segunda-feira, 13 de abril de 2015
Alunos e equipe pedagógica da U.I. Y Juca Pirama, de Paço do Lumiar, receberam, na manhã desta sexta-feira, 10, o prêmio “Construindo a Nação”, pelo 4ª lugar entre as 22 escolas maranhenses classificadas no concurso. A solenidade contou a participação dos diretores da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e Sistema Nacional de Aprendizagem Educacional (Senai).
O Prêmio Construindo a Nação tem como objetivo dar estímulo, reconhecimento e difusão às ações realizadas por escolas e seus alunos, da iniciativa privada e da rede pública, em intervenções onde os alunos são os agentes da mudança, na melhoria ou resolução de problemas nas comunidades onde se inserem essas instituições.
Diretores, professores e alunos da escola Y Juca Pirama exibem prêmio conquistado no concurso promovido pelo Sesi
Diretores, professores e alunos da escola Y Juca Pirama exibem prêmio conquistado no concurso promovido pelo Sesi
Os alunos desenvolveram durante o ano de 2014 o tema: “Conte-me como aconteceu que eu te mostro como foi – Da invasão do Brasil à fundação de Paço do Lumiar”, que fez uma abordagem da chegada dos índios à região do Araçagi, onde está localizada a unidade escolar.
“Pra o embasamento o trabalho foi necessário o envolvimento de toda a comunidade pedagógica, ultrapassamos o muro da escola, realizamos oficinas focadas no tema, recebemos a visita de biólogos, geógrafos, estudantes africanos, e também, fizemos passeios pelo bairro, conhecemos fauna e a flora ao nosso redor, e ainda realizamos um trabalho teatral na praia, onde a história do índio Y Juca Pirama, começou”, contou a gestora da escola, Joana Corvelo.
De acordo com o coordenador do projeto, o professor de História Domingos Sávio Holanda, o prêmio proporcionou o desenvolvimento prático e teórico de várias situações do cotidiano dos alunos e professores, entre elas, buscar uma forma de melhorar a qualidade do ensino e ao mesmo tempo inserir a comunidade periférica, no contexto da escola.
Estudantes venceram o concurso com o tema  “Conte-me como aconteceu que eu te mostro como foi – Da invasão do Brasil à fundação de Paço do Lumiar”
Estudantes venceram o concurso com o tema “Conte-me como aconteceu que eu te mostro como foi – Da invasão do Brasil à fundação de Paço do Lumiar”
“Levamos a fundo a missão de envolver todas as disciplinas e percebemos que o interesse do aluno avançava a partir do momento em que ele além de ilustrar, produzia um texto explicando o desenho e que sempre aparecia o seu ambiente de vivência e por isso incluímos assuntos para discussão como degradação ambiental, identificação da fauna e flora local, presença de muitos navios cargueiros na orla, sujeira das praias, limpeza, heranças indígenas, remédios caseiros, herança africana”, disse o professor.
A U.I. Y Juca Pirama fiaca localizada no bairro do Araçagi, limite entre Paço do Lumiar e São José de Ribamar e é uma das 11 escolas municipalizadas pela atual gestão no ano de 2014. A unidade tem 30 anos de fundação, atendendo mais de 330 alunos da região, do 5º ao 9º ano.

Matéria enviada por Coordenação de Comunicação da PMPL

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB