segunda-feira, 8 de outubro de 2012


475 candidatos foram presos por crimes eleitorais, diz TSE



Estado com maior número de detenções foi Minas Gerais, com 98 prisões.
Boca de urna é o motivo mais recorrente, com 288 casos no país.



Do G1 Portal



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou neste domingo (7) que, até as 18h44, 475 candidatos a uma vaga nas prefeituras e Câmaras de Vereadores haviam sido detidos no país por terem cometido crimes eleitorais, entre eles uso de alto-falantes, boca de urna e transporte ilegal de eleitores.

O estado com o maior número de detenções foi Minas Gerais, com 98 prisões. Em seguida, está o Rio de Janeiro, que teve 88 prisões de candidatos.

O motivo que mais levou os concorrentes a cargos públicos serem detidos nos 26 estados brasileiros foi a boca de urna, prática proibida pela legislação eleitoral. Ao todo, 288 pessoas acabaram detidas por terem tentado influenciar outros eleitores nas imediações dos locais de votação. Em Minas, foram contabilizadas 70 prisões por esse motivo.


Sem prisão

Os candidatos a prefeito e a vereador cometeram ainda 980 ocorrências sem prisão, totalizando 1.455 o total de ocorrências registradas. O principal motivo das ocorrências sem prisão foi a divulgação de propaganda, que teve 407 registros. Somente em Minas Gerais, foram 107 flagrantes deste tipo.

Outras ocorrências que levaram os candidatos à prisão foram o uso de alto-falantes ou amplificadores (10 registros), divulgação de propaganda (63 ocorrências), transporte ilegal de eleitores (25) e fornecimento ilegal de alimentação (6).


Não candidatos


De acordo com o TSE, 1703 pessoas – além dos candidatos – foram presas em todo o país por cometerem práticas ilegais durante a votação. O Rio de Janeiro foi o que teve maior número de prisões, com 483 ocorrências, seguido por Minas Gerais, que teve 228 flagrantes, e pelo Rio Grande do Sul, com 162.


O motivo que levou a 61% das prisões de não candidatos foi a boca de urna. O total de registros, contabilizadas tanto as ocorrências com prisão como as sem prisão, é de 3357.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores