terça-feira, 6 de maio de 2014

TSE considera irregular mais uma pesquisa divulgada pelo grupo Sarney e suspende divulgação 

Ministro confirma falta de requisitos legais na pesquisa realizada em Caxias e divulgada pela mídia aliada ao grupo Sarney. Divulgação pode acarretar multa.

O Tribunal Superior Eleitoral confirmou irregularidades na pesquisa Data Mérita divulgada recentemente por meios de comunicação ligados à família Sarney. O PCdoB contestou na Justiça irregularidades no instituto, como erros grosseiros no questionário, além de fraudes em pesquisas já registradas em outras eleições pelo mesmo instituto.

O ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto concedeu liminar ao pedido feito pelo PCdoB, que apontou diversos indícios de fraude na pesquisa amplamente divulgada pela mídia ligada ao grupo Sarney. A decisão liminar considera irregular a divulgação da pesquisa, que pode ocasionar multa que varia entre R$ 50 mil e 100 mil.

Senador-Edinho-Lobão

O candidato ‘anêmico’ do grupo Sarney, Edinho Lobão: forçando a barra
No documento expedido na tarde desta terça (06), o ministro afirmou ainda que a pesquisa não possui as formalidades necessárias, estando “à míngua do preenchimento das formalidades legal e administrativamente referidas, o que, em tese, pode atentar contra o interesse público, consubstanciado na higidez e na lisura jurídica dos dados colhidos na pesquisa, e sujeitar os infratores às gravíssimas sanções pecuniárias acima reveladas.”

A pesquisa em questão possui erros grosseiros, como a grafia errada de candidatos, como Dilma Russef (em vez de Dilma Rousseff) e Aércio Neves (em vez de Aécio Neves). Entre outros fatos, a pesquisa não foi devidamente registrada no TSE, mesmo sendo relacionada também à disputa federal.

Esta é a segunda vez em 2014 que a Justiça Eleitoral se posicionou contrariamente à divulgalção de pesquisas com indícios de fraude veiculadas pelo grupo Sarney. A primeira delas aconteceu na semana passada, em que o próprio TSE considerou irregular pesquisa divulga em sites relacionados ao  Sistema Mirante de Comunicação – que deve se apresentar à Justiça para justificar a infringência da lei eleitoral.

O pré-candidato Flávio Dino (PCdoB) lamentou a recorrência de irregularidades em pesquisas eleitorais encomendadas pela família Sarney. “Lamento que a pré-campanha do grupo Sarney seja marcada por tantos abusos e ilegalidades. Espero que eles passem a cumprir as leis,” disse através das redes sociais.

CÂMARA DE COMÉRCIO NORDESTE BRASIL-MOÇAMBIQUE LOCALIZADA EM SÃO LUÍS EFETIVARÁ DIVERSAS AÇÕES DE INTERCÂMBIO A PARTIR DE JUNHO
Entre as iniciativas da Instituição estão programadas uma feira de comércio com empresários nordestinos e do Maranhão e ainda uma feira literária com escritores ludovicenses e moçambicanos. 
Por Fernando Atallaia

Editor da Agência Baluarte


A Câmara de Comércio Nordeste Brasil-Moçambique-CCNBM localizada no bairro Renascença em São Luis está programando para os próximos meses uma série de iniciativas voltadas para o fortalecimento das relações socioculturais e de comércio entre Brasil e Moçambique a partir do Maranhão, mais precisamente São Luís, capital do Estado.


Entre os projetos já em fase de articulação e elaboração uma feira de comércio voltada para o intercâmbio dos segmentos empresarial e terceiro setor com ampla viabilidade de realização de negócios. ‘’ A feira será uma forma de deflagrar entre os dois países e nosso estado uma rede de negócios internacional que visará o fortalecimento das relações de comércio com realizações concretas de negócios entre empresários do Nordeste brasileiro, maranhenses e moçambicanos, é uma iniciativa altamente viável’’, explica André Viana, vice-presidente da CCNBM .

O vice-presidente da Câmara de Comércio Nordeste Brasil-Moçambique, André Viana com o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e ex-vice-governador Washington Luís: ações conjuntas em prol do desenvolvimento das duas nações
 No rol das ações a serem implementadas ainda esse ano há também a realização de uma feira literária que objetivará a valorização da lusofonia e do espírito criativo de ambos os povos, características das duas  nações. Além de falarem o Português, Brasil e Moçambique são dois países de forte tradição na literatura mundial. Ambos estudados sob a mesma nomenclatura dos períodos históricos do fazer literário.


‘’ A feira literária visa a troca de informações entre nossos escritores e o fortalecimento da língua portuguesa com tudo que ela encerra e abrange em costumes, tradições, crenças e labor estético; vamos também mobilizar editoras que tenham em seus catálogos obras de literatos que trabalhem diretamente com a temática da lusofonia, quero dizer, autores da região Nordeste e do Maranhão em especial’’, frisa André.



A Câmara de Comércio Nordeste Brasil-Moçambique é a única instituição brasileira de cunho social sediada na região Nordeste que vem operando com a lógica de ações conjuntas em prol do desenvolvimento e aproximação das culturas de comércio e negócios entre as duas nações. Ano passado a Câmara foi saudada com entusiasmo pela classe política e ainda pela população do estado pelas muitas iniciativas originais que vem desenvolvendo ao longo de sua fundação.  
Dona de casa espancada após boatos no Facebook morre no hospital 
As agressões contra a dona de casa ocorreram após um boato ter se espalhado no Facebook de que havia uma sequestradora de crianças na região. Fabiane Maria deixa duas filhas, uma de 13 e outra de 1 ano
Do Pragmatismo Político 

A dona de casa Fabiana Maria de Jesus, de 33 anos, espancada por um grupo de moradores do Guarujá, litoral paulista, na noite de sábado, morreu na manhã desta segunda-feira. Ela foi amarrada e agredida porque teria sido confundida com uma mulher que havia sequestrado uma criança no bairro Morrinhos. Pragmatismo Político divulgou o episódio anteriormente.


Segundo a equipe de investigação da delegacia do Guarujá, a vítima apresentava problemas mentais e não consta qualquer ocorrência ou acusação contra Fabiana. Também não há nenhum registro desses sequestros de crianças.

Fabiana foi encontrada com o rosto desfigurado e não resistiu à agressão
Fabiana Maria de Jesus: ela era inocente
A agressão teria sido motivada por uma publicação em uma rede social. Na mensagem postada, o “Guarujá Alerta” mostrava a foto de uma mulher parecida com a que foi agredida. A imagem já foi retirada. Em sua página, os administradores do “Guarujá Alerta” afirmam que estão colaborando com as investigações da polícia e que não vão se manifestar. Vários seguidores estão comentando, indignados, a morte da dona de casa após a publicação da foto.



O responsável pela página se apresentou à polícia na manhã desta segunda-feira e vai prestar depoimento. 
 Boato chegou a ser alertado por página no Facebook(Reprodução/Facebook)
Boato chegou a ser alertado por página no Facebook(Reprodução/Facebook)
 A violência, registrada em vídeo por uma moradora, revoltou amigos e familiares da vítima que seria portadora de transtorno bipolar e passa por acompanhamento médico. Fabiane sofreu traumatismo craniano, chegou a ficar internada na UTI de um hospital no Guarujá, mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com vizinhos, a mulher tinha duas filhas, uma de 13 anos e uma de apenas um ano.
Com agências: Estado, Globo, Abr

TCU aprova relatório de gestão do Incra-MA


A Superintendência Regional do Incra no Maranhão tem comprovado junto aos órgãos de controle como vem desenvolvendo as ações da autarquia. E parece que, nos últimos três anos, vem fazendo isso muito bem. 
 
O Incra-MA teve seus relatórios de gestão dos anos de 2011 e 2012 aprovados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). que já enviou para o Tribunal o Relatório de Gestão, referente às da Autarquia no ano de 2013.
Incra-MA: transparência
O relatório do Incra-MA do ano de 2012 teve a decisão do TCU divulgada no final de 2013, quando os ministros do tribunal acordaram, por unanimidade, em julgar regular a prestação de contas ordinária do Incra-MA. Do mesmo modo, obteve aprovação o Relatório de Gestão da Autarquia, referente ao ano de 2011, por meio do Acórdão nº 6416/2013 dos Ministros do TCU que deram quitação plena às contas do Incra-MA.

De acordo com o chefe da divisão de Administração do Incra-MA, Aldemir Carvalho, o Instituto está melhorando a qualidade dos seus relatórios e buscando atender a todas as recomendações apontadas pelo Tribunal. “No ano de 2013 foram realizadas capacitações com servidores das prefeituras e entidades com as quais a Superintendência firmou convênio com a intenção de qualificar as prestações de contas dessas entidades”, informou.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB