domingo, 30 de março de 2014

A Praia Grande onde fica localizado o Projeto Reviver é o retrato do abandono


Por Fernando Atallaia

Direto da Redação

Prédios e casarões históricos ruindo e deteriorados; segurança pública ausente; atrações musicais desprezadas e turistas sobressaltados e desprotegidos. Este é o cenário do bairro Praia Grande, o mais cultural da capital maranhense e onde fica localizado o conhecido Projeto Reviver, local de encontro e articulações de artistas e produtores culturais do estado.

O bairro em seu conjunto passa por sérios e graves problemas. Do Desterro ao Portinho, segundo constatou a Agência Baluarte, a falta de infraestrutura é gritante. Atualmente, a onda de violência seguida de farta incidência de assaltos e homicídios vêm sendo uma constante. 

Um dos casarões do Projeto Reviver no bairro  Praia Grande  deteriorado pelo descaso da Secma e Cia
 No Projeto Reviver, onde ainda se concentra boa parte da população da cidade que busca por entretenimento cultural, a insegurança se multiplica a cada dia. O único trailer de polícia militar localizado na praça Nauro Machado foi retirado há semanas e vários assassinatos e tentativas de homicídios têm sido registrados naquela área.


Os comerciantes em sua maioria os principais locatários de bares no Reviver reclamam da ausência de políticas públicas do Governo do Estado que, deixando à mercê do abandono o Projeto, não oferece ações de preservação e fortalecimento das expressões culturais ali presentes. Lojas de artesanato estão instaladas em prédios que ameaçam desmoronar e as atrações musicais do local são cada vez mais raras. 

Rua no Projeto Reviver: assaltos, assassinatos e a crescente onda de violência expulsam maranhenses e turistas  do centro histórico
 ''Estamos apavorados com tanta violência no Reviver, tá tendo muito assalto e homicídios e os turistas estão assustados com essa realidade; mesmo os maranhenses que frequentam o Projeto não estão vindo mais; o Reviver hoje é um local abandonado, virou um problema, é espaço desprezado que mais parece uma cidade-fantasma'', disse um garçom que há 15 anos trabalha no Projeto e que pediu para não ser identificado por medo de represálias da Secretaria de Cultura. 
 
O antecessor: Bulcão, antes de Olga Simão, à frente da Secma, também nunca deu a ''mínima'' para a Praia Grande e o Projeto Reviver


Estacionamento e desprezo da Secma- Além da visível preocupação dos frequentadores do Projeto Reviver/Praia Grande com a insegurança acentuada de ruas e praças do bairro histórico, há também discrepâncias igualmente presentes onde o desprezo da Secretaria de Cultura do Maranhão-Secma se faz ouvir, diariamente. 

Ao lado da chamada ‘’Casa do Maranhão'', por exemplo, a antiga praça do Tombo da Ladeira que servia de concentração para produtores culturais desde a década de 90 virou um grande estacionamento. Às sextas-feiras o espaço é tomado por veículos de todas as trações que invadem e depredam os azulejos que deveriam ser rigorosamente preservados. Por se tratar de um bairro que integra uma cidade Patrimônio da Humanidade, a Praia Grande, exponencial e detentor de um inigualável acervo arquitetônico ao invés de receber tratamento digno recebe tratamento inverso e pede socorro. 

A atual secretária de Cultura do Estado do Maranhão, Olga Simão: desprezo pelo bairro mais cultural do Estado do Maranhão
 Nossa reportagem tentou contatar a Secretária de Cultura do Estado do Maranhão, Olga Simão, para saber o porquê de tanto desprezo de sua Pasta pelo Bairro, mas até o fechamento dessa matéria nenhuma ligação realizada por nossa equipe havia sido atendida. Logo após, obtivemos a informação de que a titular da Secma não se encontrava na cidade. Havia feito um tour pelos estados da Bahia; Pará; São Paulo; Rio de Janeiro e Ceará com o objetivo de contratar artistas forasteiros para apresentações nas próximas festividades do Maranhão. Um procedimento corriqueiro!

12 comentários:

  1. Parece um lugar fantasma mesmo, estar horrível o reviver onde essa secretaria fica localizada eles não ligam nem pra isso cara é florida PQP
    Geraldo Iensen Escritor

    ResponderExcluir
  2. Pense um lugar que ficou feio e assombrado esse reviver penseeeee moço
    Valeria antiga frequentadora eu sou vou la quando ajeitarr isso

    ResponderExcluir
  3. O reviver já foi bomm mas quando o bulcao era secretario a coisa dava certo e acontecia show bom e coisa boa na praça hoje essa mulher acabou com tudo. Volta seu bulcao, o maranhão te ama. Carlos Henrique do boi de morros

    ResponderExcluir
  4. Essa Olga simiao e uma tragedia. Denis do Centro

    ResponderExcluir
  5. Secretaria de MERDAAAA

    Natanilson Gama, funcionária da mesma

    ResponderExcluir
  6. na catraieiro é muitO roubo assalto o negocio ficou feio
    e essa governadora cara de pau não faz essa Olga Simão é lavadeira de Roseana FORA OLGA DO CÃO
    JUNIOR CONGA DO TAMBOR DE LEONARDO

    ResponderExcluir
  7. Esses fulanos secretários nunca valorizam o nosso reviver , são um monte de canalhas bandidos que so sabem roubar. Hugo Leonardo, músico

    ResponderExcluir
  8. Um lugar tão lindo que infelizmente ficou ao deus dará por causa desses péssimos gestores,
    Olga Simão, esse Bulcão aí, Godao Brandão e Cia. É uma tristeza!
    Gabi-Observatório-UFMA

    ResponderExcluir
  9. Bombou no face hehehehehe
    Reviver ta lascado e mau pago
    Crsitiano não vou nem que me pague meu brother ta doido sioo

    ResponderExcluir
  10. A Cada dia Pior. Sou Guia de Turismo, e fica mais dificil mostrar a beleza de nossa São Luis, a História fascinante da colonização ajuda um pouco, mas a preservação do acervo gera sempre descontentamento. Estou a procura de outro meio de vida. O Turismo no Maranhão resume se aos Lençois Maranhense. Cultura, arte e história não está na pauta das autoridades.

    ResponderExcluir
  11. Gestores do Maranhão,
    Salvem a Praia Grande, por favor, ainda há tempo....com um pequeno esforço, por favor.....

    ResponderExcluir
  12. Olga ta so de boa com os artista de fora, ela nao gosta de cantor maranhense mas ta de boa
    joaozinho batera da madre

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB