sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Homens armados ocupam comunidade no Maranhão e atemorizam as famílias 

Segundo a CPT, os pistoleiros retiraram o gado que pertencia às famílias e, embora notificados por moradores, as autoridades policiais ainda não tomaram providências


Do Brasil de Fato 

Desde ontem (11), pistoleiros fortemente armados sitiam a comunidade Forquilha, às margens do rio Parnaíba, no município de Benedito Leite, fronteira entre o Maranhão e o Piaui. A denúncia é da Coordenação Executiva Nacional da Comissão Pastoral da Terra. (CPT).

Segundo a Comissão, os pistoleiros retiraram o gado que pertencia às famílias e, embora notificados por moradores, as autoridades policiais ainda não tomaram providências.
O conflito se deve a que  o Sr. Renato Miranda Carvalho, suposto proprietário da Fazenda Campo Belo, teria arrematado em leilão judicial  a área  onde se localiza a comunidade tradicional de Forquilha, com a intenção de plantar  eucalipto.

O latifundiário ingressou com ação de reintegração de posse contra as famílias que produzem e vivem no lugar há mais de 40 anos. Ao mesmo tempo tem pressionado de todas as formas para que os moradores abandonem a área. Casas foram derrubadas, ameaças de expulsão foram feitas e uma das lideranças foi ameaçado de morte.

“Diante disto a Coordenação Executiva da CPT, exige que os pistoleiros que se encontram na área sejam desarmados e afastados definitivamente da região, e que sejam tomadas as providências devidas para que  as famílias possam viver e trabalhar em tranqüilidade. Ou as  autoridades esperam que aconteça o pior  para depois tomarem alguma providência ?”, exige a entidade em carta divulgada.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores