terça-feira, 5 de maio de 2015
Coluna do Fernando Atallaia

Política, Cultura e Realidade na Grande São Luís

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR-CHEFE DA AGÊNCIA BALUARTE
atallaia.baluarte@hotmail.com

Descartada possibilidade de Luís Fernando entrar candidato em São Luís

Ainda que todas as pesquisas realizadas até aqui em São Luís apontem o ex-prefeito de Ribamar, Luís Fernando Silva como terceiro da disputa, o tucano descarta a possibilidade de concorrer na capital.

Resultado de imagem para LUIS FERNANDO SILVA
O ex-prefeito Luís Fernando Silva, do PSDB: candidatura será em Ribamar
Luís Fernando Silva pretende mesmo é assombrar as expectativas dos candidatos em Ribamar, onde, indiscutivelmente, ainda goza de expressiva representatividade no município.

Ratificando a escolha pela cidade balneária, o ex-prefeito confirma, sem pestanejar, a candidatura em solo ribamarense. E com o apoio do seu partido, o PSDB, onde tem como entusiasta maior o confesso admirador Carlos Brandão, vice-governador do estado.

Em São José de Ribamar, população continua a reclamar da má prestação de serviços do Executivo municipal

Um show de ausências, irregularidades e desmandos no melhor estilo mandonista-centralizador-oligárquico. Assim vem sendo a administração do prefeito Gil Cutrim(PMDB) em São José de Ribamar.

Resultado de imagem para gil cutrim
O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim(foto) segue alheio aos muitos problemas da cidade; população pede que a gestão dele acabe logo  

Definitivamente Gil e seu vice Eudes Sampaio já se tornaram personas non gratas na cidade. Alheios à solução dos problemas que assolam o município em todas as áreas e por todos os bairros, a dupla, com especial atenção para Cutrim, está aquém do que os ribamarenses esperam de seus gestores.



Gil, vice e secretariado são alvos de denúncias, reclamações e insatisfação generalizada, diariamente. Nas redes sociais, os munícipes pedem de forma desesperada pela rápida conclusão do governo do Grupo. Os ribamarenses não suportam mais.





Em São José de Ribamar, Governador e Vice chamam oposicionistas de ''meninos'' e Arnaldo Colaço poderá ser vice de Luís Fernando



Assim com essa pequenez, mas com a dura e soberba significância do desprezo. É com essa abordagem que Flávio Dino e Carlos Brandão resolveram chacoalhar os oposicionistas da cidade balneária. Desvelando também algumas realidades.


Resultado de imagem para arnaldo colaço
O socialista Arnaldo Colaço: sinuca de bico


Em sinuca de bico, complicou principalmente para o socialista Arnaldo Colaço que é ligado ao governo Dino e esperava ter o apoio do governador nas eleições de 2016 na cidade.


Declaradamente decididos por Luís Fernando, Flávio e Brandão (este último, presidente do partido do ex-prefeito) já optaram por Fernando Silva e, ao que tudo indica, querem ganhar as eleições no município.



Fica a pergunta: Arnaldo Colaço se desvinculará do Governo- que certamente pedirá a ele que retire a candidatura ou seja o vice de Luís Fernando-, perdendo assim os privilégios do Palácio ou aceitará o acordo que fará ele negar toda a história que vem construindo em São José de Ribamar ao longo dos últimos anos?  





Talita Laci deslancha em Raposa e Clodomir se vê acuado



A prefeita de Raposa Talita Laci conseguiu ficar no cargo. Após a fase dos embargos interpostos e da 'pressão' do ex-prefeito cassado Clodomir, a comunista agora anuncia novas ações para o município.


Resultado de imagem para talita laci   gata
A prefeita Talita Laci: 'gestão revolucionária' em Raposa 


Talita declarou, recentemente, que pretende realizar em Raposa uma gestão marcante, revolucionária e que entre para História. Abandonada na antiga administração, a população de Raposa, de fato, e por direito, merece. Ela está no rumo certo. 


Cenário aponta por mais uma vez que em Ribamar, grupo político de Julinho deverá ser o único a reunir a oposição



Por mais uma vez o cenário politico-eleitoral para as eleições de 2016 em Ribamar aponta para o grupo do médico Júlio Matos, o Dr. Julinho, como o único com a possibilidade de concorrer ao pleito frente os possíveis candidatos do Governo(estadual e/ou municipal).


Resultado de imagem para jota pinto
Jota Pinto(foto) poderá concorrer em nome do grupo julinista em São José de Ribamar; ex-deputado vem tendo o nome ventilado para disputa 




Enfrentando alguns dissabores na esfera jurídica e incertezas quanto a uma possível candidatura, tanto Júlio (pai) quanto Júlio Filho ainda não declararam ser pré-candidatos na terceira maior cidade do Maranhão.



Já o ex-deputado Jota Pinto, apoiado pelo grupo nas últimas eleições para o Legislativo maranhense, vem sendo visto pelos próprios correligionários e lideranças julinistas como um bom nome para representar o grupo na empreitada. Agora é aguardar. 





Holandinha cai em desespero diante de pesquisas que o mostram inviabilizado em 2016



Teve tempo, espaço e dinheiro para fazer, mas não o fez.  Pontuada pela falta de competência e habilidade, a gestão de Holandinha em São Luís caiu no descrédito popular e na irreversibilidade da atuação.
Resultado de imagem para holandinha
ABDUZIDO PELO DESGASTE Pesquisas mostram que o quadro político de Holandinha é irreversível


As últimas pesquisas apontam Edivaldo sendo batido pela deputada famigerada Elisiane Gama com folga. Os demais cenários mostram também o desastrado Lobão Filho emparedando Holandinha.

Mal auxiliado e responsável pela escolha do péssimo secretariado (formado por indicações grosseiras de partidos políticos)Holanda Júnior tem todas as condições para entrar para História de São Luís como um dos piores prefeitos da capital maranhense, transcendendo, inclusive o inapto, inepto e desastroso João Castelo.



Em Paço do Lumiar, Josemar segue sem concorrentes



Fora do páreo e sem força politica no município, o ex-eterno-vice da antiga prefeita Bia Tornozelo, Raimundo Filho foi abduzido por Josemar em Paço. O mesmo, resguardadas as peculiaridades, aconteceu com o ex-prefeito Gilberto Aroso.



Sem apresentar uma cena oposicionista sólida e fluente, Sobreiro segue em tranquilidade na cidade e, em face das eleições vindouras, sequer mostra preocupação com a disputa.


A oposição de Paço tenta, por sua vez, ‘levantar’ um novo nome que represente o seguimento. Mas como revela a metáfora, em Paço do Lumiar, ‘o novo já nasce velho’. E agora?



Na cidade balneária, Ministério Público se cala e Gil Cutrim ''governa'' ao deus-dará



O Ministério Público de Ribamar tem matéria de sobra para investigar o atual Governo municipal e seu titular na cidade balneária. Se se debruçasse sobre a área da Infraestrutura, as muitas obras milionárias com datas já vencidas para entrega já seriam o mote inicial.


Resultado de imagem para ministerio publico  de sao jose de ribamar
Promotoria de Ribamar: só de fachada? 


Na Saúde, Cultura e Educação a precariedade da instrumentalização e dos serviços; o abandono de escolas e falta de merenda escolar, outro filão.  Detalhe: são destinados mensalmente milhões aos setores da Gestão, mas pela realidade presente a boa aplicabilidade não vem sendo a tônica da administração de Gil, conhecido no município pela insígnia de 'Cupim'. O MP, certamente não desconhece os fatos. Mas, resolveu silenciar. Ou como dizem os ribamarenses ‘dá um tempo’, ‘tirar o time de campo’. Assim, sem maiores preocupações.



Em São Luís, Ester Marques não apresenta ações para artistas da capital. Imagine para o restante do estado!



Se nem para a capital do estado a secretária de Cultura, Ester Marques apresentou até hoje as ações que pretende implementar à frente da Pasta, imagine para o restante do estado.


Mas é sob essa constatação que os agentes, produtores culturais, artistas, profissionais que trabalham no Setor e demais interessados (principalmente a população maranhense) vem tentando a todo custo e a grosso mundo compreender que gestão é esta que não se pronuncia( e que nunca se pronunciou) quanto aos objetivos e metas a serem alcançados. 

Resultado de imagem para ester marques
NA OBSCURIDADE A secretária de Cultura do Estado, Ester Marques: já se passaram mais de quatro meses, e ela nunca disse a que veio 

Temendo que a Secma e sua titular estejam de caso pensado em relação a uma atuação que vise tão somente a organização do São João e do Carnaval (Secma e Func sempre funcionaram como apenas organizadoras desses dois eventos), músicos, escritores, escultores, dançarinos, sonoplastas, artesãos, artistas plásticos, atores tem batido à porta do órgão para buscar respostas que lhe são de direito, o que vem sendo inútil. Ester Marques fez da Secretaria uma alcova particular e sombria operando na obscuridade. Esclarecimentos por lá nem à base de muita paciência.



Fica claro que a secretária ''leva na barriga'' para nada fazer antes do São João e assim de intervalo a intervalo vai ficando cada vez mais transparente o conceito que o Governo Dino adotará para a Cultura: festas de Carnaval, São João e comemorações de fim de ano. Por hoje é só. Tenham uma ótima continuidade de semana e que Deus nos abençoe a todos.


7 comentários:

  1. Vivemos ladeados de protótipos de políticos, onde os esforços de alternância caem por terra e prevalecem os interesses de projeções futura. Porem ao tocante à oposição de meio século declarada ao Governo Sarney a base de Ribamar deveria ser vista de forma mais justa, pois uma campanha deflagrada contra o poderoso império Sarney foi feita com os recursos escassos e ajuda também dos militantes que tiravam o pouco que tinham para investir no governo da assepsia, porem o sentimento de submissão apadrinhando as células remanescente do governo que foi combatido e vencido nas inicias dos dois "L.F's que sem folego foram sufocados pela massa que disse não. Mas, fica o agradecimento ao Governador por colocar seu derrotado opositor em evidencia em Ribamar. Vamos projetar Luís Fernando e entregar no futuro o comando do Estado a ele assim poderemos ter de fato a prova da capacidade administrativa de Luís Fernando tendo controle absoluto dos seus passos. Ramilson Araújo

    ResponderExcluir
  2. Caro Ramilson, então vote em Julinho, é o melhor pra vc? Tem cada uma...

    Faby da rua do peixe

    ResponderExcluir
  3. Nossa opinião deve ser cultuada de forma integra que tal sair do anonimato e comentar por uma pagina onde seja possível se identificar, sou consciente da minha opinião e como cidadão livre posso fazer qualquer escolha, desculpe-me os disléxicos, mas o texto fala por si. Luis Fernando voltando o corte fatal na folha vai deixar a oposição a ele mais numérica. Eu Voto Luís Fernando 2016, por uma folha de pagamento menos inflada de favorecidos. Esse é a única exigência na minha escolha.

    ResponderExcluir
  4. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK o colaçooooo foi parar nos braços de luis fernandokkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk agora eu quero ver se esse povo é oposiçao mesmooooo kkkkkkkkkk sou a madalena da alonso costa eu falei minha gente eu faleiikkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. O povo nao aceita mas o mesmo grupinho de sempre, julinho vai dar de goleada, anota ai galera

    Max Gama da Tropical em peso Julinho

    ResponderExcluir
  6. Boa Ramilson, opinião é opinião e você tem a sua definida sobre esse assunto coisa que todos os ribamarenses deveriam ter e expressar, pois, apenas ficar zombando e fazendo piada sem graça não resolve os problemas da péssima coleta de lixo, da manutenção das ruas e avenidas que não existe, das escolas em decomposição, da saúde que adoece a cidade, dos professores massacrados, enfim, da falta de compromisso, honestidade e seriedade dessa administração que está sendo a pior desde a emancipação de São José de Ribamar.

    E diante dos pré-candidatos até então apresentados, se fosse hoje o dia da eleição, votaria em Luís Fernando sem nenhuma duvida.

    ResponderExcluir
  7. Um excelente recorrido pela política de São Luís e Ribamar.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB