sábado, 15 de fevereiro de 2014

O balneário da insegurança
São José de Ribamar é aterrorizada por crescente onda de violência e crimes que se alastra por todo seu território 


Por Fernando Atallaia
Editor da Agência Baluarte 
atallaia.baluarte@hotmail.com 


Foi-se o tempo em que São José de Ribamar representava aos seus habitantes e turistas a tão sonhada tranqüilidade almejada por todos. Sequelada por crimes, os mais bárbaros e hediondos, além da constante presença de furtos, assaltos e atrocidades diversas, a cidade mergulhou no caos, e caminha para uma quase irreversível realidade espantosa. Espantoso, porém, já é o seu atual cenário.


Nos últimos 6(seis) meses foram contabilizados dezenas de assassinatos em território ribamarense. Somando-se a estes, uma centena de ações criminosas das mais variadas naturezas, entre as quais se registra com freqüência, investidas de bandidos por quase todos os bairros da anteriormente pacata e ordeira cidade balneária. 


Um dos sites locais responsável por boa e significativa parte da cobertura de Polícia em São José de Ribamar, o Ribamar Online vem diagnosticando em tempo real a crise que, diga-se de passagem, avulta na terceira maior cidade do Maranhão. O portal em suas matérias cita, inclusive, os bairros onde a incidência de violência generalizada e acentuada periculosidade se fazem ouvir com fremência, e diariamente.

O prefeito Gil Cutrim e vereadores aliados do governo: despreocupação total com a Segurança Pública do município
Na região da Grande São Luis, onde Ribamar tem um papel de destaque na configuração social e política, o noticiário sangrento tem sempre um lugar fidelizado ao município. Uma rotina de medo e sobressalto ganha as casas dos habitantes da cidade. Na paisagem, a perda do direito constitucional de ir e vir. Portas e janelas trancadas, como regra. 


No bairro Sede, uma única viatura policial é responsável pela segurança dos mais de 70 mil habitantes que povoam a área urbana do balneário inseguro. Já na Região das Vilas, a situação se agrava. Com um policiamento precário, escasso e rudimentar aliado a ausência de políticas públicas municipais e estaduais, as populações dos bairros vivem à mercê da criminalidade que já se apresenta na forma da banalização da vida e do crime. Homicídios tem sido cada vez mais comuns e frequentes. 
O jovem Victor Lopes: assassinado a tiros, ele foi mais uma das vítimas da violência em São José de Ribamar
A problemática, que perpassa os limites da compreensão dos munícipes situa-se na esfera de um governo indiferente à barbárie, esta proporcionada pela carência de oportunidades de Emprego, Renda e Inclusão Social. Ribamar parece não ter o governo que precisa. Não tem um governo à altura de seus reais dilemas, dizem alguns do povo. Entre estes, os eleitores do prefeito Gil Cutrim, gestor que se esquiva da desordem sofrida hoje pela cidade no campo da Segurança Pública. 


Alguns entusiastas do prefeito discordam dos que apontam falhas e o defendem. Mas na prática, o município não cresce em cidadania. Concentra a grande maioria de sua gente humilde na exploração da boa vontade popular  e na inocência de seus habitantes. E o pior: os faz refugos. A presença de trabalho infantil em São José de Ribamar é a constatação cabal e sintomática dessa exploração que permeia todos os meandros, estruturas sociais e localidades do município. 


Não se pode estatizar a violência e o crime. Ambos devem ser pensados sob a perspectiva local, seus tumores e consequências, já dizia um pensador da cidade. Fato. São José de Ribamar pode até parecer-se com São Luís, Raposa e Paço do Lumiar, mas resguardadas as peculiaridades e características de cada município, a cidade deveria ser pensada com a preocupação particular de um governo eleito para esta finalidade. O que não vem ocorrendo e nunca ocorreu. Enquanto isso, nas ruas e avenidas do balneário, o derramamento de sangue e o assalto à dignidade dos ribamarenses continuam. Lamentável!


10 comentários:

  1. que tristecadê o prefeito dessa cidade ?
    Deusalina de gnf

    ResponderExcluir
  2. Atalaia, pelo q eu sei, o portal de maior notícias policiais é o q Nunes faz parte, folhamaranhao.

    ResponderExcluir
  3. FALTA TUDO AQUI/EU DISSE TUDO, AMIGO. RONALDO DA SEDE.

    ResponderExcluir
  4. CERIMÔNIA DA PAIXÃO PELO DINHEIRO DOS CRISTÃO

    Que infernos de Ceia dos Diabos sem véspera é esta aí!

    Tá igualzinho a CEIA DO MAL onde se reuniram nas profundezas do inferno OS ANT-APÓSTOLOS pra comer o pão e beber o sangue do povo ribamarense, os peças presentes: CAIFAZ, JUDAS, ERODES, XUXA FALSA, PILATOS, HITLER, COSTA E SILVA, BIN LADEN, SADDAM HUSSEIN, JOSEPH MENGUELE, CAIN, NERO, MUAMAR KADAFI, Ariel Sharon, Benito Mussolini, Hugo Chavez, etc.

    Só tá faltando Flávio Dino, Roseana, Luiz Fernando, Holandinha, Edmau Cutrim e Roberto Rocha!


    CABRA RUIM diz,
    nessa turma é que eu gosto de votar com o maior prazer!

    ResponderExcluir
  5. SÓ CARRASCO DEBOCHADO

    Rubens - só no cafofo na rua da avenida de ribamar

    ResponderExcluir
  6. A INSEGURANÇA EM NOSSO PAÍS SE DÁ, DEVIDO A MANUTENÇÃO DE UM SISTEMA DE SEGURANÇA ULTRAPASSADO, QUE EM SEUS MOLDES SÓ SERVE PARA BENEFICIAR AS MORDOMIAS DE DELEGADOS E OFICIAIS DA PM QUE AINDA ESTÃO MERGULHADOS NO ANTIGO CORONELISMO DO SERTÃO NORDESTINO. É NECESSÁRIO QUE SE REVEJA O PAPEL INSTITUCIONAL DE CADA POLICIA, MUDANDO ESSE MODELO DO SÉCULO PASSADO, EM QUE AINDA SE EMPREGA UM SISTEMA DE MILITARISMO OBSOLETO QUE MAIS ATRAPALHA DO QUE AJUDA.

    ResponderExcluir
  7. Seu Atalaia é pra rir mesmo, kkkkkkkk a prefeitura tem uma secretaria de defesa social, defende o que mesmo? KKKK Essa é boa.
    Fabiano rua 4 da sarney filho

    ResponderExcluir
  8. Atallaia como podemos viver numa cidade onde secretaria em cima de secretaria não faz nada pela nossa populaçao onde só vejo a de obras de andré fazer alguma coisa , essa sim estar trabalhando pelo bem do nosso povo essas outras amigo é só fachada onde o desvio corre solto se voce procurar encontra, valeu atallaia
    Funcionário da educação aqui ta brabo atalaia

    ResponderExcluir
  9. SANTA COMPRA E VERDA

    Mercadorias: ESTIMULADORES DOS MASELAS MUNICIPAIS E DO ESTRESS SOCIAL

    Nos sites: PéssimoNegocio.com.br ; MercadoFraudulento.com.br ; VitrineEstragada.com.br

    FAÇAM SUAS OFERTAS!

    CABRA RUIM diz: é desse bonde que eu gosto, O BONDE DOS CUPINS!

    ResponderExcluir
  10. Falta de BOM EXEMPLO

    Socorro, socorro, socorro, socorro, chamem a POLÍCIA os BOMBEIROS o DEFESA CIVIL e a SUCAM

    Vamos dedetizar esta postagem do blog ANB Online, chega de brincadeira na nossa São José de Ribamar,
    mete bronca com cupinicida, formicida, raticida, vermicida, microbicida, creolina e solução de bateria

    METE VENENO NESSE SOFRIMENTO

    NÃO VENDA SEU VOTO

    Marivaldo Diniz na Vila Flamengo também tem cristão

    Hoje deu Flamengo 2 x 1 vasquinho! Alegria só no futebol!

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB