sábado, 9 de março de 2013
O parque derrotado


O bairro Parque Vitória pertencente à cidade de São José de Ribamar no Maranhão é, de acordo com seus habitantes, o paradoxo do seu próprio nome. Diante da ausência de políticas públicas do Governo Municipal, alguns moradores já ousam até renomeá-lo.  


POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR DE ANB ONLINE       
atallaia.baluarte@hotmail.com

A entrada do bairro Parque Vitória em São José de Ribamar no Maranhão pela avenida principal já alerta os visitantes que o percurso não será nada fácil. Os obstáculos visíveis e perenes presentes nas vias de acesso são o cartão postal para milhares de transeuntes- que titubeando entre buracos, crateras e poças d’água alimentadas por esgotos a céu aberto- tem que por ali passar, diariamente. A avenida é somente o retrato das demais ruas que fazem de todo um bairro um logradouro rechaçado ao descaso e abandono da administração do peemedebista Gil Cutrim na chamada cidade balneária maranhense.

A gestão do atual governo no município vem travando acirradas ‘’batalhas’’ com lideranças comunitárias daquela localidade nos últimos quatro anos, mas as intempéries e adversidades sofridas pelos moradores locais já remontam há muito mais tempo. Em 2012 várias manifestações foram feitas pelos ribamarenses do Parque Vitória visando chamar atenção da gestão municipal para a situação caótica do bairro. Em nenhuma das tentativas os moradores daquela comunidade foram atendidos pela prefeitura de São José de Ribamar. A razão dos vieses, de acordo com o mestre de obras Laercio Alves, se fundamenta na não intenção do governo Gil Cutrim(PMDB) em realizar obras no bairro. Uma espécie de ‘’troco’’ aos habitantes do Parque Vitória pela insurgência da acentuada insatisfação popular que os moradores não fazem questão de esconder.
 ‘’A gente não sabe mais o que fazer, há pessoas que afirmam que eles (governo Gil Cutrim) estão se vingando da gente porque nós pedimos por melhorias nas manifestações, pessoas comentam que é bem melhor ficar calado porque podemos ser vítimas de represálias da administração deles, estamos totalmente sem saída, essa é a mais pura verdade, sem meios de viver dignamente, sem opção alguma, acontece que o Parque Vitória já estar nessa situação deplorável desde 2005 e nada é feito, nunca foi feito nada aqui, eu disse nada, eles desconhecem totalmente a existência do nosso bairro, é muita crueldade ’’, denuncia o morador.


Um dos cartões-postais do bairro Parque Vitória em São José de Ribamar no Maranhão

O caos na Infraestrutura é somente um dos problemas graves e gritantes, dentre tantos, que assola a comunidade do Parque Vitória em São José de Ribamar. A reportagem especial da Agência de Notícias Baluarte sob a coordenação do repórter-fotográfico Ivan Morais se deparou com reclamações, as mais diversas. Na área do Emprego e Renda, a dona de casa Ivete Salgado declarou nunca ter visto em funcionamento um programa do Governo Municipal que contemple as famílias pobres e a juventude do bairro com geração de Emprego e Renda, mesmo havendo secretarias criadas para essa finalidade. ‘’Nossos jovens estão abandonados, caindo no mundo das drogas, sem espaço, sem oportunidades, sem nada, e eles ainda dizem que tem uma secretaria da Juventude e outra para o Emprego e Renda, essas secretarias servem para que mesmo? Essa prefeitura é muito é só mídia. É revoltante’’, Indaga a moradora.

Interdição de via ocorrida no dia 03 de dezembro de 2012: protestos contra o descaso do Governo Municipal são frequentes

Na área da Segurança Pública, os habitantes do bairro abandonado afirmam já ter, por inúmeras vezes, pedido a intermediação do governo Gil Cutrim para sanar o problema da violência que só cresce naquela localidade, mas nunca foram atendidos em suas reivindicações. A manicure Sandra Araújo, residente no Parque Vitória há 15 anos, fala à produtora da Agência Baluarte Isabela Santos da triste e brutal realidade. ’’ Moça a gente se sente desprotegido é dia e noite, a gente não tem segurança nenhuma aqui no Parque Vitória e o mais ridículo é que existe uma prefeitura que podia tomar uma atitude em nosso favor, mas eles não estão nem ai, eles querem mesmo é que a gente se dane, esse prefeito é muito mau, dona ’’, desabafa a moradora.

O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim: bairros abandonados

O tour realizado por nossa reportagem também passou pelo mercado do bairro, onde não se vê nenhuma forma de estrutura ou manutenção da feira frequentada pelos habitantes do retaliado Parque Vitória e de onde muitos moradores locais tiram o sustento de suas famílias. A vendedora Arlete Castro, através de uma dica, mostra uma possível solução para o bairro, que segundo ela, não deveria se chamar Parque Vitória. ‘’ O nome é bonito, mas temos que cair na realidade para ver se melhora, esse governo do Gil Cutrim não está nem ai para a população, o Parque Vitória podia se chamar era Parque Derrota, porque falta tudo aqui, é uma derrota, falta água, iluminação, tudo, não tem nada para o  povo, se a gente cair na real meus irmãos e buscar nossos direitos, pode ser que algum dia alguém faça alguma coisa por nós, quem sabe’’, aposta a feirante.

A reportagem da Agência de Notícias Baluarte tentou contatar os secretários de Infraestrutura, Antônio José Garrido Costa; da Juventude, Nelson Weber Júnior; da pasta da Assistência Social, Trabalho e Renda, Sonia Maria Silva Menezes e ainda o prefeito de São José de Ribamar Gil Cutrim para obter esclarecimentos sobre as denúncias, mas nenhuma ligação realizada por nossa equipe foi atendida. Em seguida, tentamos contato exaustivo com o secretário da Defesa Social de São José de Ribamar, Coronel Iratan, mas não obtivemos resposta. Sabe-se, contudo que a insatisfação, a revolta e o descontentamento dos ribamarenses que habitam um dos bairros mais populosos de São José de Ribamar são as únicas armas que eles têm para lutar por melhorias para uma comunidade que contraditoriamente carrega um nome que nada tem a ver com sua lastimável e deplorável realidade.


Com a colaboração de Ricardo Silva e Lu Melo.

Produção jornalística: Isabela Santos.

Texto e edição: Fernando Atallaia.

Coordenação de Reportagem Especial: Ivan Morais.  

Agradecimentos: comerciante Maria do Rosário, empregada doméstica Betiane Fonseca, empresária Lúcia Lima, ativista social Xuxa, representante comercial Claudinho Júnior, professora Francisca Carla, motorista de Coletivo Pedrinho Prazeres, estudante universitária Sara, mestre de obras Denílson Luís e Sr. Carlos Aguiar, pensionista. (moradores do bairro abandonado Parque Vitória em São José de Ribamar-MA).   



27 comentários:

  1. AQUELE TRECHO NA FRENTE DA UPA É UMA DESGRAÇA, JÁ QUEBREI MEU CARRO ALÍ PRA MAS DE 4 VEZES É MUITO DESRESPEITO COM A POPULAÇAO QUE VOTOU NESSE CAMARADA.
    JOEL , OBRIGADO PELO APOIO MEU AMIGO

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela excelente reportagem me chamo Claudiane e moro aqui no Parque Vitória, já fui assaltada várias vezes por falta de policiamento, sou universitária e para pegar o transporte quando chove temos que colocar as sandálias em sacola para não sujar de lama, minha tia quebrou um braço caindo num buraco na frente da UPA aqui do Parque, falta água na minha casa quase todos os dias e não tem um projeto social ou mesmo cursos ou oficina para profissionalizar os jovens, a população do nosso bairro elegeu um prefeito que nunca fez nada pelo nosso bairro, queria pedir pra você fazer uma reportagem da rua do comercial dólar, essa rua está completamente danificada. Obrigada...
    Claudiane , moradora do Parque Vitória

    ResponderExcluir
  3. Parceiro Não é diferente do paço onde a BIA BURACÃO só deixou buracosssss tira foto da 8 essa avenidaa ta uma merdaaaa cara
    Wellysson da av 13 do maiobao

    ResponderExcluir
  4. Não precisa ir longe não seu repórter, o barbosa no centro ta totalemnte abandonadoooo faz essa reportagem que vale a pena esse prefeito é um Ó
    SILVINHA DO BARBOSA

    ResponderExcluir


  5. Atalaia o alto do Itapiracó tá só buraco e no abandono amigo, quero sua presença para fazer essa reportagem, vou deixar meu contato para qualquer coisa.
    Bruno, estudante da FAMA alto do itapiracó
    Bruno25fama@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Uma vez comentei no seu blog a situação deprimente da vila são luis do terreno que é da prefeitura e que serve de lixeiro e guardador de roubo onde o mesmo oferece medo pra população um técnico desses da prefeitura foi la e não fez nada esse terreno fica perto do convento queria pedir pra você fazer essa reportagem logo porque a gente não tem pra quem apelar o prefeito gil cutrim e bonzinho so pro povo dele de são luis,valeu fernando atalaia , Pedro sou amigo do dinaelson Alencar

    ResponderExcluir
  7. Uma aberração, cadê o prefeito dessa cidade triste ?
    Sandra Palhares-Guarulhos-SP

    ResponderExcluir
  8. PARQUE VITÓRIA TA E BOM TU CONHECE O PARQUE JAGUAREMA AUTORIDADE//? PASSA LÁ A COISA LÁ É BRABA É FALTA DE LUZ TODO SANTO DIA E AS RUAS EU NEM FALO A COISAA É FEIA
    JOAO CARLOS VI ESSA REPORTAGEM ONTEM

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela assistência que você dar as famílias de Ribamar e ao povo, sou sua eterna fã. Valeu cara, tu és 10 lindão.
    Valéria Guimaraens Anjo da Guarda

    ResponderExcluir
  10. quero falar do Caúra estar totalmente abandonado, um bairro que podia servir pra turismo dos visitantes e para nossa população e que tinha um tempo restaurantes bares e muitas atrações, atalaia o Caúra precisa de uma reportagem dessas cara vai lá é sério -Ronaldo São José de Ribamar

    ResponderExcluir
  11. Situação cruel com toda certeza
    Júnior Santigo Imperosa-MA

    ResponderExcluir
  12. Grande reportagem, o povo do parque vitória te agradece amigo, parabéns e muito obrigado de verdadeee meu nobre
    Xuxa, luisa, família Cantanhede /irmãos Antunes valeu Fernando atalaia

    ResponderExcluir
  13. A VILA TAMER E O PARQUE ARAÇAGI PEDEM SOCOORROOO O PREFEITO DA PROMESSA PROMETEU SE ELEGEU E NÃO CUMPRIU,
    QUEREMOS ESSA REPORTAGEM NA VILA TAMER E NO PARQUE
    ANA LÚCIA E FAMÍLIA TE AGUARDO MEU E-MAIL DE CONTATO É ANA.LU.PODEROSA@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  14. Quem mora em lagoa é sapo meu irmao mas esse prefeito tem casa é na LAGOAAAAAAA AREA NOBRE GOSTOU DESSA AI ATALAIA?
    SÍLVIO

    ResponderExcluir
  15. Rua 7 da vila operária perto do mercado nessa rua tem um esgoto abertoo é a dayse passa aqui fernando
    dayse

    ResponderExcluir
  16. Parabens pela grande reportagem do blog, quero aproveitar a oportunidade para requerer a presença de voces na minha localidade a vila são josé o esgoto entra dentro da minha casa
    henrique rua 4 da padaria da são josé

    ResponderExcluir
  17. Jovens DESEMPREGADOSSSSS JOGADOS NO OLHO DA RUA SEM EMPREGO RENDA E OS SECRETÁRIOS ESBANJANDO EM CARRAO ISSO LA E GOVERNO ISSO É UM LIXOOOOOOOO FORA GIL CUTRIM
    FRAN CENTRO

    ResponderExcluir
  18. Fernando Atalaia meu caro a rua Nossa Senhora das dores no prque araçagi parece uma boca aberta sem dente essa rua ja causou atropelamento carro contra bicleta eum jovem quase morria o parque araçagi e parque abandonado meu amigo ;;atallaia pra o senhor ter uma ideia nessa rua a noite carro fica atolado nao tem energia nas casas o parque araçagi precisa urgente de apoio e uma soluçao GIL CUTRIMMMM FAZ TUA CASA AQUI MEU IRMÃO
    Renatinho moro na rua é só procurar por mim Atalaia

    ResponderExcluir
  19. Secretaria de juventude? Kkkkkkkkkk emprego renda? Kkkkkkkkkkkkk essa galera é uma graça, Atallaia me fala de um projeto de uma dessas secretarias??/ não tem parceiro, não existe, essa prefeitura ta embromando o povo tem muito tempo meu amigo, um tempãoooooo kkkkkkkkkkkkkk eita mídia desgranhadaaaaa de boaaaa essa boaaaaaa ACORDA RIBAMAR
    Pedrinho do Panaquatira, eu vou passar participar do teu blog é show de bolaa

    ResponderExcluir
  20. Nunca tinha visto coisa igual. Que coisa horrível. Nossaaa!!!!!
    Geraldo Munhões Curitiba Paraná

    ResponderExcluir
  21. faz uma no sarnambi meu parceiro ver se o mar ta pra peixe hehehehe cade garrido numa hora dessa?? cria vergonha secretário tu ta ai é pra trabalhaar sio ver se tu emenda

    Junior do Sarnambi

    ResponderExcluir
  22. As imagens já falam tudo, é muito abandono nesse bairro minha gente, o retrato da miséria não tem outra definição é o retrato da miséria, até o pior povoado de Caxias ta melhor que isso ai, pra la prefeito fica ai mesmo meu colega
    Carminha CAXIAS MARANHÃO

    ResponderExcluir
  23. Parabens pela reportagem amigo pena que nao conseguiram contato com as autoridades para termos uma resposta a todas estas arbitrariedades mais vamos resistir e fechar a avenida com pneus e tronco carros nenhum vai passar ou ou teremo que mudar o nome do bairro para PARQUE DERROTA.

    marcio morador do parque sao jose no parque vitoria

    ResponderExcluir
  24. atalaia a matinha a mata vila conçeiçao quinta uba tuba ta tudo destruido cara tem uma vala na vila conçeiçao na matinha que dar pras engolir um carro enquanto isso o vereador do bairro disse que ele foi mal votado la que quem quiser alguma coisa pra procurar o vcicero que ele que teve a votaçao do bairro ele que e o representante rapaz e muita brincadeira. o vereador e lazaro ele que tem que brigar pela comunidade. se o cicero tivesse sido eleito pode ter certeza o negocio tava diferente ele ja tinha comprado pedra ou seja o que for pra entupir esses buracos que mesmo sem ganhar ele ajuda a comunidade imagine se tivesse ganhado.abre o olho mprefeito gil que o senhor esta sendo queimado na matinha.abraço grande atalaia.nilton. matinha.

    ResponderExcluir
  25. A VERDADE E A SEGUINTE ALGUMAS PESSOAS ALIAS A MAIORIA DIZ QUE LUIS FERNANDO FOI O MELHOR PREFEITO DA HISTORIA DE RIBAMAR.AGORA TEMOS O INVERSO TEMOS SIMPLESMENTE O PIOR PREFEITO DA HISTORIA DE RIBAMAR NAO ADIANTA GIL BOTAR OURO NAS RUAS E ESTRADAS DA NOSSA CIDADE ELE AGORA JA FOI TACHADO PELO POVO DE PIOR PREFEITO DA HISTORIA DA NOSSA CIDADE E ACABOU POLITICA PRA ELE.LUIS FERNANDO SE VOCE SOUBESSE QUE IA ACONTECER ESSE CAOS EM RIBAMAR COM ESSE HOMEM QUE VOCE APOIOU SEI QUE TERIA TIRADO SEU CAVALO DA CHUVA POIS ATE PESSOAAS LIGADAS A VOCE ESTAO MUDANDO DE OPINIAO E SE BANDEANDO PRA O LADO DE LA.ANTONIO VILA LUIZAO.

    ResponderExcluir
  26. ISSO NAO E NADA SE VC SAIR DA MATAINHA ATE A VILA SARNEY E UM DESAFIO OU VOCE QUEBRA O CARRO NOS BURACOS OU CORTA OS PNEUS NAS PEDRAS INCLUSIVE EU NAO SABIA QUE GIL ERA REGUEIRO ELE TA SENDO CHAMADO DE GIL PEDRA.POR TANTAS PEDRAS NOS BURACOS DAS RUAS.ESSES DIAS UMA CAÇAMBA VIROU NA RUA QUE VAI DAR NA VILA CONÇEIÇAO NA MATINHA. OS MORADORES DA MATINHA VILA CONÇEIÇAO VILA SARNEY J LIMA TAO PREPARANDO UMA SURPRESA PRO SENHOR PREFEITO AGUARDE.

    ResponderExcluir
  27. prefeito vou lhe dar um conselho nao va nos arraiais esse ano que o senhor vai ser recebido a tomates.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB