quinta-feira, 27 de novembro de 2014
3  PERGUNTAS PARA JÚNIOR LOBO – SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE BARREIRINHAS 

Júnior Lobo é filósofo, jornalista e escritor maranhense. Com vasta experiência na área da Administração Pública, ele foi, por muitos anos, Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal de Produção e Abastecimento-CINPRA.

Convidado a assumir a Secretaria de Educação da cidade de Barreirinhas pelo atual prefeito, Léo Costa, Júnior Lobo vem dando uma grande contribuição ao desenvolvimento daquele município neste Setor estratégico.

Com um notável currículo adquirido nos anos em que residiu em alguns países da Europa e larga e expressiva vivência nas áreas Educacional e Cultural, o também pensador da triste realidade da Educação do Maranhão, é um entusiasta de projetos de alta  envergadura voltados para a aglutinação de linguagens que fortaleçam uma pedagogia de combate à exclusão social no estado.

Nessa entrevista para série ‘3 Perguntas Para’ da Agência de Notícias Baluarte, Júnior presta esclarecimentos gerais sobre a Educação em Barreirinhas e ainda fornece um mosaico de informações dimensionais sobre a herança deixada pelos governos que antecederam aquele ao qual ele integra. Aproveitem ao máximo e boa leitura.

Por Fernando Atallaia
Editor-Chefe da Agência de Notícias Baluarte


Agência de Notícias Baluarte- Como Secretário de Educação de Barreirinhas, qual avaliação você faz do Setor no município e quais projetos e ações foram implementados nesse um ano da sua gestão na cidade? 

Júnior Lobo- Em primeiro lugar, gostaria de saudar aos amigos e leitores da Agência de Notícias Baluarte pela oportunidade de estar aqui concedendo esta entrevista a este importante Blog. Bem, apesar de pouco tempo, temos tido uma postura de abertura e transparência na gestão da secretaria, consolidando e ampliando o diálogo com o sindicato de professores, respeitando rigorosamente o papel do Conselho Municipal da Educação, do Fundeb e da Alimentação Escolar. Mantendo uma relação institucional saudável com o Ministério Público e a sociedade civil, buscando a valorização do magistério e, sobretudo, considerando o aluno como o centro, o foco de todo o nosso trabalho. O prefeito Léo Costa lançou o Movimento Popular pelo Direito de Aprender, que é uma tentativa de controle popular de retomada da criança, do jovem, enfim do aluno, para o centro gravitacional do sistema da educação. Mais importante do que qualquer outro interesse, devemos considerar que os filhos da nossa gente têm direito ao ensino de qualidade, que inspire confiança num futuro mais ameno, mais confortável para todos. A rede municipal de ensino do município de Barreirinhas é altamente complexa, em função do tamanho do território e, sobretudo considerando-se a excepcionalidade do terreno. Mais da metade do nosso território é formado por terreno altamente arenoso. Esse fator ao mesmo tempo em que se constitui na riqueza turística do município, se transforma num empecilho para o transporte escolar, por exemplo. Além disso, Barreirinhas é um dos poucos municípios brasileiros que ainda possuem maior índice de população rural do que urbana. Todo esse cenário, torna tudo muito mais caro no sistema educacional do nosso município. Precisamos de muito mais transportes escolares do que outros municípios com o número equivalente de matrículas. E precisamos também de muito mais escolas, já que a população é predominantemente rural e muito espalhada em mais de 200 povoados. Nós temos 177 escolas, dentre as quais apenas 20 na sede do município. Portanto, fazer educação em Barreirinhas é muito mais caro do que em Coroatá, por exemplo, que tem quase a nossa mesma quantidade de alunos.


O Secretário de Educação da cidade de Barreirinhas, Júnior Lobo: ''Se ainda estamos longe de sermos considerados uma referência em educação, pelo menos temos a convicção que estamos caminhando no rumo certo de construir um conceito abrangente de uma nova escola, que compreende o espaço físico, uma estratégia pedagógica eficaz e o envolvimento, a aproximação das famílias com o ambiente de formação de seus filhos''. 

Agência de Notícias Baluarte- Além de polo turístico relevante, Barreirinhas já pode ser também considerada referencia na área da Educação?

Júnior Lobo- Claro que não. Recebemos uma herança perversa de décadas de falta de investimentos no setor, de desvalorização da docência, de uma grade curricular inadequada e, principalmente, de uma falta de cultura local de valorização da educação como único “veículo” capaz de gerar liberdade, independência e progresso familiar e comunitário. Porém, avanços significativos já são observados, do ponto de vista institucional, como frisamos anteriormente, mas também no que se refere à infraestrutura da rede. Estamos construindo 20 novas escolas com recursos economizados pelo município, dentre as quais 3 já foram entregues (Povoados Boi, Piquizeiro e Baixa d’Água). Todas essas escolas ficam na zona rural e possuem equipamentos de alta qualidade, com carteiras com padrão das melhores escolas particulares, salas de aula climatizadas, espaços amplos e confortáveis, etc. Se ainda estamos longe de sermos considerados uma referência em educação, pelo menos temos a convicção que estamos caminhando no rumo certo de construir um conceito abrangente de uma nova escola, que compreende o espaço físico, uma estratégia pedagógica eficaz e o envolvimento, a aproximação das famílias com o ambiente de formação de seus filhos.

Agência de Notícias Baluarte- Qual modelo tem sido aplicado por sua Secretaria visando o fortalecimento do Setor em Barreirinhas e a diminuição dos índices lamentáveis que ainda povoam o nosso estado como um todo?

Júnior Lobo- A crise na nossa rede de ensino é tão profunda e extensa, que nos sentimos como aquela pessoa que habita uma casa velha. Quando você escora uma parede que ameaça desabar, outras mais imediatamente começam a ruir. Para se ter uma ideia concreta da dimensão do problema, basta dizer que a meta do prefeito é construir 100 novas escolas até o final do seu mandato, para substituir as estruturas sucateadas que herdamos. Além das 20 em construção (3 já entregues) começamos a construção de mais 9, com recursos do PAR (Plataforma de Ações Articuladas), do Ministério da Educação. Temos ainda mais 29 escolas no PAR em fase de diligência, que esperamos que sejam aprovadas até o final do ano. Adquirimos com recursos próprios 1.500 carteiras de excelente qualidade e receberemos até o final de dezembro outras 6.070 carteiras, cobrindo de modo satisfatório toda a nossa rede. Também com recursos do PAR, compramos 3 ônibus novos e temos ainda mais 5 prontos para liberação. Quando recebemos a secretaria, o município possuía apenas 5 ônibus. Escolas da sede foram e estão sendo reformadas e ampliadas. Temos ainda 6 quadras poliesportivas sendo construídas junto à escolas, o que dará mais qualidade à aprendizagem dos nossos alunos. Enfim, não perdemos a capacidade de sonhar, não perdemos a esperança de mudar esse quadro adverso. Estamos trabalhando com todo vigor para diminuir o abismo que separa nossos meninos e meninas da rede pública municipal com relação aos alunos de escolas particulares, com referência à oportunidade de um futuro mais promissor.

12 comentários:

  1. Excelente entrevista. Professor Jonas aqui de Barreirinhas, cidade do futuro.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da entrevista e fiz uma otima leitura, o secretario em questao é muito esclarecido e mostra preparo, realmente uma aula pra esses secretarios babao que ocupam os cargos so por indicação politica. Muito boa mesmo a entrevista, barrerinhas é show/ Rodrigo Pena , Renascença 2

    ResponderExcluir
  3. Barreirinhas não é só lençóis como o secretario disse. Valeu Junior, adorei sua entrevista.
    Patricia, amiga de Jane

    ResponderExcluir
  4. Excelente entrevista, interessante conhecer a realidade do sistema educacional de Barreirinhas e importante saber que o prefeito e o secretário almejam e estão trabalhando para mudar essa realidade.
    Lorna durans

    ResponderExcluir
  5. Perfeita entrevista! Um dos melhores secretários em atividade do nosso estado, grande homem!

    ResponderExcluir
  6. Uma entrevista sincera e esperançosa para o futuro da educação em Barreirinhas. Parabéns Junior Lobo

    ResponderExcluir
  7. Se Sao Luis tivesse um secretário com esse não tava esse caos que estar ai. ACORDA Holandinha. Benê Santana, professora do Almirante.

    ResponderExcluir
  8. ADOREI, NILDE SOU PROFESSORA DE VITORINO FREIRE

    ResponderExcluir
  9. ISSO E UMA GRANDE MENTIRA POR PARTE DESSE SECRETARIO, SALÁRIOS ATRASADOS , FUNCIONÁRIOS DESISTIRAM POR FALTA DE PAGAMENTO, E SEM CONTA QUE QUASE NUNCA APARECE NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO QUANDO O PROCURAMOS E NÃO TEM CREDITO EM SUAS PALAVRAS NÃO EXISTE POR QUE NÃO CUMPRI O FALAR, E USA DE AMINESIA PARA SE SAFAR DO PROMETEU ...EDUCAÇÃO EM BARREIRINHAS UM CAOS, SE NÃO FOSSE ALGUNS PROFISSIONAIS DEDICADO ESTARIA PIOR AINDA...POR SE DEPENDESSE DE SECRETARIO ESTARIA TUDO PERDIDO. EU TINHA ERA VERGONHA DE DAR UMA ENTREVISTA MAQUIANDO A EDUCAÇÃO DE BARREIRINHAS SR.JUNIOR LOBO QUE NÃO ESTA NADA BEM...PAGA OS FUNCIONARIOS QUE VOCÊS DEVEM E LARGA A MÃO DE SER MENTIROSO

    ResponderExcluir
  10. Não existe mágica para sanar problemas numa administração pública, mas também não exitem bichos-papões, o que existe é a necessidade de pessoas competentes e dispostas à enfrentá-los e superá-los com esmero e tranquilidade.

    O Secretário Junior Lobo esclareceu os problemas da Educação de Barreirinhas, apontou o caminho a ser seguido e reiterou a sua capacidade administrativa e as conquistas de sua administração.

    Parabéns ao Prefeito Léo Costa pela excelente escolha, precisamos de mais homens públicos com este perfil.

    ResponderExcluir
  11. Ótima entrevista! É esperançoso saber de todo o trabalho feito para a educação em Barreirinhas! Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. BARREIRINHA PRECISA SAIR SO DOS LENCOIS E MOSTRAR POTENCIAL NA EDUCAÇÃO/PARABENS DOUTOR JUNIOR, TEM TODA RAZAO O AMIGO. SARGENTO SANTOS DE CAJAPIÓ

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB