terça-feira, 16 de junho de 2015

DPE atendeu 328 casos de violência contra o idoso de janeiro a maio deste ano

O Bairro de Fátima é a localidade com o maior número de casos de violência na Grande São Luís e os filhos ainda são os maiores agressores.

De janeiro a maio deste ano, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) contabilizou 328 casos de violência registradas pelo Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), da DPE. Negligência, a violência física e psicológica, o abandono, autonegligência e o abuso financeiro figuram entre os casos de maior incidência nesses primeiros meses de 2015.

Durante toda a semana, a instituição realizará uma vasta programação de atividades que inclui ciclo de palestras, debates, visitas, panfletagem, dentre outros. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para as diversas formas de violência sofrida pela pessoa idosa, na perspectiva de mobilizar e sensibilizar a população para essa grave e condenável problemática. O evento é alusivo ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.
Resultado de imagem para VIOLENCIA CONTRA O IDOSO
O objetivo é chamar a atenção da sociedade para as diversas formas de violência sofrida pela pessoa idosa, na perspectiva de mobilizar e sensibilizar a população para essa grave e condenável problemática.
A assistente social e coordenadora do Ciapvi, Isabel de Fátima Lopizic, reafirmou que campanhas como estas fortalecem o combate à violência contra o idoso. “Infelizmente nenhum país do mundo está imune à violência contra a pessoa idosa, mas temos que encontrar formas de combater esse mal. A Defensoria, por meio do Ciapvi, tem contribuído para uma ampla discussão do tema, envolvendo várias instituições, com o intuito de fortalecer, sobretudo, os laços familiares, pois é em casa que acontece o maior número de casos de violência contra o idoso”, relatou.
Segundo dados do relatório do Ciapvi, a Defensoria realizou, em 2015, cerca de 3.314 atuações, entre orientação familiar, mediação de conflito, palestras, encaminhamentos, atendimentos sociais, psicológicos e jurídicos, dentre outros. O Bairro de Fátima é a localidade com o maior número de casos de violência na Grande São Luís e os filhos ainda são os maiores agressores.
O secretário adjunto de Proteção Social da Secretaria da Criança e Assistência Social de São Luís (Semcas), Rodrigo Desterro, na ocasião representando a secretária Andrea Everton Lauande, destacou a importância da participação das instituições públicas na criação de mecanismos de proteção desse segmento. “Temos, antes de tudo, que trabalhar na prevenção, na criação de políticas públicas capazes de assegurar aos idosos um envelhecimento digno. Isto só será realidade a partir da atuação intersetorial, nos mais diversos campos, como educação, lazer, cultura e saúde”. 
As informações são de O Imparcial
Edição da Agência Baluarte 

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB