terça-feira, 22 de maio de 2012




Coluna do Fernando Atallaia



Por Fernando Atallaia

Editor especial de ANB Online






Aumento de número de vagas na Câmara Municipal chama atenção de postulantes



O aumento de assentos na Câmara Municipal de Ribamar já provoca burburinho e faniquitos na classe política local com especial atenção para os ‘marinheiros’ de primeira viagem.

São muitos os postulantes ao cargo de vereador que saem das alcovas para anunciar oficialmente serem pré-candidatos.

Na listagem de ANB Online, mais de 200 nomes já mostram interesse em concorrer a uma das vagas do Legislativo. Agora é aguardar para vê quem realmente emplacará uma candidatura real e viável!



Dinaelson Alencar é pré-candidato a vereador pela Vila São Luís


Da Vila São Luís para as dimensões geográficas do município, com animação e propostas o líder da Juventude Batista, Dinaelson Alencar se lança como pré-candidato a vereador pelo Partido Social Cristão-PSC.

Dinaelson Alencar: representante da Região das Vilas, ele tem a adesão de alas evangélicas da cidade  
Alencar é um dos principais nomes na disputa por uma vaga na Câmara Municipal representando a Região das Vilas.
Com a adesão de sua denominação evangélica (Igreja Batista) e de seguimentos ligados ao Cristianismo na cidade balnearia, o jovem articulador do alto dos seus 25 anos já é uma das apostas promissoras e promitentes do contexto político ribamarense. É a renovação chegando à Câmara Municipal.



Moradores dos bairros Mata e Matinha pedem entrevista com a pré-candidata Célia da Mata

Célia da Mata, professora e diretora da agremiação folclórica Boi da Matinha, é uma das pretensas e propensas personalidades políticas a ser entrevista por ANB Online.
A pré-candidata a vereadora, que vem nos últimos meses impondo ostracismo ao vereador Lázaro naquela área, é uma das sugestões de pauta mais recorrentes na central de atendimento da Agência de Notícias Baluarte. A equipe de produção do blog avalia a sugestão e em breve manterá possível contato com a docente no sentido de entrevista-la.



Na Região das Vilas, Filho da Maiobinha reúne multidão

Mais de 400 pessoas reunidas. Essa foi a imagem que os presentes ao encontro organizado por Filho da Maiobinha e seu grupo sociocomunitário, puderam contemplar na noite do último domingo (20)no bairro Maiobinha.
Filho da Maiobinha, conhecido naquela localidade pelas atitudes engajadas e comprometimento filantrópico, tem sido indicado pelas principais lideranças comunitárias daquela região a pleitear uma cadeira na Câmara Municipal da cidade.
O encontro vaticinou Filho como pré-candidato a vereador pela Maiobinha e ao que parece a multidão reunida já legitima a escolha do ativista social rumo ao Legislativo Ribamarense. Ao eleitor cabe esperar os desdobramentos!



PPS ribamarense não se exime das responsabilidades socialistas


O Partido Popular Socialista-PPS anda bem em São José de Ribamar e promete fazer a diferença: prestes a inaugurar sede própria na cidade do santo, a legenda inova pela proposta e vai além do circuito eleitoral proporcionado pelas eleições de outubro.

Marco Aurélio:PPS ribamarense deverá honrar os conceitos e ditames das práticas socialistas
De acordo com Marco Aurélio, presidente do PPS de Ribamar, a implantação da base do partido, visa  sobretudo o debate social e a promoção de ideias em torno de projetos e programas sociais consistentes e não somente o pleito desse ano.’’ Somos despretensiosos e não imediatistas, vejo que o PPS honrará o ideário do bom e velho socialismo, que objetiva pensar o Social de forma ampla e estrutural, esta é a nossa missão em São José de Ribamar’’, diz Aurélio.


Aumenta expectativa em torno do vice de Gil Cutrim para as eleições de outubro


As polêmicas que se arrolam à escolha do vice do atual prefeito Gil Cutrim na composição de chapa para as eleições desse ano continuam em São José de Ribamar.

Fontes não identificadas informaram à coluna que o chefe da Casa Civil do Estado, Luís Fernando Silva, já tenta impor o seu pretendente ao cargo no seu clássico estilo característico, o ditatorial.

As corroborações, em torno da escolha do vice, deflagradas Pela Agência de Notícias Baluarte nas últimas semanas abriram um leque de perspectivas para reações, as mais (a) diversas.

De um lado, grande parte da população ribamarense sugere para vice de Cutrim o ex-presidente da Câmara Municipal, Malheiros e, do outro Eudes Sampaio caminha na predileção do Executivo da cidade.

As centenas de ligações e e-mail enviados à central de atendimento de ANB Online deram visibilidade à polarização que hoje ganha as ruas de bairros e comunidades do município.

Esperada por todos os lados, a decisão em torno do nome a compor com Gil Cutrim como vice será anunciada em breve nas convenções eleitorais a serem realizazadas já no próximo mês.



Malheiros concede entrevista ao programa Hora da Bola da rádio Nova 104


O programa ‘Hora da Bola’ da rádio Nova 104 comandado pelos radialistas Gessé Pinho e Jercílio Brandão recebeu na última sexta-feira (18) o líder político Malheiros para uma entrevista que versou sobre a escolha do vice do prefeito peemedebista Gil Cutrim.

Malheiros:bem cotado para vice de Gil Cutrim, ele alavancou a audiência dos meios de comunicação do município nos últimos meses  
Com participação popular maciça, a entrevista, de acordo com a produção do programa, ganhou ressonância na esfera municipal e elevou os picos de audiência daquele meio de comunicação a números nunca antes vistos.

O convite a Malheiros partiu, segundo um dos locutores, dos ouvintes da rádio que antenados com a realidade política de São José sugeriram que o ex-presidente da câmara de vereadores expusesse sua opinião sobre a polêmica que envolve a composição de chapa com Gil Cutrim a prefeito.


Eudes Sampaio reage: ‘Malheiros estar esperneando’, diz.

O ex-secretário da fazenda e patrimônio da prefeitura de Ribamar, Eudes Sampaio, em contato com a coluna foi lacônico:’ Malheiros estar esperneando’, disse.



Eudes Sampaio:'Malheiros estar esperneando'.


A afirmação do hoje coordenador de campanha do prefeito Gil Cutrim a reeleição guarda alguma sustentabilidade. Sampaio já se vê como vice do peemedebista e é o nome indicado pelo ex-prefeito Luís Fernando Silva, seu contemporâneo, para composição da chapa que seguirá rumo às urnas de outubro.


Vereadores de Ribamar não aderem a projeto de ribamarensidade


A bandeira levantada por Malheiros na entrevista a radio Nova 104 passou pela defesa de um político nativo da cidade que representasse a população ribamarense em seus anseios e expectativas no sentido de compor com Cutrim como vice.


Vereadores de São José de Ribamar com o prefeito Gil Cutrim:apoio incondicional às deliberações do Governo

O político defendeu o conceito de ribamarensidade como fortalecimento das características e identidades histórica, social e cultural dos habitantes do município.

Em todo conjunto de suas falas essa premissa foi presente. Por outro lado, de acordo com um eleitor que preferiu não ser identificado, a grande maioria dos vereadores que nos últimos anos vinha sugerindo que o vice do atual prefeito às majoritárias fosse originário da cidade e/ou mesmo da Câmara Municipal, teria se calado em prol da indicação do Governo.



Negão e Zé Lima já não defendem um vice  local para Gil Cutrim


Os vereadores  Negão e Zé Lima, da base aliada do atual prefeito Gil Cutrim, conhecidos pelos posicionamentos ‘ferrenhos’ e impostados já não são os mesmos quando o assunto é a escolha do vice do peemedebista. 

Grandes defensores do projeto de composição do vice (sendo este um político ribamarense da cidade)na chapa de Cutrim, ambos, segundo eleitores do município,  perderam a vitalidade política quando a questão é optar por um nome nativo de São José de Ribamar. O que terá acontecido?



Candidatos a prefeito se preparam para o embate político

Os pré-candidatos a prefeito Júlio Filho (PC do B), Arnaldo Colaço( PSB) e Gil Cutrim( PMDB) já se preparam para o embate/debate político na cidade balneária.

Filho e Colaço pela Oposição visitam bairros e comunidades ribamarenses. Colaço, mais emblemático, promove seminários e encontros temáticos ao passo que Júlio Filho ainda prefere as reuniões convencionais.

Já o atual prefeito Gil Cutrim que concorre à reeleição visita bases e credita grande parte de sua articulação política aos vereadores do município (seus aliados) e às legendas partidárias que compõem sua base eleitoral na cidade.

Após as convenções, os posicionamentos dos prefeitáveis tendem a se acirrar em torno da disputa e possíveis mudanças nas respectivas coordenações podem vir a ocorrer. As eleições em São José de Ribamar prometem!




Deferências Atallaianas


As deferências atallaianas vão para as comunidades do Sarnambi, Bom Jardim e São José dos Índios, que nas últimas semanas contataram ANB Online de forma carinhosa e recorrente. Grande abraço ao povo de Ribamar que faz desses bairros seu reduto primeiro.

Aos amigos e parceiros Marcos Magah, Daniel, Lukas, Carla Pinheiro, Geovani, Paulo Sanches e Sandrinha em São Luís o meu fraterno abraço.

Aos leitores assíduos de ANB Online no bairro Jardim Tropical: José Rodrigues e família, Adriana e família, Leudson, Gustavo, patrícia, Daniela, D. Lúcia e Rosário minhas saudações e agradecimentos.

Aos moradores do Araçagi e Vila Alonso nossa dívida presente pelas sempre pertinentes sugestões de pauta.

Aos queridos leitores da região da Sede: Cabeça, Vanessa, Fabiana, Fernanda Marreiros, Licinha, Osvaldina, Guilherme do Cruzeiro, Júnior Fá, Ronald, Batuta, Paulo Campineiro, Dionísio, Ivan Trindade, Sandro e Mauricéia nossos reais cumprimentos e votos de felicidade.

Abraço enorme nos seguintes bairros e comunidades ribamarenses que fazem nossa audiência em toda São José de Ribamar: Vila Sarney Filho I e II, Tijupá Queimado, Moropóia, Bairro São Raimundo, Kairós, Campina, Itaguará, Parque Vitória, Vila Operária, Vila São Luís, Bairro J. Câmara, Panaquatira e região, Parque Jair, Caúra, Jussatuba, Maiobinha, Boa Viagem, Vila Cafeteira, Vilas Kiola I e II, Jardim Tropical,  Maioba e demais localidades de nossa querida cidade balneária o meu obrigado. Por hoje é só. Tenham uma ótima continuidade de semana. E que Deus nos abençoe a todos!









20 comentários:

  1. Esperamos com ansiedade entrevista com a Celia da Mata. Os bairros da Mata Grande, Matinha, Vila Sarney estao abandonados no que diz respeito a infraestrutura, educacao, , seguranca... Vemos na Celia da Mata um nome importante na regiao e gostariamos de saber de fato, quais sao as ideias, projetos etc para combater o abandono por parte do poder publico. Principalmente no que diz respeito a seguranca publica e geracao de emprego e renda, o que mais queremos. Na ultima entrevista que ouvi pela radio capital, so' ouvi os projetos dela em relacao 'a cultura, porem, gostariamos ee ouvir sobre outros temas, principalmente como vai lidar com a questao da seguranca publica, hoje na vila sarney filho, alem de faltar agua quase que todos os dias, temos tambem ladrao roubando a todo o instante, morte quase que todos os dias, boca de fuma perto das escolas. Abraco Atallaia, entreviste mesmo a Celia gostamos muito dessa menina e do Renovador tambem.
    Maria do Livramento- Sarney Filho

    ResponderExcluir
  2. Célia da Mata é piada- veerador na mata e na matinha so tem um um só: LÁZARO LÁZARO LÁZARO anota ai meu irmão Fernando não dar cartaz pra gente que não merece rapaz.
    Célia não é nem do fundo do quintal dela imagine da MATA, ESSA FOI BOA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    FRANCINALDO MORO NA MATINHA

    ResponderExcluir
  3. Senhor Francinaldo, gostaria de perguntar primeiramente, quem e' o senhor para dizer alguma coisa contra A Celia da Mata? Nao seja injusto e leviano, o fato de o senhor votar em Lazaro, nao lhe da' o direito de ser leviano com quem quer que seja. Va' a MATA! MATINHA... E pergunte para as pessoas de bem, que e' a Celia da Mata, e mais, pergunte sobre a vida da dela. Eu lhe garanto que as pessoas muito vao lhe dar uma resposta muito positiva em relacao a ela. Nao seja leviano, o fato de voce votar em lazaro, nao lhe da' o direito de atacar outro candidato, no que diz respeito a honra e dignidade. A Celia da Mata e' filha de Sao Jose', nascida e criada na Mata Grande, e' professora, diretora de escola por 10 anos, presidenta da assossiacao de moradores, presidenta do bumba boi-renovador e de quebra presidenta do duguay, alem do que, sempre trabalhou e trabalha, por mais para sua regiao. Ela mulher honrada, com vida e moral ilibada e que tem todo o direito de ser candidata a vereadora, vota quemquer! Vivemos em Estado democratico de direito. Deixo aqui o meu apelo ao blog da Agencia Baluarte para que filtre esses tipos comentarios maldosos e covardes contra a honra de quem quer que seja, inclusive contra Celia da Mata, mulher honrada, professora, pedagoga e detentora de um passado e um presente exemplar enquanto ser humano, e cidada ribaranse.
    Professora Vanessa - Mata Grande

    ResponderExcluir
  4. Attalaia é uma tristeza que muitas pessoas não usa sua mentalidade de està em pleno século XXI e que cada um tem sua livre escolha A Celia è um ser humano independente de qualque situaçâo o momento è de renovação isso vai ser um momento historico Celia é transmissora de conhecimento nunca teve no poder legislativo é preciso que cada um reconheça.


    MOradora da sede de Ribamar professora de matematica

    ResponderExcluir
  5. Fernando Atalaia admiro o seu trabalho de ta mostrando a politica da nossa cidade mas querido jornalista assim é muito fácil Atalaia; essa moça CÉLIA DA MATA a situação dela é igualzinha a JÚLIA zaidan QUE ENGANOU A VILA SARNEY FILHO; esse povo não tem preparo, eles não tem ideia de mudança são uns teleguiado Atalaia, chega na c^mara so vao pensar no bolso deles e esquece o povo e fazer o q o prefeito manda e gente que vai ser pau mandado de prefeito, escuta o que to te dizendo ~/TEM CADA UMA HUM HUM

    Carlos Sampaio da Quinta

    ResponderExcluir
  6. Carlos Sampaio continuo defedendo a candidatura da Cèlia porque ela è uma mulher de garra ela é capaz de de enfrentar esse poder que ai ests instalado em nossa cidade o que eu quero è que o povo desta cidade se liberte dando opórtunidade dos moradores da cidade participar da riqueza do seu municipio pois os ludovicenses sâo os que lucram como dizia o vereador Ze Lima.


    professora de matematica sede de Ribamar

    ResponderExcluir
  7. MALHEIROS É O CARA ATALAIA ADVOGADO SÉRIO E AMIGOS DE TODOS, O GIL SABE DISSO.
    JOSEVALDO CORREA

    ResponderExcluir
  8. Sem dúvida o Dr José Malheiros é um homem que sempre lutou por nõs da cidade e com certeza essa entrevista foi show de bola porque ele fala a verdade e não nega, o prefeito gil cutrim ta de parabens de escolher o nosso comandante malheiros esse homem é de luta e garra.
    Cristiano funcionário público de são josé de ribamar cidade carente

    ResponderExcluir
  9. Parabens pela coluna poeta Fernando mas o Eudes já foi escolhido pelo Gil com a força dos vereadores e com o aval da população sem contar que o o chefe da nossa cidade senhor Luís Fernando apoiou o Eudes desde o início e como o povo de Ribamar saber professor Atallaia o nosso querido político LF sempre quer o melhor para a nossa cidade. Muito obrigado pelo espaço e mais e mais talento para você.
    Denilson Jr Panaquatira

    ResponderExcluir
  10. Rapaz, ninguem bate em cachorro morto! Vejo que tem uns BANANAS aqui criticando a Celia da Mata, comparando com Julia Zaidan, ABSURDO! A Celia da Mata nunca foi vereadora? Eu pergunto, como comparar uma pessoa que nunca foi vereadora com uma vereadora? E' injusto, covarde, demonstra profundo senso injustica. E' isso o que esse cidadao chamado Carlos Sampaio da Quinta esta' fazendo. A comparacao justa e eficaz seria comparar o Lazaro com Julia Zaidan, pois, os dois sao ou ja' tiveram cargo eletivo, ou seja, ja' foram vereadores e se mostraram INOPERANTES E SUBSERVIENTES, sem lideranca e muito menos independencia politica. Acho que esse cidadao e' mais um ALIENADO politico da nossa cidade. E como ele, tem muitos, INFELIZMENTE! Celia da Mata e' um nome novo, gente independente com nome e historia. Alem de estar incomodando muita gente que quer ser vereador na regiao, simplesmente por ser o NOME FORTE que e' tambem, porque na ultima eleicao TEVE QUASE 700 VOTOS! Como ja' disse, NINGUEM BATE EM CACHORRO MORTO! EU VOTO EM CELIA DA MATA SEM MEDO DE SER FELIZ!
    Professoa Vanessa-Mata Grande

    ResponderExcluir
  11. Atalaia, fala aí pro povão que frequenta teu blog, que em 2012 so vai um candidato. Dinaelson Alencar... Quem ainda não ouviu falar não se espante quando ouvir esse nome tomando posse em janeiro de 2013. é nós meu irmão, tô com vc. abraço atalaia.
    Jhonata Matos - vila sao luis

    ResponderExcluir
  12. Gente prestem atenção no jovem Dinaelson Alencar esse sim ta cheio de projetos pra nossa cidade. vale apena conferir. meu voto é dele.
    kelson - vila operaria

    ResponderExcluir
  13. Atalaia épor isso que gosto de teu blog, quando vi sua nota falando sobre o jovem Dinaelson Alencar, gostei muito e posso testemunhar em favor dele e tudo que vc citou é pura verdade. esse rapaz tem um futuro promissor na politica ribamarense. apostem
    Diego Lopes- kiola

    ResponderExcluir
  14. Dinaelson Alencar menino bom e serio to contigo meu filho.
    Dona Maria Jose- vila flamengo

    ResponderExcluir
  15. esse cara faz a diferença mesmo,valeu amigo to com vc. Dinaelson Alencar é verdade
    Fabio- j. lima

    ResponderExcluir
  16. nunca ouvir falar de dinaelson alencar, todavia deve ser um pessimo nome para camara de vereadores ninguem o conhece, olha que sou rodado em sj ribamar ate na vilas, é fraco, mas se sair candidato vereador vai ser uma boa experiencia para ele ver que nao se faz politica e nem se chega na camara de vereadores sonhando alto, boa sorte Alencar.

    ResponderExcluir
  17. CARÍSSIMO ATALAIA EU GOSTARIA DE VE A CAMARA DE VEREADORES TOTALMENTE RENOVADA, MAS SEI QUE ISSO NAO É POSSÍVEL, O QUE ME PERCE QUE TEM VEREADOR QUE NÃO SABE FAZER MAIS NADA, A NAO SER OCULPAR UM CARGO DE VEREADOR, SERÁ QUE ISSO É BOM PARA NOSSA CIDADE E COMUNIDADES? TORÇO PARA OS JOVENS CANDIDATOS, MENTE TRANSFORMADORAS DE IDEIAS E OPINIAO. UM RECADO A TODOS DA REGIAO DAS VILAS, VAMOS VOTAR EM GENTE NOVA PARA VEREADOR.

    ResponderExcluir
  18. Vamos votar em gente nova como Celia da Mata! Professora, educadora de respeito e vida digna... acima de tudo com idenpendencia ideologica e orgulho de ser ribamarense.
    Professora Vanessa - Mata Grande

    ResponderExcluir
  19. Célia da mata realmente tem sua independencia e è capaz de enfrentar esse Luis Fernando na camara com essas contas super faturadas .


    Ione matinha

    ResponderExcluir
  20. E' impressionante como o povo de Sao Jose' de Ribamar nao tem um pingo de coragem pra criticar o que acontece no municipio. Todo o mundo fica pensando que esse Luis Fernando e' um santo mas, na verdade ele e' muito e' esperto. Hoje, Luis Fernando tem uma fortuna de mais 20 milhoes de reais. Ele colocou esse banana chamado Gil Cutrim, que so' sabe gastar dinheiro comprando carro novo, land rover, mitsubish triton etc. Por conta de que o Gil Cutrim e' filho do Raimundo Cutrim, presidente do Tribunal de Contas, colocado, pelo grupo Sarney, justamente, pra tornar as falcatruas financeiras do estado, legais. E com certeza, se fizerem uma alditoria nas contas da prefeitura vao encontrar corrupcao facil facil principalmente em contratos com construtoras e parceirias com empesas do grupo Sarney, como a Mirante. Ai, vc olha para todos vereadores de Sao Jose', nenhum tem coragem de pedir uma alditoria nas contas da prefeitura, contratos etc. Cada vereador recebe uma cota mensal de dinheiro pra ficar calado. ISSO E' UMA VERGONHA! O municipio de Sao Jose' nao tem uma industria de peso, e' um municipio que nao gera renda, satisfatoriamente para sua populacao. Bobo e' quem vota nesse Gil Cutrim! Eu queria que tivesse um candidato a vereador, DOIDO que tivesse coragem pra gritar la' naquela camara de vereadores! Mas, o que tenho visto aqui no blog da baluarte, ainda nao me agradou. Ouvi falar nessa Celia da Mata, mas nao conheco ela.

    Evandro - Outeiro(sede)

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB