atallaia. 

Ensaísta,  critica literária e teórica da literatura de inquestionável atuação no panorama literário e cultural do estado, Ceres que é autora de diversos livros e estudos no campo da Crítica, afirmou que a poesia do editor da Agência Baluarte é ‘existencial, metafisica e de uma individualidade plural’.
Resultado de imagem para ceres fernandes
A decana da Universidade Federal do Maranhão e imortal da Academia Maranhense de Letras, Ceres Fernandes sobre a obra poética do ribamarense Fernando Atallaia: ‘Poesia forte e atual, por vezes dramática, por vezes enxuta e concisa, mas sempre existencial e metafísica. De uma individualidade plural’’.
‘’Fernando, li seus poemas e, de uma maneira rápida, achei a sua poesia forte e atual, por vezes dramática, (com pitadas de humor dentro da dramaticidade rasgada, como em ‘’Casa-te comigo e me calo’’, homenagem a Mônica Mattos), por vezes enxuta e concisa, mas sempre existencial e metafísica. De uma individualidade plural’’, destacou Ceres Fernandes. 

A imortal da AML fez uma breve análise do poema ‘Casa-te comigo e me calo’’ , enfeixado na obra Ode Triste para Amores Inacabados já amplamente festejada pelo público,  especialistas da Literatura do Maranhão e escritores de outros  estados do País. Abaixo você fica com link onde pode ler na íntegra  o poema de autoria de Fernando Atallaia: 





Cantora gospel deixa marido para se casar com amiga íntima


Em uma viagem de carro, Rosânia criou coragem e se declarou para Lanna que também confessou estar apaixonada.

Muitas pessoas do meio gospel conhecem a história de Lanna Holder, pastora assumidamente lésbica que mantém um ministério inclusivo ao lado de sua esposa, a cantora Rosânia Rocha. No entanto, poucos sabem como foi dramática e caótica a história de aceitação do casal e, principalmente, o conflito religioso no qual as duas acabaram se inserindo. Por isso, Rosânia resolveu contar, em suas palavras, como aconteceu o romance das duas, que são casadas há 15 anos, em um artigo para o site da revista “Sou Mais Eu”.
rosania-e-lanna-casamento-2

Pastoras lésbicas Lanna Holder e Rosania Rocha se casam em cerimônia religiosa e rebatem críticas: “Fariseus”.

Rosânia, que nasceu no interior de Minas, cresceu numa família evangélica e aos 20 anos se mudou para Boston, nos Estados Unidos. Foi numa igreja da cidade americana que conheceu João, pastor que viria se tornar seu marido, sendo mãe logo na sequência.
“Eu nunca amei o João de verdade. Éramos muito parceiros, crescemos juntos e nos respeitamos bastante. Mas se eu dissesse que sentia atração por ele, mentiria. De toda forma, o sexo nunca foi uma questão para mim. Durante um tempo pensei até em procurar um médico porque eu simplesmente não tinha vontade, não me interessava, e me sentia muito mal porque eu não conseguia corresponder a ele”, explicou a cantora à publicação.

casamento_rosania-e-lanna (1)
Em uma viagem de carro, Rosânia criou coragem e se declarou para Lanna que também confessou estar apaixonada.
Foi em um compromisso como cantora gospel que ela conheceu Lanna Holden, em 2002. Na época, Lanna era considerada o “Silas Malafaia de saias” e percorria o Brasil pregando que Deus a havia “curado” da homossexualidade. Ela se definia claramente como uma ex-lésbica, e já tinha um marido e um filhinho, ainda bebê. O sucesso da Lanna era tanto que ela foi convidada para pregar nos Estados Unidos, exatamente na igreja de Rosana.

A partir daí as duas se tornaram amigas íntimas. Em uma viagem de carro, Rosânia criou coragem e se declarou para Lanna que também confessou estar apaixonada. Depois do primeiro beijo em um hotel, as duas passaram a se evitar porque se sentiam culpadas. “Eu não acredito que Deus aprovava o que gente fazia, afinal, as duas eram casadas. Mas eu sei que Deus conhecia nosso coração e que era amor verdadeiro. Descobri um prazer que eu nunca tinha experimentado e foi tudo muito natural”, explicou Rosânia.
“Eu nunca amei o João de verdade. Éramos muito parceiros, crescemos juntos e nos respeitamos bastante. Mas se eu dissesse que sentia atração por ele, mentiria. De toda forma, o sexo nunca foi uma questão para mim. Durante um tempo pensei até em procurar um médico porque eu simplesmente não tinha vontade, não me interessava, e me sentia muito mal porque eu não conseguia corresponder a ele”.
As duas se divorciaram de seus maridos. Para Lanna o término foi mais fácil, mas Rosânia recebeu ameaças do ex e do próprio irmão. Além disso, havia o conflito interno equivocado de estar ferindo os princípios da religião evangélica. As duas buscaram nos estudos teológicos o respaldo para viverem um grande amor.

“Descobri que Deus também ama os homossexuais e abençoa o amor entre pessoas do mesmo sexo. Tem muita gente por aí que distorce trechos da palavra de Deus ou que não estuda adequadamente e acaba usando versículos fora de contexto para condenar as pessoas, ao invés de amá-las como Jesus ensinou”, explicou a evangelista.


AS INFORMAÇÕES SÃO DO GOSPEL GERAL
EDIÇÃO DE ANB

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB