terça-feira, 23 de outubro de 2012

AS ELEIÇÕES 2012 EM SÃO JOSE DE RIBAMAR: O INÍCIO DE NOVOS CAMINHOS

                 
Por Neildo Marinho Ribeiro Junior



Depois de passado o calor das eleições, os candidatos e os eleitores voltam ao estado de normalidade emocional, os eleitos comemoram e o não eleito procuram justificativas para os votos  que faltaram  para se elegerem. Passando para a analise das eleições em nossa cidade, ela pode e ser analisada em dois aspectos, o primeiro quando se analisa a eleição proporcional(vereadores) e a segunda a eleição majoritária(para prefeito). Nos ateremos aqui, a analisar a eleição para prefeito.  

 
Nesse aspecto, são importantes algumas impressões sobre o gigantismo de São José de Ribamar no cenário político estadual. A cidade balneária está localizada na região metropolitana de São Luís, possui atualmente cerca de 170 mil habitantes e 91 mil eleitores, os atuais índices de crescimento populacional e de eleitores projetam a cidade para nos próximos 08  a 12 anos para mais de 200 mil habitantes e  algo em torno de 150 mil eleitores. Na próxima década nós seremos a segunda cidade do Estado em termos populacionais e, no mínimo, o terceiro maior colégio eleitoral do Estado. Além de um amplo espaço para o desenvolvimento econômico e social.  Essas características elevam São José de Ribamar a condição de cidade estratégica para todos os partidos políticos que funcionam no Estado.

Na década de 90 e inicio dos anos 2000 a disputa política na cidade ficou polarizada entre o Grupo dos Câmaras e o Grupo do Dr. Julinho, a cidade era dividida ao meio , mas o grupo dos Câmaras levaram a melhor nas sucessivas disputas do período. Na ultima década, o grupo dos Câmaras foi substituído pelo Grupo de Luís Fernando Silva eleito em 2004  com o apoio de J. Câmara que indicou Ribamar Dourado como candidato a vice-prefeito, mas a aliança foi desfeita logo no inicio do governo com a demissão de todos os aliados de J. Câmara da prefeitura.  

Em seguida foi colocado em pratica o plano para enterrar de vez o grupo Câmara da cena politica na cidade balnearia e introduzir o novo aliado do prefeito Luis Fernando, no caso, Edmar Cutrim e seu filho Gil que queria suceder Luis Fernando na prefeitura. Como sucessor natural de Luis Fernando era seu vice(Ribamar Dourado) e legitimo representante dos Câmaras ele teria que ter seus direitos políticos cassados para evitar um possível rompimento e uma candidatura da família Câmara. A tarefa de cassar os direitos políticos de Ribamar dourado não foi tarefa difícil, uma vez que os principais interessados estavam no lugar certo, Edmar Cutrim que queria ver seu filho vice de Luis Fernando estava no Tribunal de Contas e o Ribamar Dourado tinhas contas para serem julgadas pelo tribunal(quando ele teria sido presidente da Câmara Municipal) e fala-se que as irregularidades por ele cometidas acabou ajudando. O resultado não foi outro, as contas de Ribamar Dourado foram rejeitadas, ele ficou inelegível e o caminho estava livre para Gil Cutrim ser indicado como vice.




Em 2008,  Luis Fernando, já tendo Gil Cutrim como vice, se reelege sem muitas dificuldades derrotando novamente o Grupo de Dr. Julinho que estava com seus direitos políticos cassados. Em 2010, ainda na metade do segundo mandato, Luis Fernando renuncia o cargo de Prefeito para assumir o cargo de Secretario Chefe da Casa Civil do Governo do Estado. O caminho estava livre para Gil Cutrim pavimentar a sua reeleição. Durante dois ano de mandato, Gil Cutrim seguiu apenas o caminho direcionado por Luis Fernando. Fez um governo apático, sem criatividade e os principais problemas da cidade não foram enfrentados, onde podemos citar os problemas da saúde, a falta de agua e a infraestrutura da cidade. Diante da apatia e a ausência de tino político de Gil Cutrim, Luis Fernando teve que conduzir de perto a reeleição dele para evitar um desastre eleitoral.
Depois dessas observações começamos a analisar as eleições de 2012. Inicialmente, é importante ressaltar que essas eleições foram de vital importância para a vida política da cidade por dois aspectos. O primeiro, o fato de Luis Fernando não ser o candidato a prefeito e o segundo o fato de que seu principal adversário (Dr. Julinho) está inelegível e teve que indicar o seu filho Julio Filho para a disputa. Isso mostra um cenário de incertezas diante da inexperiência de Gil Cutrim  e Julio Filho. Terminada as convenções o cenário eleitoral se confirma com a presença de três candidaturas: Gil Cutrim liderando uma coligação formada pela maioria dos partidos, Julio Filho(PCdoB, PDT e PRTB) e Colaço(PSB/PSol) que consegue registrar sua candidatura contrariando forças poderosas que não desejavam sua candidatura.
Diante do poderio econômico e político envolvido na candidatura do atual prefeito e a ausência de estrutura das demais, o atual prefeito conseguiu se reeleger com 68% dos votos , Julio Filho e Colaço com 24% e 06,07%, respectivamente.
Essas eleições possui elevado significado histórico para a nossa cidade não pelo resultado em si, mas pelo que pode acontecer a partir dela que pode se desdobrar em três aspectos: o primeiro, o fato de que a oposição possui reais chances de ganhar o governo do Estado em 2014, com isso a oposição pode disputar a prefeitura m 2016 noutra situação bem mais favorável, isso se alia ao fato de Gil Cutrim ter tido desempenho muito inferior a Luis Fernando  quando se compara os números das eleições de 2004, 2008 e 20012 . Em 2004, Luis Fernando obteve 48% e 2008, 63% dos votos, um crescimento de 15% no seu eleitorado. Já Gil Cutrim, obteve 68%, um crescimento de apenas 05%  em relação a Luis Fernando.
O segundo aspecto reside no fato do grupo de Dr. Julio presenciar uma redução gradativa do seu poder político na cidade que é resultado das suas sucessivas derrotas. Para se ter uma ideia do prejuízo político, em 2000  o grupo de Julio Matos obteve 48% dos votos; em 2004, 46%; em 2008, 35% e em 2012, 24% dos votos validos. O terceiro aspecto é a  candidatura de Colaço que contraria as expectativas das forças dominantes e ganha apoio significativos na cidade, foi a primeira vez que um terceiro grupo rompe a barreira dos 06% do eleitorado da cidade. A campanha de Colaço , apesar de pequena estrutura, foi organizada, com um bom programa de TV e um Programa de Governo antenado com os problemas da cidade, em fim um terceiro grupo apresenta-se na cidade com um candidato carismático,  com um grupo sólido e  um partido em plena ascensão no Brasil(PSB). Colaço reúne as condições para liderar a oposição em 2016 e surpreender em São José de Ribamar, tudo vai depender de como ele vai conduzir o debate da oposição na cidade.
O certo é que essa eleição teve apenas candidatos jovens e abriu-se uma imensidão de possibilidades, inclusive, com a oposição com chances de ganhar o governo em 2014, com  o enfraquecimento do Grupo de Júlio Matos e o surgimento de um novo grupo liderado pelo socialista Colaço.  O futuro é de incertezas para todos os grupos políticos da cidade.





Neildo Marinho Ribeiro Junior é acadêmico de Direito e presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de São José de Ribamar.
 
 


Os artigos para esta sessão devem ser endereçados ao editor de ANB Online através do e-mail atallaia.baluarte@hotmail.com . Devem ainda conter biografia concisa do autor e contato(telefone ou e-mail). As opiniões emitidas são de inteira responsabilidade dos articulistas.
 
 
 


 

20 comentários:

  1. Não concordo com o texto- defende Colaço e não reconhece o valor da vitória de Gil. Neildo, vocês perderam, deixe de papo furado hehehehe
    Santana , professor do Panaquatira

    ResponderExcluir
  2. Santana, o amigo Neildo é daqueles apaixonados por metrÔO linha SÃO BERNARDO KKKKKKKKK LIGA NÃO...

    Vicente Ferrez Villagio do Cohatrac é GIL E ACABOUUUU

    ResponderExcluir
  3. A ANÁLISE DE NEILDO É CORRETISSIMA, A REELEIÇÃO DE GIL JÁ ERA ESPERADA, DA MESMA FORMA O FIM DA CREDIBILIDADE DO GRUPO DO JULINHO QUE MOSTRA TOTAL INCAPACIDADE DE REAGIR. MAS A GRANDE SURPRESA FOI A CANDIDATURA DE COLAÇO QUE APRESENTOU CARACTERÍSTICAS ALTAMENTE POSITIVAS, NÃO TEVE MAIS VOTOS POR QUE ERA DESCONHECIDO. PODE SE CANDIDATAR A DEPUTADO ESTADUAL QUE A POPULAÇÃO VAI TE APOIAR E 2016 ELE É UM CANDIDATO FORTE.

    JOÃO DO CENTRO

    ResponderExcluir
  4. "Acadêmico de direito". Essa galera é uma graça!

    ResponderExcluir
  5. O texto com certeza não é dele, um bom discurso com objetivo certo, incentivar a dissolução da oposição, COLAçõ oposição, se tivessem dado a oportunidade dele ser vice de GIL era estaria lá. o PT e PSB do antigo zé lima, tudo a mesma coisa quem muda de partido pra enganar a povo, hehehehe,.. pode acreditar vai achar que 6,7% ganhara me 2016. me compre um bode...... alternativas devem e vão aparecer... o povo não é bobo.
    Um partido que bota bola rolou para vereador tem responsabilidade politica com Ribamar.Pode até ser.... Neildo vamos trabalhar e te prepara chubo grosso vem ai..
    Augusto. SEde.





    ResponderExcluir
  6. Colaço não se vende sempre foi fiel e muito honesto será o próximoo prefeito de Ribamar - Neildo falou e disseee!!!!

    Pacheco do Taxi Centroo

    ResponderExcluir
  7. SEM NOÇÃO, O CARA ESCREVE SEM PROPRIEDADE NENHUMA E ERRA PRA CARAMBA, MAS TDB É A OPINIÃO DELE NÉ? FAZER O QUE, EITA POVO DOIDOO
    FRANCISCO DAS NEVES DO MIRITIUA

    ResponderExcluir
  8. Que texto bem pensado ainda não tinha parado pra pensar,Neildo parabéns,não sei quem vc é mas percebi que vc fez uma pesquisa bem detalhada,nossa não votei no Colaço mas, vi a campanhã dele só na garra e coragem,acho que esse texto mostra o tiquinho de voto de Gil pois os votos são de Luis Fernando, ele só teve esse crescimento,nossa pensei que fosse mais,obrigada Neildo por me dar essa informação,concordo com vc Colaço de fato merece uma oportunidade,eu voto nele só pela coragem e a campanhã dele foi só na raça e na garra eu via,simples e organizada.
    célia do centro

    ResponderExcluir
  9. O Neildo é um cara do bem, e ele não baixou a cabeça para o prefeito na sua gestão e é um bom nome para ser vice de colaço.
    Em relação à releição do Gil, vejo que foi um perdedor tanto ele como Eudes(fraco de voto), pois com toda estrutura que tiveram, tipo todos os partidos, máquina do governo, prefeituras, e apoio do pai de gil que é muito forte como conselheiro e articulador de sarney, deixaram tanto o julio filho como colaço tirar esse tanto de voto, pois o vereadores bancados por eles fizeram a festa, mas teve muito candidato novo que incomodou....

    Abraços,
    Zezinho da kiola

    ResponderExcluir
  10. Esse ´pessoal não se toca mesmo, acadêmico de direito essa é boaa kkkkk com tanto erro de portugues ele podia era pedir pro Fernando atallaia dar uma aula pra ele, coitadooo Benildo centroo

    ResponderExcluir
  11. Amigoo Atallaiaa vamos pensar: Julinhoo tá perdendo o grupo dele e o colaço ta crescendoo , Gil nao pode mas se reeleger, Eudes vai ser apresentando como candidato 3 meses antes da eleiçaoo me compre um bodee, pensa Atallaiaaaa... o povo vai tá cansado de falsa promessaaa , o grupo de julinho vai fazer o QUEEEE????/?????? PROCURAR COLAÇO TE CUIDA EUDES faz tua mídiaaa kkkkk colaço novo prefeito de ribamar concorda fernando atallaiaaa? diz AE

    Sérginhoo do Barbosaa

    ResponderExcluir
  12. QUANDO POSTAM QUE JULINHO E SEU GRUPO ACABOU, A ELEICAOE DE 2012 VEM E MOSTRA AO CONTRARIO. UM BABAO LOGO NO INICIO DA CAMPANHA GRITAVA: ESTA ELEICAO PRA GIL VAI SER A MAIS FACIL DO BRASIL E O QUE VIMOS? GIL TEVE QUE REBOLAR, E SUAR MUITO ALEM DE DEIXAR A FORTUNA DE SEU PAI E DOS COFRES DA PREFEITURA NAS RESIDENCIAS DOS RIBAMARENSES E VERDADE OU MENTIRA O QUE COMENTO?? ENQUANTO ISSO JULIO FILHO O FILHO DO JULINHO QUE DIZERAM QUE ESTAVA MORTINHO DA SILVA, RESSURGE CO SEU GRUPO E SEM MEUS CAROS DINHEIRO APENAS COM AJUDA DOS AMIGOS QUE ELE CULTIVOU E CULTIVA ATE HOJE DOA A QUEM DOER.. O PROPRIO EDMAR CUTRIM RECONHECE QUE JULINHO ESTA VIVO E BEM VIVO.....HAHAHAHAHAHAHAH ESTOU ROLANDO DE RIR>KKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  13. Prezado amigo Fernando Atalaia,

    Discordo plenamente dos comentários postados neste BLOG, no que diz respeito ao grupo do Dr. Julinho e Colaço, pelas seguintes razões:

    Dr. Julinho lançou o filho, Julio Filho como candidato sem nenhum apoio financeiro de quem quer que seja. Ele apenas se valeu dos serviços prestados à população ribamarense na área da saúde, pois o sistema de saúde do município é extremamente precário e o povo recorre ao Dr. Julinho e este atende a todos que vote nele ou não, diuturnamente. Julio Filho teve 24% dos votos e Colaço teve apenas pouco mais de 6%(não dá pra comparar), observando que Dr. Julinho só conseguiu transferir para Julio Filho 60% dos votos dos ribamarenses que inegavelmente votariam nele se fosse o candidato, logo o grupo de Dr. Julinho saiu fortalecido com o resultado da eleição, provando que ele não está morto, como alguém pensava. Considerando que a oposição tem amplas possibilidades de ganhar e eleição em 2014 para o Governo do Estado, o grupo apoiado pelo Dr. Julinho poderá ganhar a eleição de 2016(independente de Colaço que ainda não tem expressão política em Ribamar). Outra observação é que não podemos subestimar os remanescentes de J.Câmara que pelos bons serviços que prestou em Ribamar tem sua parcela de eleitores que poderão se manifestar com o surgimento de membros da família como sua filha Rejane Câmara que é querida em Ribamar e o próprio Ribamar Dourado que também tem seus seguidores políticos. Assim sendo, o grupo de Dr. Julinho continuará sendo a segunda força política ribamarense, que diante do desgaste da Administração Gil Cutrim, falta de grupo e expressividade de Colaço,surgimento de mais uma liderança que é Julio Filho, alguém da família Câmara e com a possível vitória da oposição em 2014, Dr. Julinho será o fiel da balança e a sucessão municipal inevitavelmente passará por ele.

    OTANIEL PEREIRA DE JESUS
    Funcionário Público Municipal
    Professor

    ResponderExcluir
  14. CONCORDO COM OTONIEL EM GENERO E GRAU E AINDA COMPLEMENTO JULINHO E SEU GRUPO POLITICO VIVO ESTA, ASSIM COMO O GRUPO DE CAMARA, 2014 ESTA AI FLAVIO DINO CHEGOU E VAI FICAR VAMOS MOSTRAR PRA ESSE GRUPO DOMINANTE BASTA, FIM, ACABOU. JULIO FILHO SO TEM 28 ANOS E APRENDEU COM O PAI VIVINHO QUE CORAGEM E FORCA PRA LUTAR SEMPRE VÃO TER.

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de Discordar desse Otoniel e aconselho a dá uma olhada para a evolução dos votos de Julinho desde em 2000=48%, 2004=46%, 2008=35% e 2012=24%. Por lado, o numero de eleitores em ribamar era 2000-39.000, 2004=50.000, 2008=75.000 e 2012=91.000. De todos os eleitores novos de São Jose de Riamar, o grupo de Dr. Julinho não coseguiu agregar ninguem, ficou sempre no patamar de 14.000 em 2000 para 17.000 em 2002. Coclusão,o grupo de Dr. Julinho não consegue agregar mais ninguem e, por isso, não possui ondições de ganhar mais as eleições em ribamar. E colaço, vai ser a sua atuação de agora pra frente que vai definir a sua real liderança. Já os grupo dos Camaras, me compre um bode, não existe mais.

    Artur
    Tropical

    ResponderExcluir
  16. O Colaco nao consegue ser a segunda opcao politica de ribamar nunca

    ResponderExcluir
  17. QUE INTERESSANTE ESSES COMENTÁRIOS,QUEM GANHA É A DEMOCRACIA,MAS PROFESSOR LEIA O TEXTO DO NEILDO E PERCEBA QUE SÃO FATOS NUMEROS ENTÃO, COMO PROFESSOR VC PRECISA IR PRO DEBATE COM OUTROS NÚMEROS,PARA COMPARAR UM ARTIGO COM OUTRO,MAS COMO VC PERCEBE QUE OS NÚMEROS FALAM POR SI, NÃO TEM COMO DISCORDAR,AI FICA DIMINUINDO A PARTICIPAÇÃO DO COLAÇO COM OPÇÃO DE UM TERCEIRO NOME.VEJA É A SEXTA TACA QUE GANHA JULINHO OU PAI OU FILHO É A SEXTA,6 VEZES DE TACA TEM COMO NEGAR QUE ESSE GRUPO SÓ CAI,NÃO TEM COMO NEGAR. NÃO TEM TAMBÉM COMO NEGAR A ORGANIZAÇÃO DA CAMPANHÃ DE COLAÇO,NÃO TEM COMO NEGAR QUE COLAÇO TEM POSSIBILIDADES REAIS DE FAZER UM BOM TRABALHO.E GIL NESSE PROCESSO TA TORCENDO PRA OPOSIÇÃO BRIGAR,POIS SABE QUE VAI TER CAMPO LIVRE PRA ELE.
    JANE PROFESSORA,CENTRO

    ResponderExcluir
  18. Concordo com vc Jane,eu não votei no Colaço, mas se fosse hoje votaria,eu não sabia que o Julinho já tinha perdido 6 vezes e nem sabia desses números da queda de Julinho,é professor vc ficou sem argumento pois os numeros falam Julinho já deu o que tinha que dar chega.Colaço eu não conheço vc, mas só vc passou na minha rua vou te dar uma oportunidade,veja o que aconteceu em são Luis,então porque não em Ribamar.

    ResponderExcluir
  19. Caros amigos leitores, tenho acompanhado a politica de SJR desde 2000, o que observo que o grupo da situaçao em nenhum momento da história levou de graça as vitorias nas eleiçoes muicipais, o que acontece que o grupo que se afirma da oposicão, não vende uma ideia de mudança, julinho e/ou julio filho representam um atraso, um retrocesso no crescimento e desenvolvimento do municipio de SJR, até por que quem disse que julio filho é liderança? Sua participaçào no processo eleitoral foi importante, pois os eleitores precisam de opções, mas necessitamos de novos nomes, pois desse modo nossa cidade nao avançara muito, com mentalidade e visao politica dessa atual administraçao sem preparo, feudalista e incompetente.

    ass:Vilascintense de Coração. Universitario/ufma/uema.

    ResponderExcluir
  20. Pra começar ,eu e TODA minha família votamos em Gil Cutrim e não recebemos um centavo por isso ,eu nao tenho emprego na prefeitura,nem meu marido,nem meu pai,nem minha mãe,nem meu irmão ...Votei nele porque entre os canditados era a melhor opção ,pois jamais votaria em um canditado que só tá ali porque o seu pai tem ficha suja ,conseguimos a lei da ficha limpa e eu teria um desgosto profundo se não valorizasse isso votando nesse grupo de fachada ! Quem sabe Colaço cresça sim na próxima ,e quem sabe até tenha meu voto ou não,mas o fato é que o grupo do Dr.Julinho acabou! Acredito que Luis Fernando tem grandes chances em 2014 no governo .Meu voto ele já tem !

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB