sábado, 9 de março de 2013

 

Atuação de Marcelo Portela é destaque na câmara de Paço

 
Em menos de dois meses parlamentar já discutiu temas de alta relevância para o município. Vereador do PHS é um dos nomes  mais engajados às causas sociais de Paço do Lumiar


Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte
atallaia.baluarte@hotmail.com

 
A atuação do vereador Marcelo Portela (PHS) tem sido motivo de discussão em torno das reais prerrogativas do Poder Legislativo em Paço do Lumiar. Mantendo uma postura isenta, sóbria e independente, Portela vem se destacando entre os seus pares por um comprometimento com o Social que  nada deixa a desejar aos grandes líderes políticos que fizeram a história do país.


Em menos de dois meses do início dos trabalhos do Legislativo, o vereador já discutiu temas de grande relevância para o município a começar por Saúde, Segurança, Crimes Ambientais, Educação, Atentados, dentre outros.


Marcelo Portela vem tendo bom relacionamento com a Imprensa e com os demais setores sociais que querem o desenvolvimento daquele município. Como exemplo, recentemente o vereador fez uma visita oficial ao Ministério Público de Paço visando estabelecer um vínculo que enriqueça o seu mandato, que segundo ele, é voltado para a população 24 horas por dia. ‘’ Bem, o que eu puder fazer para bem representar a população de Paço eu o farei e 24 horas por dia, esse é o meu compromisso, a minha visita ao MP tem essa conotação e objetivou buscar mais essa parceria’’, disse na ocasião.
Marcelo Portela( o primeiro à direita) com o prefeito Josemar Sobreiro ao centro: comprometimento social com a população de Paço do Lumiar e postura diferenciada no Legislativo

A independência de Marcelo Portela tem atraído à atenção dos cidadãos luminenses que aguardam por mudanças estruturais na cidade. O vendedor Cláudio Luís, residente no conjunto Maiobão declarou à nossa reportagem que deposita no vereador uma confiança a toda prova. ‘’ Para ser sincero eu estava desacreditado, mas fui à Câmara assistir algumas sessões e senti muita segurança no Marcelo, ele tem ótimas ideias e projetos para Paço e passa muita responsabilidade e segurança pra gente, eu confio no mandato dele para nos representar’’, reconheceu Cláudio.

A equipe de ANB Online esteve em Paço do Lumiar entre os dias 4 e 6 do mês em curso e presenciou em uma das sessões da câmara de vereadores um exemplo da atuação de Portela. Em contato com alguns moradores do bairro Pindoba localizado naquela cidade, o repórter-fotográfico Ivan Morais comprovou in loco a aprovação do mandato do vereador junto a populares. Em conversa amistosa com o membro de nossa equipe, assim se pronunciou o agricultor Francisco das Chagas:

 - Esse moço tem um futuro brilhante pela frente, ele é simples, tem palavra e é  muito educado, está sempre ouvindo a gente, está do lado do nosso povo, nele eu voto quantas vezes for necessário’’, afirmou o luminense.

Marcelo Portela foi eleito nas últimas eleições dentro de um cenário convulsionado pelo governo corrupto da ex-prefeita Bia Venâncio, onde foi secretário. Afastou-se da gestão à época por não aceitar e/ou concordar com os atos de improbidade de Venâncio. Após sua saída daquela administração, continuou a traçar seu itinerário dentro de uma conduta e postura dignas de reconhecimento. O seu posicionamento hoje como vereador continua a seguir esta mesma rota. Algo que a população de Paço do Lumiar percebe e destaca como referencia no Legislativo do município.

 

 
O parque derrotado


O bairro Parque Vitória pertencente à cidade de São José de Ribamar no Maranhão é, de acordo com seus habitantes, o paradoxo do seu próprio nome. Diante da ausência de políticas públicas do Governo Municipal, alguns moradores já ousam até renomeá-lo.  


POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR DE ANB ONLINE       
atallaia.baluarte@hotmail.com

A entrada do bairro Parque Vitória em São José de Ribamar no Maranhão pela avenida principal já alerta os visitantes que o percurso não será nada fácil. Os obstáculos visíveis e perenes presentes nas vias de acesso são o cartão postal para milhares de transeuntes- que titubeando entre buracos, crateras e poças d’água alimentadas por esgotos a céu aberto- tem que por ali passar, diariamente. A avenida é somente o retrato das demais ruas que fazem de todo um bairro um logradouro rechaçado ao descaso e abandono da administração do peemedebista Gil Cutrim na chamada cidade balneária maranhense.

A gestão do atual governo no município vem travando acirradas ‘’batalhas’’ com lideranças comunitárias daquela localidade nos últimos quatro anos, mas as intempéries e adversidades sofridas pelos moradores locais já remontam há muito mais tempo. Em 2012 várias manifestações foram feitas pelos ribamarenses do Parque Vitória visando chamar atenção da gestão municipal para a situação caótica do bairro. Em nenhuma das tentativas os moradores daquela comunidade foram atendidos pela prefeitura de São José de Ribamar. A razão dos vieses, de acordo com o mestre de obras Laercio Alves, se fundamenta na não intenção do governo Gil Cutrim(PMDB) em realizar obras no bairro. Uma espécie de ‘’troco’’ aos habitantes do Parque Vitória pela insurgência da acentuada insatisfação popular que os moradores não fazem questão de esconder.
 ‘’A gente não sabe mais o que fazer, há pessoas que afirmam que eles (governo Gil Cutrim) estão se vingando da gente porque nós pedimos por melhorias nas manifestações, pessoas comentam que é bem melhor ficar calado porque podemos ser vítimas de represálias da administração deles, estamos totalmente sem saída, essa é a mais pura verdade, sem meios de viver dignamente, sem opção alguma, acontece que o Parque Vitória já estar nessa situação deplorável desde 2005 e nada é feito, nunca foi feito nada aqui, eu disse nada, eles desconhecem totalmente a existência do nosso bairro, é muita crueldade ’’, denuncia o morador.


Um dos cartões-postais do bairro Parque Vitória em São José de Ribamar no Maranhão

O caos na Infraestrutura é somente um dos problemas graves e gritantes, dentre tantos, que assola a comunidade do Parque Vitória em São José de Ribamar. A reportagem especial da Agência de Notícias Baluarte sob a coordenação do repórter-fotográfico Ivan Morais se deparou com reclamações, as mais diversas. Na área do Emprego e Renda, a dona de casa Ivete Salgado declarou nunca ter visto em funcionamento um programa do Governo Municipal que contemple as famílias pobres e a juventude do bairro com geração de Emprego e Renda, mesmo havendo secretarias criadas para essa finalidade. ‘’Nossos jovens estão abandonados, caindo no mundo das drogas, sem espaço, sem oportunidades, sem nada, e eles ainda dizem que tem uma secretaria da Juventude e outra para o Emprego e Renda, essas secretarias servem para que mesmo? Essa prefeitura é muito é só mídia. É revoltante’’, Indaga a moradora.

Interdição de via ocorrida no dia 03 de dezembro de 2012: protestos contra o descaso do Governo Municipal são frequentes

Na área da Segurança Pública, os habitantes do bairro abandonado afirmam já ter, por inúmeras vezes, pedido a intermediação do governo Gil Cutrim para sanar o problema da violência que só cresce naquela localidade, mas nunca foram atendidos em suas reivindicações. A manicure Sandra Araújo, residente no Parque Vitória há 15 anos, fala à produtora da Agência Baluarte Isabela Santos da triste e brutal realidade. ’’ Moça a gente se sente desprotegido é dia e noite, a gente não tem segurança nenhuma aqui no Parque Vitória e o mais ridículo é que existe uma prefeitura que podia tomar uma atitude em nosso favor, mas eles não estão nem ai, eles querem mesmo é que a gente se dane, esse prefeito é muito mau, dona ’’, desabafa a moradora.

O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim: bairros abandonados

O tour realizado por nossa reportagem também passou pelo mercado do bairro, onde não se vê nenhuma forma de estrutura ou manutenção da feira frequentada pelos habitantes do retaliado Parque Vitória e de onde muitos moradores locais tiram o sustento de suas famílias. A vendedora Arlete Castro, através de uma dica, mostra uma possível solução para o bairro, que segundo ela, não deveria se chamar Parque Vitória. ‘’ O nome é bonito, mas temos que cair na realidade para ver se melhora, esse governo do Gil Cutrim não está nem ai para a população, o Parque Vitória podia se chamar era Parque Derrota, porque falta tudo aqui, é uma derrota, falta água, iluminação, tudo, não tem nada para o  povo, se a gente cair na real meus irmãos e buscar nossos direitos, pode ser que algum dia alguém faça alguma coisa por nós, quem sabe’’, aposta a feirante.

A reportagem da Agência de Notícias Baluarte tentou contatar os secretários de Infraestrutura, Antônio José Garrido Costa; da Juventude, Nelson Weber Júnior; da pasta da Assistência Social, Trabalho e Renda, Sonia Maria Silva Menezes e ainda o prefeito de São José de Ribamar Gil Cutrim para obter esclarecimentos sobre as denúncias, mas nenhuma ligação realizada por nossa equipe foi atendida. Em seguida, tentamos contato exaustivo com o secretário da Defesa Social de São José de Ribamar, Coronel Iratan, mas não obtivemos resposta. Sabe-se, contudo que a insatisfação, a revolta e o descontentamento dos ribamarenses que habitam um dos bairros mais populosos de São José de Ribamar são as únicas armas que eles têm para lutar por melhorias para uma comunidade que contraditoriamente carrega um nome que nada tem a ver com sua lastimável e deplorável realidade.


Com a colaboração de Ricardo Silva e Lu Melo.

Produção jornalística: Isabela Santos.

Texto e edição: Fernando Atallaia.

Coordenação de Reportagem Especial: Ivan Morais.  

Agradecimentos: comerciante Maria do Rosário, empregada doméstica Betiane Fonseca, empresária Lúcia Lima, ativista social Xuxa, representante comercial Claudinho Júnior, professora Francisca Carla, motorista de Coletivo Pedrinho Prazeres, estudante universitária Sara, mestre de obras Denílson Luís e Sr. Carlos Aguiar, pensionista. (moradores do bairro abandonado Parque Vitória em São José de Ribamar-MA).   



Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB