sexta-feira, 7 de abril de 2023

A pesquisa da Secretaria do Tesouro Nacional é uma importante ferramenta para a gestão de saúde no...

São José de Ribamar é o município do Maranhão que mais transfere enfermos para a capital do estado. De acordo com o painel estatístico ''Deslocamentos e gastos hospitalares dos municípios brasileiros”, divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional, o município figura entre os 20 menos capazes de cuidar da saúde dos seus habitantes em todo o país. A pesquisa traz dados de 2021 sobre deslocamentos de pacientes em busca de tratamentos médicos não oferecidos em suas cidades de origem.

O painel foi elaborado a partir de informações geradas na base de atendimentos hospitalares do DATASUS em cruzamento com dados do IBGE e do próprio Tesouro Nacional. São José de Ribamar ocupa a 19ª posição do ranking, que lista os 20 municípios brasileiros que mais recorrem a outros municípios para tratar a saúde de suas populações. Em 2021, mais de 1.000 ribamarenses foram internados em hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de saúde de outras cidades, principalmente de São Luís.

PESQUISA DA SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL O prefeito Júlio Matos: transferências a todo vapor. 

Embora seja a terceira cidade mais populosa do Maranhão, com 269.657 habitantes, e detenha um dos maiores orçamentos do estado, São José de Ribamar é um dos menos capacitados para cuidar da saúde de seus habitantes. O município é administrado pelo médico, Júlio Matos(PL).

O levantamento revela ainda que o Maranhão tem dois municípios entre os que menos investiram em saúde no ano pesquisado. Primeira Cruz investiu pouco mais de R$ 1 milhão apenas em atenção básica, enquanto Campestre destinou montante irrisório, inferior a R$ 50 mil para assistência hospitalar e ambulatorial e atenção básica, muito aquém do necessário para atender a população.

A pesquisa da Secretaria do Tesouro Nacional é uma importante ferramenta para a gestão de saúde no país, ajudando a identificar problemas e auxiliando na elaboração de políticas públicas que possam melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

Assunto correlacionado no link abaixo:

http://www.agenciadenoticiasbaluarte.com.br/2022/12/sao-jose-de-ribamar-governabilidade.html

 

FOLHA

EDIÇÃO DE ANB

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB