quinta-feira, 9 de maio de 2013

O antissarneysismo como atestado de boa conduta

 

Por Robert Lobato 



No Maranhão dicotômico, “sarneysista” versus “antissarneysista”, quem se posiciona na segunda opção parece achar-se protegido por uma espécie de “atestado de boa conduta” para fazer o que bem entender. Funciona mais ou menos assim:

 
Se você rouba, mas é um político, empresário ou jornalista “antissarneysista”, não tem problema, pois você não é ladrão, apenas está sendo perseguido pela “oligarquia” e pelo sistema Mirante.


Assassinou alguém e é um “antissarneysista”? Fica gelo, você não é assassino, não matou ninguém, tão somente matou em legítima defesa ou foi vítima de alguma armação do “grupo”.


Se estuprou, mas é um vigoroso “antissarneysista”, pode ficar tranquilo que aparecerá um aliado para dizer que você “estuprou, mas não matou”.
E se meter a mão no dinheiro público? Pode dormir tranquilo, pois os “antissarneysista” não são corruptos, eles usam o dinheiro surrupiado em nome da “causa” para libertar o Maranhão.


É prefeito ou prefeita, e usou e abusou de dispensa de licitação? Relaxa, basta ser “antissarneysista” e aparecerá um deputado “camarada” que dirá da tribuna que você faz uma gestão “revolucionária” e “transparente” na sua cidade, mesmo que os fatos mostrem o contrário.


E se você for um blogueiro da “pilantrosfesta”? “No problem”, se for “antissarneysista” você está liberado para fazer desgraças contra quem quiser do grupo Sarney, com a certeza de que será bem “recompensado” por um algum gabinete oposicionista.
 Brincadeira à parte, a coisa é séria.


Muitos fazem da dicotomia “Sarney” x “Antissarmey” uma forma equivoca – e até perigosa – de separar quem presta e quem não presta na sociedade maranhense em geral, e na política em particular, como se todos os “sarneysistas” fossem demônios perversos e os “antissarneysista” santos de candura. São incapazes de aceitar a ideia de que tanto de um lado como do outro têm gente séria e honesta, assim com têm picaretas e cretinos.


E o mais ridículo é que, na falta de argumento, muitos que se arvoram de “puros”, tacham de “sarneysista” qualquer um que ouse em criticar ou contrariar setores ou agentes oposicionistas. Ou seja, pura apelação!


O fato é que essa divisão do Maranhão em apenas dois lados do espectro político, só tem beneficiado alguns poucos que se utilizam do discurso “Sarney” x “Antissarmey” para sobreviver e se dar de bem de uma forma ou de outra.


E o povo maranhense só tem perdido com isso…





Robert Lobato é blogueiro e editor do blog do Robert Lobato. 

Um comentário:

  1. Sarneysista ou antissarneysista, não importa em nada se a pessoa antes de político não tiver boa conduta, boa índole, se não tiver boas intensões políticas que favoreçam à população que os elegeram para trabalharem em seu benefício e em benefício deles próprios (políticos).
    Na mesma lógica, digo que eu voto em pessoas, não em partidos. Mostra-me quem tu és e eu analisarei se te darei meu voto ou não.
    Ezequias Berredo.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB