segunda-feira, 2 de março de 2015
EX-CANDIDATO A PREFEITO DE RIBAMAR FALOU SOBRE O ATUAL MOMENTO SOCIOPOLÍTICO PELO QUAL PASSA A CIDADE 

Após uma enxurrada de denúncias e ações do MP contra o atual prefeito de Ribamar, Gil Cutrim e seu antecessor Luis Fernando Silva, a Agência Baluarte resolveu entrevistar um dos lideres da oposição presente no cotidiano das comunidades ribamarenses.

Arnaldo Colaço é advogado, foi ex-candidato a Prefeito da cidade balneária em 2012 e é um dos dirigentes do diretório municipal do PSB.  Perguntamos a ele, dentre outras questões, como a oposição vem vendo o atual momento político pelo qual passa o município. 

A entrevista, concisa, visou trazer aos leitores a visão de quem está do lado oposto da governabilidade. É a primeira vez na história de São José de Ribamar que o leque da transparência é aberto com relevância a ponto de terem sido quebrados alguns paradigmas. A atuação do Ministério Público, segundo Colaço, foi fundamental nesse processo. Boa leitura:

Por Fernando Atallaia
Editor da Agência Baluarte
atallaia.baluarte@hotmail.com

Agência Baluarte-São José de Ribamar tem sido nas últimas semanas palco de graves denúncias envolvendo o atual e o ex-prefeito da cidade. Como a oposição vê esse novo momento vivenciado no município?

Arnaldo Colaço- O município de São José e Ribamar está sendo governado pelo mesmo grupo há exatamente uma década e, hoje, vivemos uma corrupção endêmica na cidade e essa corrupção reflete no caos que a cidade está enfrentando. O dinheiro do município não sobra mais pra quase nada e pouco se faz diante da capacidade financeira de nossa cidade. Com a chegada da Promotora de Justiça  Elisabeth Albuquerque de Sousa Mendonça a história começou a mudar, os crimes que sempre ficavam impunes começaram a ser apurados e os responsáveis levados à Justiça. Todos os ribamarenses estão vendo as máscaras caírem, a verdade aparecer.
O ex-candidato a Prefeito de Ribamar, Arnaldo Colaço: ''Tinha aqui em São José de Ribamar uma compreensão de que corruptos e corruptores que estão no poder nunca eram investigados, podiam roubar e desviar à vontade e por se acharem poderosos estavam longe de serem punidos, a cultura que está sendo implantada diz que: não importa  se está no poder e se se  acha poderoso, desviou dinheiro público vai devolver para os cofres púbicos e vai ser punido com o rigor da Lei''. 


Agência Baluarte- Em sua opinião, o Ministério Público local vem desenvolvendo um trabalho de elucidação quanto à má aplicabilidade do dinheiro público em Ribamar?
Arnaldo Colaço- O papel do Ministério Público, nos termos da Constituição Federal, é defender a ordem  jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. A Promotora Elisabeth Albuquerque de Sousa Mendonça apenas está exigindo o cumprimento da Lei e prezando pela boa aplicação do dinheiro público. Ela está trazendo elementos importantes para a cultura política da cidade, tinha aqui em São José de Ribamar uma compreensão de que corruptos e corruptores que estão no poder nunca eram investigados, podiam roubar e desviar a vontade e por se acharem poderosos estavam longe de serem punidos, a cultura que está sendo implantada diz que: não importa  se está no poder e se se  acha poderoso, desviou dinheiro público vai devolver para os cofres púbicos e vai ser punido com o rigor da Lei.

Agência Baluarte- Recentemente, o ex-prefeito Luís Fernando Silva atribuiu a ação do MP contra ele  a uma motivação política desencadeada por um líder da oposição. Há legitimidade nesse discurso?

Arnaldo Colaço- Não. Nenhuma legitimidade. 

Agência Baluarte- Após uma rápida análise da conjuntura sociopolítica da cidade, percebe-se de forma clara que a população ribamarense vem participando do debate sobre as questões que envolvem o município em tempo real. Como pré-candidato a Prefeito, já é possível se chegar a uma definição  do perfil do eleitor de 2016? 

Arnaldo Colaço- São José de Ribamar vive um novo momento, a população está mais ativa e as informações da real situação da cidade chega com mais intensidade nos lares e celulares espalhados por toda a cidade. Agora não dá para mascarar uma falsa realidade como se via no passado, a realidade chega em tempo real e da mesma forma vai ser em 2016. O Eleitorado vai contar com mais informações na hora de decidir em quem votar. 2016 vai ser uma realidade totalmente diferente daquelas que já tivemos até agora.

Agência Baluarte- É perceptível que o PSB, o seu partido, vem se apresentando nas  comunidades de forma continuada e frequente. Qual será o reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvido pela legenda em São José de Ribamar?

Arnaldo Colaço – Nós temos feito um trabalho constante em São José de Ribamar, não esperamos a eleição chegar para defender os interesses de nosso povo. Fizemos isso com a luta do ITBI, dos professores, dos servidores públicos municipais e hoje estamos firmes na luta por moradia, por mais qualidade de vida nos bairros, ou seja nunca paramos. Já com relação a 2016, o PSB possui um projeto para nossa cidade e esse projeto iniciou em 2012 quando fui candidato a Prefeito. Nós da oposição sabemos que a unidade nos levará à vitória e temos como exemplo o que aconteceu com Flávio Dino que conseguiu unificar a oposição do Estado e derrotou a Oligarquia Sarney que governava há 50 anos. O meu nome está colocado para ser apreciado pelos partidos da oposição e nós acreditamos que temos condições de unificar a oposição e, com isso, criar as condições para ganhar as eleições e estrear uma nova forma de governar a nossa cidade, com transparência e com um olhar humano, bem diferente do que acontece hoje. 

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB