segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O secretário de administração da prefeitura de São José de Ribamar, Rodrigo Valente, é o nosso entrevistado para esta edição da Série Debates do portal de notícias maranhense. Valente estar à frente da pasta a convite do atual prefeito Gil Cutrim- de quem é contemporâneo-,  e  nessa entrevista à  ANB Online ele esclarece os conceitos administrativos da Gestão a qual integra. A entrevista também versa sobre as principais áreas de atuação do Executivo Municipal. O que foi feito em 2011 e o que poderia ter sido feito e não foi realizado. Em tom de balanço, o secretário expôs as razões pelas quais a prefeitura opera a partir de suas secretarias e ainda o plano de Gestão aplicado pelo titular da instituição pública na cidade balneária. Vamos à entrevista.

Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte

ANB Online- Como o Senhor vê a realidade social do município de São José de Ribamar nas áreas da Educação e Saúde, uma vez que a cidade ainda assiste à precariedade de programas que contemplem os muitos bairros ribamarenses e não somente a Sede. A atual gestão pretende descentralizar a prestação de serviços nessas áreas em 2012?
 Rodrigo Valente- Em todas as áreas da administração, graças ao eficiente trabalho iniciado pelo ex-prefeito Luis Fernando e que está tendo continuidade na gestão do prefeito Gil Cutrim, as políticas públicas necessárias chegam nos bairros do município de São José de Ribamar. Só para se ter uma idéia, de 2005 para cá mais de 20 novas Escolas Municipais foram construídas pela prefeitura, ampliando, desta forma, a oferta de milhares de novas vagas na rede municipal de ensino. Somente este ano de 2011, a administração Gil Cutrim já inaugurou três novas Escolas Municipais [a Escola Municipal Raimundo Rocha Leal Júnior, na Vila Tamer; a Escola Municipal do Residencial Olímpico e a Escola Municipal Liceu Ribamarense II, no Parque Jair], ofertando quase mil novas vagas na rede municipal de ensino. O Liceu Ribamarense II, construído, equipado e mantido com recursos próprios do município, juntamente com a Escola Municipal Liceu Ribamarense I, localizada na sede da cidade, formam a primeira rede pública de ensino em tempo integral de São José de Ribamar e do Maranhão. Ambos atendem a 400 alunos oferecendo educação de ótima qualidade. Em 2009, o Liceu I apresentou IDEB de 6.6, um dos maiores do país e que o iguala aos índices obtidos pelas melhores escolas particulares do Maranhão e do Brasil. E o prefeito Gil já concluiu o projeto para a construção da Escola Municipal Liceu Ribamarense III, que será implantada, também com recursos próprios do município, na chamada região das Vilas de São José de Ribamar.
Neste próximo mês de janeiro, o prefeito Gil Cutrim inaugurará mais uma Escola Municipal, a do Alto do Turu, que terá capacidade para atender mais 250 alunos. A prefeitura já licitou a obra de construção da Escola Municipal do Tijupá Queimado e, em breve, a ordem de serviço para o início da obra será dada.
No setor da saúde, os avanços são claros e continuam. Recentemente, o prefeito Gil Cutrim inaugurou a Unidade Básica de Saúde da Vila Cafeteira que, juntamente com outras Unidades implantadas pela prefeitura na região das Vilas, oferece atendimento de ótima qualidade aos ribamarenses. Também recentemente, foi inaugurado o SAMU 192 de São José de Ribamar, que oferece atendimento de urgência e emergência. O prefeito Gil entregou ao povo, no mês de setembro, a primeira Maternidade Municipal de São José de Ribamar, um sonho antigo das mães ribamarenses que, hoje, têm o direito garantido de ter os seus filhos no seu próprio município.
Portanto, com base neste rápido resumo, fica claro que as políticas públicas são executadas de forma descentralizada e sempre objetivando prestar um bom atendimento ao cidadão, que ajuda muito esta administração a fazer com que São José de Ribamar se torne cada vez melhor.
 ANB Online- Qual o balanço que a Secretaria de Administração faz do ano de 2011, diante das inúmeras reivindicações não atendidas principalmente na área da Infraestrutura em diferentes comunidades de São José de Ribamar, a exemplo do bairro Tijupá Queimado, um dos mais antigos da cidade balnearia?
Rodrigo Valente- Nos últimos sete anos, nas gestões Luis Fernando e Gil Cutrim, São José de Ribamar se desenvolveu muito. Ribamar, terceira maior cidade do Maranhão em número de habitantes, tem quase 100 bairros, sendo que mais da metade, e aí o Tijupá está incluído, nunca havia sentido a presença do poder público até 2004. Esta situação começou a mudar em 2005. Ao longo dos últimos sete anos, a prefeitura, mesmo não contando com nenhum centavo de ajuda dos ex-governadores José Reinaldo e Jackson Lago, asfaltou mais de 200 quilômetros de ruas e avenidas de diversos bairros da cidade, dentre eles o próprio Tijupá Queimado.
Somente este ano, a prefeitura pavimentou mais de 70 novas vias de várias comunidades. Estamos, neste momento, executando obras de asfaltamento em vários bairros, como o Alto do Turu, Parque Vitória, Jussatuba, J.Câmara I e II, dentre outros.
São José de Ribamar ainda possui cerca de 1.400 ruas que precisam ser pavimentadas. E esta administração tem compromisso e entende que os moradores destas vias têm o direito de reivindicar.
Infelizmente, o município não tem recursos financeiros disponíveis para executar, de uma só vez, obras de pavimentação em todas estas localidades. Mas a todo o momento, o prefeito Gil pede a ajuda dos Governos do Estado e Federal para que auxiliem o município nesta tarefa.
E temos conseguido obter êxito. Recentemente, a governadora Roseana Sarney, que muito tem ajudado o povo ribamarense, formalizou convênio com o município para o asfaltamento de um trajeto de aproximadamente 20 quilômetros, compreendendo vias de bairros como Villagio do Cohatrac, Itaguará, Alvorada, Santa Terezinha, Vila Alonso Costa, Recanto da Paz, Vila Flamengo.
O município sozinho pode muito, mas pode muito mais quando conta com a ajuda do Governo do Estado. Portanto, com a parceria da governadora Roseana, o povo ribamarense pode ter a certeza que, muito em breve, a prefeitura chegará com mais obras de pavimentação nas localidades que ainda precisam deste importante serviço.
ANB Online- Além da promoção de festas populares como Carnaval e São João, na área da Cultura quais projetos foram implementados e efetivados pela Gestão Gil Cutrim nas comunidades ribamarenses e demais povoados do município?
Rodrigo Valente- A cultura ribamarense foi, é e continua sendo muito incentivada pela administração pública. Festas populares tradicionais, como o Carnaval, São João, Lava Pratos, Lava Bois, Festival do Peixe-Pedra, Tríduo de São José e o próprio Festejo de São José de Ribamar, além de oferecer entretenimento e atrair o turista, movimentam a economia da cidade, gerando mais emprego e renda.
Este ano, por exemplo, São José de Ribamar experimentou o maior e melhor Carnaval tradicional e Lava Pratos de sua história. No tradicional, mais uma vez, as brincadeiras genuinamente ribamarenses foram incentivadas, recebendo de forma antecipada, por parte do poder público, recursos para se prepararem bem para a festa. Os comerciantes e empresários estavam felizes, porque tiveram a oportunidade de gerar mais emprego e obter mais lucro.
O município, este ano, participou de dois importantes eventos nacionais [o Salão Nacional de Turismo, em São Paulo; e a Feira das Américas, no Rio] onde a cultura ribamarense, as nossas belezas naturais e a nossa rica gastronomia foram divulgadas para o mundo.
A cultura de São José de Ribamar é rica e se fortaleceu mais depois que o poder público, a partir de 2005, começou a incentivá-la, investindo também no sentido de fomentar a economia da cidade.
ANB Online- Porque São José de Ribamar ainda lidera o ranking das cidades com maior índice de subemprego e ausência de programas sociais voltados para a Geração de Emprego e Renda no Maranhão?
Rodrigo Valente- Sinceramente desconheço este ranking que você cita. Todas as ações da prefeitura, de forma direta ou indireta, são voltadas para beneficiar o povo com oportunidade de emprego e renda. Ao longo dos últimos sete anos, as administrações Luis Fernando e Gil Cutrim executaram mais de 450 novas obras em todos os setores do município.
Obras de infra-estrutura, por exemplo, nas quais foram empregadas mão-de-obra ribamarense. Ou seja, o povo trabalhando na obra que beneficiou o próprio povo.  
Implantamos, em parceria com o Governo do Estado e outras entidades e instituições, uma Agência Municipal do Trabalho, que funciona como um importante elo de ligação com o concorrido mercado de trabalho. Desenvolvemos projetos, como é o caso do Caminhão da Juventude, que capacita gratuitamente o cidadão ribamarense. Só para você ter uma idéia, mais de cinco mil jovens ribamarenses já foram capacitados com cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente e muitos deles já estão no mercado de trabalho.
No rol das políticas públicas direcionadas para valorização dos servidores, realizamos, este ano, concurso público com 400 novas vagas para o quadro efetivo da prefeitura. A pedido do prefeito Gil, o município receberá, em breve, uma unidade do Icefet e um Centro Tecnológico que irão qualificar, ainda mais, a nossa juventude com o oferecimento de cursos técnicos e de graduação.
Assinamos com o Governo do Estado convênio para implantação do Distrito Industrial de São José de Ribamar, que atrairá dezenas de empresas para o município. Estas empresas, que desenvolverão suas atividades com foco na preservação do meio ambiente, irão gerar centenas de novos empregos e muitos deles serão ocupados pelos ribamarenses que, com o apoio da prefeitura e do governo estadual, estão se qualificando para este momento. 
Ou seja, esta administração trabalha tendo como foco principal o bem-estar social e econômico do cidadão e da sua família.   
Rodrigo Valente, Secretário de Administração da prefeitura de São José de Ribamar:entrevista à ANB Online e fortalecimento da imagem de Luis Fernando Silva no município 
ANB Online- Quais medidas a prefeitura pretende adotar  em 2012 para solucionar os problemas e imbróglios presentes na questão do Transporte Público Municipal, onde a cidade não goza de linhas próprias e bem distribuídas?
Rodrigo Valente- O transporte público que serve São José de Ribamar é intermunicipal. Por conta disso, as linhas de coletivo são gerenciadas pelo estado, através da Secretaria de Infra-Estrutura. No entanto, o prefeito Gil Cutrim vem constantemente dialogando com o governo estadual no sentido de melhorar, cada vez mais, o serviço oferecido à população ribamarense. Estas conversas estão bem adiantadas e, em breve, novidades sobre este assunto serão anunciadas.
ANB Online- Como o Senhor analisa o atual momento político da cidade, diante dos supostos rumores implicando secretários da prefeitura possivelmente arrolados a partidos políticos que visam fortalecer a base eleitoral do Governo. É possível dissociar política partidária da administração pública municipal?
 Rodrigo Valente- Desde 2005, São José de Ribamar vive um clima político harmônico, onde o que prevalece é a vontade do povo. É o povo quem governa a cidade. O prefeito Gil Cutrim, seguindo o mesmo exemplo do ex-prefeito Luis Fernando, administra ouvindo o cidadão. E os integrantes deste grupo político, que é o maior e mais forte já registrado na história da cidade, agem da mesma forma, sempre trabalhando pela coletividade.
Questões políticas e partidárias só serão discutidas no ano que vem, quando serão realizadas as eleições majoritária e proporcional. Neste momento, o prefeito, os vereadores e as demais lideranças políticas e comunitárias da cidade estão focados em um único objetivo: trabalhar para fazer com que o município se torne cada vez melhor.
ANB Online- Neste um ano da administração Cutrim, da qual o Senhor faz parte, já é possível deflagrar  um quadro perceptível de desenvolvimento do município e também pontuar as lacunas ainda não preenchidas pela administração local, devido a flagrante demanda de reivindicações da população ribamarense?
 Rodrigo Valente- Este quadro de desenvolvimento é um fato concreto desde 2005. Quando assumiu, em definitivo, o comando do município no final do ano passado, o prefeito Gil Cutrim deu continuidade as ações eficientes que estão contribuindo para que o município continue crescendo e sendo referência no quesito administração pública.
Esta administração completará um ano no próximo dia 30 de dezembro e posso afirmar que, ao longo deste período, executamos importantes obras e ações em todos os setores. Em menos de um ano, foram inauguradas três novas Escolas Municipais; a primeira Maternidade Municipal de São José de Ribamar; a Unidade Básica de Saúde da Vila Cafeteira e o SAMU 192; asfaltamos mais de 70 novas ruas e avenidas de diversos bairros; ampliamos as ações do projeto Caminhão da Juventude; realizamos concurso público; implantamos o novo Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração dos servidores efetivos do município; implantamos o projeto Peixe nos Bairros, que está beneficiando o consumidor e gerando mais renda e emprego...enfim trabalhamos muito com o objetivo de fazer com que São José de Ribamar seja uma cidade cada vez melhor.

ANB Online- Na sua opinião, quais foram os setores que mais cresceram desde quando a atual gestão assumiu a titularidade do Executivo Municipal e quais as áreas que ainda precisam se desenvolver mais?
 Rodrigo Valente- Todos os setores da administração pública continuam crescendo, através das ações eficientes implantadas pelo prefeito Gil Cutrim. Inauguramos mais Escolas Municipais; mais unidades de saúde; valorizamos os servidores públicos com ações importantes como o Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração; descentralizamos, ainda mais, os programas sociais e os direcionados para a juventude; asfaltamos diversas ruas e avenidas; investimos muito na promoção do desporto, da cultura e do turismo. Este grupo político, comandado por Gil Cutrim e Luis Fernando, já fez muito ao longo destes últimos sete anos. Mas temos a consciência de que ainda é preciso fazer muito mais. E o povo ribamarense confia neste grupo político porque sabe que os seus integrantes têm compromisso com o desenvolvimento de São José de Ribamar.
ANB Online- São José de Ribamar é a terceira maior cidade do Estado e compõe-se de mais de 200 comunidades, entre bairros, vilas, povoados e lugarejos. A prefeitura do município e as políticas públicas do Governo já conseguiram chegar a todas essas localidades?
Rodrigo Valente- Com toda a certeza. Em todos os bairros de São José de Ribamar você encontrará uma ação importante da prefeitura. O prefeito Gil administra de forma descentralizada, ouvindo o povo e para o povo. Como já disse anteriormente, muito já foi feito ao longo destes sete anos. Mas ainda é preciso fazer muito mais. E o prefeito Gil, ao longo deste ano, já mostrou que tem compromisso e que irá fazer muito mais, visto que, além das lideranças políticas da cidade, ela conta com o apoio da população ribamarense.
 ANB Online- O que a população ribamarense pode esperar da administração pública municipal para o ano de 2012 e quais as prioridades do Governo Cutrim para este ano?
Rodrigo Valente- Primeiramente, gostaria de desejar um feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações para todos os maranhenses, em especial ao povo de São José de Ribamar. As administrações públicas de São José de Ribamar, nas gestões Luis Fernando e Gil Cutrim, contam com o apoio do povo. Na minha avaliação, quando você tem o respaldo da população, aliado ao comprometimento, uma gestão tem tudo para dar certo. E é por isso que esta administração vem dando certo. Todos os setores da administração são prioridade para o prefeito Gil. E é desta forma que, em 2012, este governo fará uma São José de Ribamar cada vez melhor.





N° de visitas

relogio

Facebook

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações, ligue:

(98) 9 8767-7101

E-mail:

agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com



Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB