terça-feira, 22 de janeiro de 2013





Ribamarenses se mobilizam para garantir isenção do ITBI
 
Imposto é cobrado às famílias de baixa renda contempladas no programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal
 
 
 
POR FERNANDO ATALLAIA
DA AGÊNCIA BALUARTE
atallaia.baluarte@hotmail.com

 
A polêmica envolvendo a cobrança do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis-ITBI pela prefeitura municipal aos ribamarenses pelo visto está longe de chegar ao fim. Um projeto de lei elaborado pelos ‘’prejudicados’’ vem fomentando inúmeras reuniões pelos bairros de São José de Ribamar com o objetivo de conseguir adesões ao coro dos insatisfeitos.
 

Já num total aproximado de 4 mil assinaturas colhidas o Projeto agora seguirá à Câmara de Vereadores para aprovação. Arnaldo Colaço, ex-candidato a prefeito no município, é um dos autores da iniciativa e garante que em muito pouco tempo os resultados serão percebidos. ''Estamos na luta pela isenção do imposto e certamente teremos sucesso nessa empreitada'', afirma.

O ex-candidato Arnaldo Colaço: na rota da insatisfação popular, ele encorpa campanha pela isenção do Imposto 

Dependendo da adesão de 5% do eleitorado do município para que possa tramitar como matéria no Legislativo, o Projeto vem sendo acessibilizado aos moradores da cidade através de audiências que já passaram por bairros como Vila Flamengo, Jardim Tropical e Sede. A cobrança do imposto, de acordo com o ex-candidato ao Executivo, poderá prejudicar em torno de 15 mil famílias da cidade. ''Nós estimamos algo em torno de 15 mil famílias prejudicadas nos próximos anos em Ribamar, o projeto de lei é a única saída para isentar os ribamarenses desta cobrança'', diz Colaço.


Gil Cutrim: cobrado por grande parte da população do município a retirar cobrança



O imposto no valor de R$ 1. 230 cobrado aos sorteados no programa Minha Casa, Minha Vida, vem deixando intrigados os ribamarenses, que alegam não terem condições financeiras para  pagar o valor exigido como condição para o recebimento dos imóveis. A diarista Suzana Teixeira, residente na Vila Alonso Costa, em contato com ANB Online, mostrou sua insatisfação. ''Nós procuramos esse Programa justamente porque não temos condições de pagar um valor alto, somos humildes, o prefeito podia entender essa nossa situação e tirar esse imposto'', esclareceu Suzana.


Outro lado- Uma das únicas prefeituras do país a cobrar o ITBI, a prefeitura municipal de São José de Ribamar se apoia na legitimidade da ação, que dentro dos padrões do programa de habitação do Governo Federal, ampara a exigência. Outra explicação palpável para a permanência da cobrança do imposto no município é que, segundo os governistas, por ocasião da eleição passada, o governo Gil Cutrim não poderia acenar positivamente em favor da isenção para que não se configurasse favorecimento eleitoral.


A equipe de reportagem da Agência de Notícias Baluarte, tentou contatar o secretário de obras da Prefeitura de Ribamar, Antonio Garrido, no sentido de obter mais informações sobre a atual situação que envolve o Programa e os sorteados, mas até o fechamento dessa matéria nenhuma ligação por nós realizada fora atendida. As indefinições e a cobrança do Imposto permanecem.

3 comentários:

  1. Colaço?????? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk aproveitador sai de ti fica te dando bem em cima dos outro RIBAMAR É GIL SEU FALSO MENTIROSOOOOOOOOOOO
    CLAUDINHA

    ResponderExcluir
  2. Atallaia colaço não é aquele que fez o metro do são bernardo rodar aqui na praia de panaquatira?- acorda meu povo, esse moço triste faz tudo pra ser prefeito, ele quer dar é o melhor pra família dele por isso que expulsaram o dito cujo do PT partido da tramoia- Antonio Celsoo daa Maioba vem mentir aqui pra tu levar vaia

    ResponderExcluir
  3. ronto esta aí um bom momento pro município ou os puxa saco de plantão, explicarem o porque da não isenção. Fica a dica....

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB