sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

 
Guardas de São José de Ribamar realizam Assembleia Geral com Governo



Categoria reivindica direitos como Insalubridade, Data-Base e melhoria das condições de trabalho; Assembleia Geral será realizada amanhã no Liceu Ribamarense



Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte



Aproveitando a onda de reivindicações e discussões trabalhistas que vem se perpetuando ao longo deste ano no município, Associação dos Guardas Municipais de São José de Ribamar realiza amanhã, às 8h, na escola Liceu Ribamarense, uma assembleia geral que visa debater questões pertinentes à categoria.

Foram convocados a participar do encontro, o prefeito municipal Gil Cutrim e parte de seu secretariado. Associação que representa os direitos dos Agentes de Trânsito, Salva-vidas e Guardas Municipais aponta falhas gritantes na operacionalização da Segurança do município e cobra direitos como Insalubridade, Data-Base, Progressão Profissional e ainda o aumento do percentual de risco de vida (hoje em 40%) para 100%.

De acordo com Raimundo Pires, presidente da Associação, os Guardas Municipais não desfrutam dos direitos há anos, o que vem impossibilitando a estabilidade e fortalecimento de suas funções. ’’ O Guarda Municipal não tem como subir de nível sem Data-Base e hoje com os cortes do Governo estamos ainda mais reduzidos à desvalorização; sem falar que não temos um risco de vida em 100%, que é o correto, dentre outras ausências’’, disse.
Rodrigo Valente com Gil Cutrim: ocupado, mas ainda assim o ''conciliador''


A categoria enfrenta atualmente a também redução de quadro proporcionada pela nova distribuição dos guardas nos postos de trabalho, incluindo escolas, hospitais e repartições públicas. O descompasso, segundo o presidente da entidade, está avaliado em aproximadamente 180 profissionais, que longe de suas atividades, causam um déficit operacional visível na estrutura da segurança municipal. ‘’ Temos entre 170 a 180 guardas fora de atividade, por conta da nova distribuição de trabalho concebida pela Prefeitura, sendo que muitas escolas e postos estão sem segurança e a mercê do acaso, a população nesse sentido está totalmente desassistida’’, afirmou Raimundo Pires.

Violência e abandono- Com a ausência dos Guardas Municipais nos postos nos quais trabalham, muitas instituições da cidade e centros de ensino ficaram sem segurança, um problema que também incomoda aos moradores de bairros como Centro e Moropoia.’’ Aqui na Agência do Trabalho não tem  mais guarda e no Parque da Cidade estar sem nenhuma segurança, é ruim pra gente que sempre passa por esses locais, a gente se sente desprotegido’’, desabafa a dona de casa Rosemary Sousa, residente no Moropoia.

A falta de segurança vem também atingindo os habitantes da região das Vilas. Na Vila Kiola Costa, a instabilidade no setor público assola os ribamarenses que ali vivem. O comerciante Ubaldo Pereira retrata bem a triste realidade. ‘’A Polícia Militar passa de vez em quando por aqui e na unidade de saúde não tem mais guarda, ai fica tudo ao deus dará, precisamos de uma resposta do prefeito para saber o que estar acontecendo’’, exige o morador.

O Governo confirmou até aqui a presença do secretário de Administração, Planejamento e Finanças da prefeitura, Rodrigo Valente-que vem atuando como conciliador nos impasses entre Prefeitura e categorias reivindicadoras-para assumir as prerrogativas governistas na negociação com a Categoria. A reportagem tentou contatar o secretário, mas nenhuma ligação foi atendida. Em seguida Valente alegou, via mensagem, não poder prestar esclarecimentos por está ocupado em uma reunião.

 

Serviço:


O que: Assembleia Geral dos Guardas Municipais de São José de Ribamar.  

Quem: Guardas Municipais/Prefeitura Municipal.   

Onde: escola Liceu Ribamarense.  

Quando: amanhã (08) às 8h.

Pauta: reivindicações e melhorias trabalhistas para Categoria.

4 comentários:

  1. O pessoal da Saúde também vai entrar em greve Sr. Atallaia- veja isto.

    Cláudia Enfermeira

    ResponderExcluir
  2. É professor, é guarda, é enfermeiro, é tudooo é greve é pra todo lado eita gente onde a gente vai chegar com esse prefeito, depois a culpa é da oposição, ahhhhhhhhhh conta outra bando de babão de meia tijela Júlio filho prefeito não vejo a horaa parabéns pela reportagem atallaia Denilson jardim tropical

    ResponderExcluir
  3. O cara não dar esclarecimento de uma coisa seria dessa porque ta ocupadoo isso é coisa feia e bote feia nisso, isso não se faz secretárioo procure respeitar a categoria , Raimundo pires falou e disse, guarda de Ribamar só vive no sufoco, eu não não tenho motivação pra trabalhar , nunca tive nessa cidade vou na marra porque tenho que sustentar família se não não ia mesmo valeu Raimundo pires Guarda xnão posso me identicar senão vou ser demitido

    ResponderExcluir
  4. Participei da assembléia no sábado, a nossa categoria aprovou as argumentações do secretário Rodrigo Valente: Foi posto às claras e concordamos em acompanhar as modificações previstas para o início de 2013. Não sei porque desse terrorismo que tentam "pregar". Parabéns ao Pires, que soube conduzir a reunião com preparo e disernimento e parabéns ao Dr. Rodrigo, que sabiamente expôs seu interesse em colaborar com o que foi solicitado. Quem ganha com isso somos nós!

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB