quarta-feira, 3 de outubro de 2012

 

Cresce número de denúncias de violência contra idosos no Maranhão

 
 

Só este ano já foram registrados mais de 2.600 casos.
Agressores quase sempre são pessoas da família.



Do G1 MA com informações da TV Mirante




Ameaças e maus tratos estão entre as principais denúncias de violência contra os idosos no Maranhão. Só este ano já foram registrados mais de 2.600 casos. A maioria das vítimas são mulheres e os agressores quase sempre são pessoas da família.



Apenas neste ano, a delegacia do idoso abriu mais de cem inquéritos para investigar a violência doméstica. Dos mais de 2.600 casos registrados de janeiro a julho deste ano, a ameaça e os maus tratos estão no topo da lista como os crimes mais praticados, principalmente, contra as mulheres idosas. Neste caso, a Lei Maria da Penha pode ser aplicada, o que tem garantido maior proteção às vítimas. “É bem mais eficaz porque, geralmente, esse agressor é usuário e drogas e apresenta um comportamento agressivo em que há toda aquela violência psicológica contra a idosa”, explica a delegada Rosa Maria Campos.


Violência contra Idosos: denuncie


Para os especialistas, muitos casos de violência contra os idosos fica no silêncio porque a própria vítima prefere não denunciar o agressor. “É muito difícil para o idoso chegar à delegacia e denunciar o seu filho ou o seu neto, aquela pessoa que ele criou”, afirma a médica geriatra Jacira Serra.




 Só este ano, o Ministério Público entrou com oito ações na Justiça para obrigar o estado a atender os idosos que estão precisando de asilo. Segundo a Promotoria dos Direitos dos Idosos, em São Luís existe apenas um local como esse, que conta somente com 30 vagas, quando a demanda é de mais de duas mil. Para a promotoria, a solução imediata seria lugar espaços e contratar profissionais da área de saúde para cuidar dos idosos. “A medida definitiva seria a criação de outros espaços, criar várias instituições de longa permanência em vários bairros de São Luís. O correto é não temos uma instituição gigantesca e sim termos várias instituições pequenas. Isso resolveria a situação, mas enquanto isso não é criado, nós precisamos usar uma medida que seja provisória, que seria abrigar essas pessoas em espaços como casas alugadas ou apartamentos com uma equipe multiprofissional para atender pessoas necessitadas”, alega o promotor Paulo Roberto Barbosa.




Os casos de violência contra idosos podem ser denunciados por meio do disque 100 ou ainda na delegacia do idoso, em São Luís, que fica na Praça Gomes de Sousa, 249, Centro. O telefone da delegacia do idoso é o (98) 3221-2119.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB