terça-feira, 30 de dezembro de 2014
DE NORTE A SUL

Cidade de Ribamar passou o ano de  2014 sufocada pela violência, ausência de políticas públicas, descaso do Governo municipal em diversas áreas da administração e sob o comando de um prefeito que desconhece seu povo e realidade.

Por Fernando Atallaia
Editor da Agência Baluarte

São José de Ribamar passou um dos piores anos de sua história em 2014. Viu crescer o aumento da violência em mais de 200 assassinatos praticados em seu território e assistiu ao abandono de seu povo em todas as áreas da Gestão Pública.

Manifestações do funcionalismo público; desprezo do Governo municipal por concursados, desemprego e a falta de politicas públicas arrojadas e consistentes nos setores da administração também marcaram o ano.

DESCASO COM A EDUCAÇÃO EM 2014 Professores interditam principal via da cidade 

Na esfera interna do Governo de Cutrim, o Secretariado continuou como é de praxe, a trabalhar em prol das eleições do gestor e, conseguiu eleger o irmão caçula do prefeito que, mesmo sob fortes suspeitas de compra de votos e barganha política, garantiu vaga na Assembleia Legislativa.

TENSÃO Docentes em frente ao Liceu Ribamarense em grande manifestação; eles exigiram seus direitos durante todo o ano 
A falta de Trabalho, Emprego e Renda na cidade escancarou por todo ano a falência da gestão de Cutrim e de suas Secretarias dando espaço à criminalidade. O prefeito, por sua vez, manteve a política do release e conseguiu segurar a estrutura conivente existente na Câmara de Vereadores há anos. Outro Poder que em 2014 foi duramente criticado pela população ribamarense por atuar como uma extensão do Executivo na cidade.

INFRAESTRUTURA ESFACELADA Ruas de Ribamar foram entregues ao abandono em 2014 
Na área da Saúde, milhares de reclamações dando conta do péssimo atendimento nos hospitais e UBS do município levaram os ribamarenses ao desgosto generalizado e manifestações ocorreram. Os profissionais que atuam na área ameaçaram paralisar por falta d’água.

2014 foi também o ano do esfacelamento da Infraestrutura. Ruas, avenidas e vias de Ribamar foram entregues ao descaso e, sob visível abandono da Prefeitura Municipal, deixaram-se registrar pelos habitantes da cidade em grande promoção contra a terrível administração de Cutrim. Denúncias e reclamações acerca da atuação do titular da Pasta, o amigo de baladas do prefeito, André Franklin também ecoaram por todo município e Maranhão afora.
VIOLÊNCIA IMPEROU Ano foi marcado por mais de 200 assassinatos em solo ribamarense
Na Educação, Turismo e Cultura não foi diferente. Nenhum progresso ou avanço foi notado. Ao contrário, os professores do município interditaram avenidas no Centro da cidade em gritantes barrigadas de insatisfação. Pelos bairros, pneus foram queimados e os munícipes foram às ruas. A cultura do ‘pão e circo' continuou sendo adotada na área cultural e as únicas ações da Prefeitura foi a organização dos eventos São João e Carnaval. Nenhum projeto estrutural ou diferenciado (salvo alguns vindos de São Luís) foi implementado pelo Governo de Cutrim. No Turismo, os agentes e guias foram delegados a ociosidade e ao desemprego. A pasta responsável pelo Setor não saiu da invisibilidade.
O irmão caçula do prefeito, Glaubert Cutrim: eleito em 2014 
As novidades- Se deram principalmente no campo político com a criação da Frente de Libertação de São José de Ribamar pelo Partido Popular Socialista local. Reunindo grande parte dos insatisfeitos com a gestão dos Cutrim, entre dissidentes do grupo do prefeito e insatisfeitos com os grupos do ex-prefeito Júlio Matos e do socialista Arnaldo Colaço, a Frente foi responsável por um novo fôlego na esfera do debate politico e social travado no município.
Grupos culturais e artistas ribamarenses (mesmo sem apoio da Prefeitura para suas produções) também renovaram suas esperanças em 2014, unindo-se num grande culto do fortalecimento da identidade cultural existente na cidade balneária. Nasceram o grupo Cantariba e a banda Humble.

ARTISTAS RIBAMARENSES UNIDOS Nasce o Cantariba
Já no âmbito das Comunidades, grande parte das associações comunitárias manteve a reprovável parceria com o governo de Cutrim que as orientou a manter a população desassistida sob controle. Estratégia de ‘adestramento’ que na prática perdeu o vigor no decorrer do ano diante da constatação da impopularidade e  do acentuado desgaste do prefeito pelos bairros ribamarenses.
LF
POLITICALHA 2014 continuou a ser o ano dos acordos espúrios entre o governo de Cutrim e a Câmara de Vereadores de Ribamar
2014 foi para São José de Ribamar como a queda do muro de Berlim o foi para as Alemanhas. Diante da tensão (no contexto da cidade de Ribamar, consequência da falta de politicas públicas e do desamor da Administração Municipal pela população) gerada pelo Governo dos Cutrim e  da consciência dos ribamarenses em exigir seus direitos, rupturas ocorreram e novas percepções da realidade se impuseram. Ano de continuísmo político, manobras eleitoreiras e denúncias de corrupção contra secretários da Prefeitura. Um ano que sobreviveu sob a gestão de um prefeito que desconhece seu povo, um Ministério Público calado e com o clamor dos ribamarenses na linha de frente.

Que venha 2015!


3 comentários:

  1. ano onde esses corruptos dessas fotos ladrao do nosso dinheiro bricararam com o povo de ribamar e a justiça nao fez nada corja de ladrao luis fernando e companhia
    denilson irmao de mazinho

    ResponderExcluir
  2. Aff que venha mesmo 2015 e logo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk paty

    ResponderExcluir
  3. Verdade um ano de muita luta e de muito ABANDONO da população.
    Salis , o amigo dos amigos

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB