terça-feira, 26 de abril de 2011

Crise na Segurança Pública


Polícia Militar do Maranhão têm direito negado pelo Estado

Corporação nunca recebeu adicional noturno referente ao reajuste de 25% nos vencimentos mensais; o direito amparado por lei é negado pelo Estado e soldados temem manifestação

Por Fernando Atallaia

Da Agência Baluarte

atallaia.baluarte@hotmail.com

A lei de n° 6.107 de 27 de julho de 1994, aprovada e promulgada na data de sua publicação, ao que tudo indica ficou somente no papel e protocolo. Prevendo reajuste de 25 % nos vencimentos mensais dos policiais militares do estado, a lei em questão nunca foi efetivada e têm causado desconforto na grande maioria dos membros da corporação. De acordo com um sargento que preferiu não ser identificado, além da negação do direito, o governo ainda vêm mantendo uma postura de ultraje e humilhação em relação aos policiais militares de baixa patente(leia-se soldados, cabos e sargentos) no que se refere a valorização do servidor público estadual na área da segurança ostensiva.

Com um piso salarial inferior aos demais estados da federação, a polícia militar maranhense vêm sofrendo baixas gritantes no exercício de suas atividades. Baixo contingente em áreas de risco e alta periculosidade; aparelhamento escasso e obsoleto e excessiva carga de trabalho sem justaposição e contrapartida salarial, são algumas das lacunas existentes na realidade dos soldados, o que vêm dificultando o bom funcionamento e o desempenho do trabalho realizado pela corporação policial.

Atualmente, os servidores aguardam os desdobramentos e as resoluções da Pec 300, que entre outras medidas, adequaria os vencimentos dos PMS maranhenses em nível de equiparação nacional com outros estados brasileiros( Distrito Federal como referência) pondo um fim definitivo nas disparidades salariais que norteiam o cotidiano da instituição. Um amenizante para quem trabalha diuturnamente fora das condições normais de operacionalização da segurança pública no Maranhão.

19 comentários:

  1. PARABÉNS FERNANDO ATALLAIA VOCE FOI O ÚNICO JORNALISTA QUE FEZ ESSA REPORTAGEM, VOCE É UM GUERREIRO E EU TE AGRADEÇO COMO POLICIAL MILITAR E FAÇO VOTOS MEU CUMPADI QUE VOCE CONTINUE NESSA LUTA PELOS QUE NÃO TEM ESPAÇO NA MIDIA E NO GOVERNO, NOS ESTAMOS SENDO MESMO HULMIHADOS E NÃO TEMOS DIREITO NEM DE FALAR, DIREITO A NADA, VOCE E GRANDE FERNANDO ATALLAIA, QUE DEUS TE ABENÇOE SEMPRE MEU IRMAO, MUITO OBRIGADO MESMO E UM GRANDE ABRAÇO.
    SARGENTO SILVA

    ResponderExcluir
  2. O policial merece respeito ele arrisca a própria vida por nós merece ser valorizado que governo filhoo da p... parabéns para vcs policiais eu admiro muito o vosso trabalho e parabens claro para o grande jornalista destemido e corajoso Fernando atallaia esse e o cara
    Luciano panaquatira

    ResponderExcluir
  3. Os caras se matam de madrugada atrás de criminoso e pra que? Pra esse governo ainda humilhar eles, nem direito a greve os caras tem pow Roseana Sarney paga os policia direito deixa de pioiage porra e foda
    Ângelo vila são luis

    ResponderExcluir
  4. Essa reportagem ta show de bola cara parabéns Atallaia mete bronca neles na moral cara vem fazer uma matéria aqui no curso de oficiais da PM da UEMA eu sou aluno e meu amigo aqui ta uma desordem não tem condições os professores são arrogantes demais e ainda faltam muito as aulas
    Valeu
    Aluno, futuro humilhado, UEMA

    ResponderExcluir
  5. governos do maranhao jackson rosena so enrolaçao procura respeitar o trabalhador governadora voces tem do bom e do melhor e nos policiais nada esse comandante nao faz nada pela gente tem policial que tem mais de 20 ano de serviço mais se falar alguma coisa ainda e preso nos somos pais de familia bando de porra ninguem e moleque aqui voces e que deviam ta preso porque roubam o dinheiro do povo e tao solto e agente anda aqui puxando a carroçinha sem salario digno morrendo quase de fome tem policial que passa fome gente FOMEEE pq o salario e uma miseria mesmo nao da pra nada governadora olhe pra quem luta de verdade por esse estado por nos policiais que tamo na luta dia e noite a gente merece respeito procure nos respeitar esse secretario de segurança e o comandante geral vcs sao da burguesia nos nao vcs nao sabem quanto custa nada mas a gente sabe parabens jornalista pela materia meus parabens
    sargento comando de policia militar

    ResponderExcluir
  6. Atalaia, ou vc é louco ou então tem muita vontade em ser um jornalista, coisa que vc não é e nunca será. Me explique porque essa "Agência" tem tantas pessoas e vive desatualizada???? Será que as pessoas que estão como 'profissionais' são apenas fachadas???? Cuidado, isso é crime!!!! Outra coisa, estou aguardando a minha reportagem que vc me garantiu que iria sair hoje no Jornal? Cadê a credibilidade de seu trabalho????

    VC está recebendo dinheiro para atuar com 'assessor' e ninguém publica teu material, pq???? Será que a imprensa em São Luís descobriu sua palhaçada? Receber e publicar noticias de graça, sem pagar pela publicação??? Ou seja, vc estão pagando a vc um produto que não vão receber: a noticia publicada nos veículos de comunisação.

    Assina: Fabiana Sousa
    Jornalista por formação (DRT: 9985)

    Como não sou nenhuma covarde,
    Aqui está meu e-mail: fabiana.sousa.2007@hotmail.com, caso tenha coragem de tentar responder essas perguntas.

    fabiana.sousa.2007@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá querida colega, fiquei feliz por demais por ter entre os nossos quadros de comentários a sua paricipação, principalmente no que diz respeito a um tema extremamente sensível, que vêm ao longo dos anos, figurando na pauta dos operadores do jornalismmo no Brasil e em vários países do mundo e também na justiça como um todo. Você levanta a questão da formação profissional e habilitação pra o exercício da profissão de jornalista.Mas Fabiana, essa questão,só em nível de esclarecimento, já foi amplamente discutida por nós jornalistas por formação e voc~e sabe assim como eu, que o Supremo Tribunal Federal-STF, a alta corte da justiça brasileira já derrubou essa exig~encia em 2009, a pedido de todas as emissoras de Rádio e Televisão e da grande maioria dos canais nacionais de comunicação existentes no País.Querida sinceramente, eu corroboro com você da mesma discussão, sou inclusive a favor do diploma.Eu mesmo que tenho formação superior na área humanística e pós-graduação em jornalismo cultural, penso que seria e é sempre necesária a formação em qualquer área, qualquer que seja. Mas em contrapartida, a exigência do diploma de jornalista fere a constituição federal brasileira em vários artigos e por fim resulta em um retorno ao obsoleto sistema de ditadura implantado pelos governos militares ainda na década de 60.Eu não poderia deixar de lhe agradecer por esta discussão levantada por você, que a meu ver é de total importância para a nossa classe(jornalistas com e sem diploma,na segunda opção eu cito o grande Alberto Dines como referência), e com certeza entrarei em contato com você para aprofundarmos esse debate, te deixo meu e-mail:atallaia.baluarte@hotmail.com, meu telefone (98) 8746-9181, assim bem, como já adicionei lhe adicionei aos meus contatos profissionais. No mais, eu não poderia deixar de expor em meu prolixo diálogo aqui presente o convite para que você seja nossa Colaboradora e Ombusman do blog da ANB On Line
    Grande Abraço,
    Fernando Atallaia
    Jornalista por formação e atuação,desde 1997

    ResponderExcluir
  8. VAMOS AJUDAR A NOSSA POLICIA A FAZER UM BOM TRABALHO E ISSO GENTE VAMOS A LUTA SORTE E SUCESSO PARA OS NOSSOS POLICIAIS
    LAURA VILA PASSOS

    ResponderExcluir
  9. e isso se tivesse outros jornalistas de coragem pra lutar pelos que nao tem espaço na midia muito coisa ja tinha melhorado no maranhao materia show de bola so ta falando a verdade essa fabiana ai deve ser puxa saco de roseana abraçaoo felicidade pra gente policial
    soldado nao identificado

    ResponderExcluir
  10. ESSA TAL DE FABIANA DEVE TER E RAIVA DA POLICIA SO PODE SER E TA QUERENDO LIMPAR A BARRA DO GOVERNO E UMA BABONA VALEI FERNANDO ATALLAIA ASSIM E Q SE FAZ ABRAÇO

    C.L SOLDADO

    ResponderExcluir
  11. Cariíssima Fabiana, quanto a questão da assessoria não consta em meus cadastros nenhum contrato com empresa pública e privada ou mesmo com qualquer órgão público governamental, de forma que a nossa empresa é independente e não tem nenhum vínculo com os já citados orgãos e empresas.Eu mesmo não sou registrado como assessor de imprensa ou comunicação em nenhum orgão deste Estado.Gostaria de também lhe mostrar o meu acervo jornalístico que é contabilibados em inúmeras matérias publicadas em todos os jornais do de São Luis e municípios maranhenses. Esta mátéria mesmo referente a Polícia Militar do Estado do Maranhão será veiculada em breve no jornal O Imparcial.Leia e acompanhe os desdobramentos.Conto também com a sua participação pra me enviar pautas, uam vez que não conheço palavras e termos como covardia, medo e conivência no exercicío da minha profissão.
    Abraço querida e da próxima vez procure escrever melhor, voce escreve muito mal para alguem que se diz jornalista.
    Fernando Atallaia

    ResponderExcluir
  12. isso ai e gente do governo que tem raiva da policiA ESSA FABIana ela se diz jornalista foi ela que fez essa materia

    /?
    e uma medrosa e incompetente nao sabe nem escrever jornalista do pau oco e puxa sado de roseana que nao respeita policial

    junior sargento

    ResponderExcluir
  13. a pec 300 nunca saiu ta demorando muito eu acho que a bancada federal do maranhao nao ta nem ai pra gente sao um bando de mentiroso covarde
    paulao soldado

    ResponderExcluir
  14. SE A GENTE NAO FOR A LUTA COM A ASSOCIAÇÃO DOS CABOS E SARGENTOS QUE A GENTE TEM NAO VAI DA EM NADA CAMARADA ESSES OFICIAIS NAO TAO NEM AI ELES TEM BOM SALARIO COMENDANTE TENENTE CAPITAO MAJOR AGORA A GENTE QUE VIVE DIA E NOITE ATRAS DE MARGINAL SOLDADO CABO SARGENTO NAO TEM DIRETIRO NEM DE GREVE NEM PODER RECLAMAR A GENTE PODE VAMO A LUTA PARA JORNALISTA PELA MATERIA OBRIGADO PELA FORÇA
    SOLDADO FORÇA TÁTICA

    ResponderExcluir
  15. Olá boa noite senhoras e senhores, meus parabéns pelo blog e pela reportagem realizada pelo repórter, que convenhamos é um grande e exímio jornalista.
    Senhoras e senhores leitores, me chamo X e sou major da Polícia Militar do Maranhão, realidade da qual me orgulho e honro com todas as premissas e atribuições as quais me são delegadas. Mas não posso eximir-me do fato posto na matéria aqui publicada e alienar-me dos pontos aqui expostos. De fato, nossa Polícia Militar do Estado, está p´recisando de mais visibilidade e atenção por parte da bancada na Câmara Federal. É necessário que esta problemática seja resolvida a contento e que o salário de nossos praças sejam equiparados, como bem afirma a matéria do Sr jornalista Fernando Atallaia. Este acontecimento se dado como resolvido não pode ser atribuido aleatoriamente aos membros da coorporação, assim como essa incompatibilidade salarial não é de responsabilidade da PM do Maranhão.Configura-se questionamento pertinente à instância federal.Torço para que em breve seja como um todo resolvidas as lacunas que acercam de denúncias este tema.
    Um Grande Abraço e mais uma vez felicito o jornalista Fernando Atallaia pela exemplar matéria.
    Major X, Comando Geral de Polícia Militar

    ResponderExcluir
  16. OBRIGADO MAJOR PELO APOIO,OBRIGADAO DE VERDADE, MAS A GENTE PRECISA QUE VCS QUE TEM A PATENTE SUPERIOR OLHE MAIS PELA GENTE, QUEREMOS PARCERIA SENHOR COM TODO RESPEITO, HOJE MAJOR EU ME APRESENTO DE UMA FORMA DIFERENTE, PEDINDO O SEU APOIO, POR FAVOR NOS PRECISAMOS SER MAIS VALORIZADOS, NAO SO DENTRO DA POLICIA, MAIS EM TODO CANTO SENHOR, ASSIM COMO ESSE JORNALISTA VALORIZOU A GENTE, EU PEÇO O SEU APOIO, NOS AJUDE POR FAVOR, PERMISSÃO PRA ME RETIRAR,OBRIGADO
    H.O SOLDADO

    ResponderExcluir
  17. a pec 300 ta dificil de sair, nao tem ninguem pra apoiar a gente nessa luta, agora eles stao valorizando os policiais de braslia so porque eles fazem a segurança dos familiares dos politicos e muito engraçado isso enquanto nos que fazemos a segurança da populaçao nao temos direito a nada eu ja queria pelo menos que essa governadora desse os 25 % e só ja tava de bom tamanho
    sargento l.n. p

    ResponderExcluir
  18. Ta faltando é vontade política, tem que apertar a bancada federal eleita pelo povo maranhense que ta la no congresso pra lutar pela pec e apertar os deputados aqui pra lutar pelo nosso reajuste, se nao tiver vontade politica nada vai acontecer companheiros
    tenente não identificado

    ResponderExcluir
  19. BOM DIA SOLDADOS E OFICIAIS, OLHA O PESSOAL DAS FORÇAS ARMADAS COMPARANDO COM OS SALARIOS DE BRASILIA GANHAM UMA MICHARIA TAMBEM, O NEGOCIO E TODO MUNDO SE UNIR E IR A LUTA ,TODAS AS POLICIAS E AS FORÇAS ARMADAS IRMAOS PORQUE ESSA DISCRIMINAÇAO O PESSOAL DE BRASILIA TRABALHA MAIS QUE A GENTE ????
    CABO SAO FRANCISCO

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB