terça-feira, 15 de dezembro de 2015
POESIA SEMPRE!

Leia na íntegra o poema ‘Congenialidades’ da obra inédita Orvalhos Enfermos de autoria do poeta e jornalista maranhense Fernando Atallaia

Congenialidades

Por trás de sua boca escura um escuro maior pela manhã
Rasgando a torpe aurora dos dias banhados nos prelúdios de sempre
Por cima de sua luz derramada aos varais um arco de íris à porta fechada batendo da Tranca aos ferrolhos escancarados abertos ao passo
Trôpego, míope, rasante.  

Resultado de imagem para homem batendo ferrolho

Por dentro de sua mão tateante uma sombra de árvore sem os pomares da Relva
Trilha itinerante de sangue, nervos, fonemas
A sua boca rasgada em versos febris, atônitos e virgens no ainda

Resultado de imagem para homem batendo ferrolho

Por dentro de sua saia anágua calçola rasa falos escassos, sobretudo no adentrando
Onde uma estrela um asceta nos bagos do vão vagam no espaço medrado nos ausentes planetas
Rua estreita calçada irrompendo pernas, alpercatas, imaginações
Passagem de ouriçadas memórias e um olho 
Um olho ao chão apontando abóbodas 

Resultado de imagem para escultura de mulher

Por fora de sua livre palavra
Soluços de lavra às favas da mesa
Por dentro de sua tempestade esquivada as brisas mais tensas
As partes de ceia decaídas ao homem calado aos quintais

Resultado de imagem para mulher nua na chuva

Martelos pendurados e facas cochilando às gavetas?
Não é de carne nem de acineto nem tampouco o segredo é feito de silêncios, novos abissais
Rogai por ti a humanidade sem água no deserto onde nascem escavados os Orvalhos Enfermos
Orvalhos tristonhos que não bebem mais olhos d'água
Que não bebem mais



Fernando Atallaia, São José de Ribamar, Abril de 1998 

81 comentários:

  1. Sempre muito profundo o amigo é multi-facetas atua em diversas vertentes e sempre com muito talento e criatividade.
    Adorei também esta última imagem(foto)Parabéns pelo conjunto da obra !

    ResponderExcluir
  2. Realmente, sem palavras, você nos leva a um passeio pela nossa vida e existência com o melhor da poesia, uma poesia clássica e ao mesmo tempo popular, adooreeiii

    Renata Lima -Ufma

    ResponderExcluir
  3. Palavras agudas/ Parábolas poéticas/Imagens perfeitas...Metáforas proféticas. Poema itinerário do humano contracenando, com o imaginário, das coisas que o cercam.Rico e emocionante inventário do poeta em sua humana essência! Francisco Tribuzi

    ResponderExcluir
  4. Mais uma grande obra meu poeta Atallaia. Parabéns e obrigado pela viagem, pela nostalgia a qual nos remete com suas belas palavras. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Cara muito lindo como tudo que tu faz. Parabens lindo.
    Daniele

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, esse poema é uma viagem incrível em nossos pensamentos. Que Nostalgia! Um poema limpo na riqueza de suas palavras, e a cada palavra lida e imagem reparada, forma-se um conjunto que nos faz viajar dentro contexto. Muito obrigada por essa leitura. Irei até divulgar por aqui. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Interpretar a poesia de Atalaia é penetrar nos mais estratégicos significados da difícil e bela língua portuguesa, pois, impõe à busca de um nível de conhecimentos, nem sempre incorporado, principalmente, no nosso dia-a-dia, já tão popularizado com as agruras das notícias torpes e lamentáveis.
    Por outro lado, a facilidade com que o mesmo constrói as suas conjecturas poéticas, remete o leitor a um mundo imaginário e transcendental nos recônditos da inspiração.
    Permite passear pela floral natureza cósmica, ora flertando com o imaginário, ora com a sua particular maneira de delinear uma inspiração poética (congenialidades).
    Um verdadeiro jogo de sentimentos místicos e surreais que acabam envolvendo tão curiosos leitores.
    Parabéns pela composição poética.
    Parabéns pela difícil arte de conquistar leitores.

    Carlos Furtado

    ResponderExcluir
  8. Muito bom meu poeta... Um texto profundo, que nos remete às singelezas da alma feminina...

    ResponderExcluir
  9. AS IMAGENS POÉTICAS SÃO PERFEITAS, BEM ELABORADAS LEVANDO A TOTALIDADE DO SIGNIFICANTE/SIGNIFICADO. PARABENS. BRUNA CORPESINE-PR

    ResponderExcluir
  10. Parabéns poeta pelos inspirados versos...

    ResponderExcluir
  11. * TUDO É SIMBOLO NESTE POEMA DE FERNANDO ATALAIA

    “Congenialidades”!

    Mais um grande trabalho da seara magistral de Fernando Atalaia, um jovem poeta ludovicense que tem honrado as letras do nosso estado; confesso está maravilhado após a leitura de “Congenialidades”! O poema me elevou aos imemoriais tempos de predomínio do Simbolismo em nossas letras. Trata-se de um poema atemporal, valorização do vocabulário, a expressividade do recurso da letra maiúscula, musicalidade, sensualidade, são, deveras, características da temática simbólica que em nossas letras temos grandes expoentes, Alfonsus Guimarães e o fabuloso Cruz e Sousa; também acho oportuno confessar que dentre as escolas literárias, o Simbolismo é a minha preferida; está talvez seja a grande explicação do meu agrado por esse poema, em especial. Fernando Atalaia, nosso poeta contemporâneo, com seu poema atemporal e simbólico, nos devolveu um pouco da grandeza da temática dos grandes simbolistas brasileiro “Congenialidades”. Como diria Cruz e Sousa em “Violões que Choram: ‘Vozes veladas, veludosas vozes, Volúpias dos violões, vozes veladas...’”, Poeta, parabéns pelo poema!

    ResponderExcluir
  12. Poesia para o deleite da alma e paz de espirito, Poesia para trazer de volta os bons tempos da Ilha do Amor, parabéns Fernando Atallaia pela sua luta diária em favor das artes e do beleza do nosso estado, és um guerreiro.
    Ana Flávia, Residencial Pinheiros

    ResponderExcluir
  13. Sr. ATALAIA meu Nobre! Quão dificil é interpetrar suas obras, mas a sua Genialidade em juntar as palavras faz com que o sentido do texto final seja o mais Belo e enriquecido em nossa contemporaneidade.
    Sinto-me lisonjeado ao deliciar-me em momentos poéticos iguais estes. Saiba que tens um admirador de suas obras que servem de inspiração para todos que prezam pela arte literaria..

    Abraços deste ser que admita suas obras

    FÁBIO HENRIQUE PEREIRA

    ResponderExcluir
  14. Nossa excelente poema, muito profundo. A gente consegue fazer uma viagem interessante no contexto. Lindo Fernando. Parabéns Poeta, que a inspiração continue te iluminando.
    Abcs.
    Mauro Cesar Cesaris-Cantor Maranhense

    ResponderExcluir
  15. Um poema que inquieta os sentidos e revolve nossas conjecturas "Não é de carne nem de acineto nem tampouco o segredo é feito de silêncios..." maravilhoso simplesmente! Carlos Berg

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. caro amigo,seus poemas são dignas de um grande poeta, parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir
  18. É MEU GRANDE AMIGO, VOCÊ É DOS BONS PORQUE USAS AS PALAVRAS CERTAS E QUE APRECIO QUANDO SE USA POR EXEMPLO:POR DENTRO DE SUA SAIA ANÁGUA CALÇOLA PANO RASO DE FALOS, MAS PANOS RASOS, SOBRE TUDO. PALAVRAS CERTAS NO LUGAR CERTO, PALAVRAS QUE POUCO USO. CONTINUE ASSIM POIS VOCÊ É UM VITORIOSO, PARABÉNS

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Sua poesia é um orgulho pro Maranhão. Parabéns poeta. Celso Luis

    ResponderExcluir
  21. COISA SOFISTICADA, OUTRO NÍVEL
    DENIS PRAZERES DIRETAMENTE DO COHATRAC

    ResponderExcluir
  22. Achei uma viagem que rompe o tempo trazendo à tona sensações e sentimentos.Profundo! Carol Cecio

    ResponderExcluir
  23. Meu nobre poeta "Fernando Atallaia", a inspiração é uma caixa de segredo,onde os poetas adormecem suas almas,portanto, ao toque de mágica, o poeta fez ressuscitar poesia, lapidando essência em cinco pétalas: carinho , afago,doçura,intimidade e prazer; essa viagem semeou e fragmentou a riqueza da construção do seu pensamento, fazendo desse pomar um oásis dos olhos.

    ResponderExcluir
  24. Meu nobre poeta "Fernando Atallaia", a inspiração é uma caixa de segredo,onde os poetas adormecem suas almas,portanto, ao toque de mágica, o poeta fez ressuscitar poesia, lapidando essência em cinco pétalas: carinho , afago,doçura,intimidade e prazer; essa viagem semeou e fragmentou a riqueza da construção do seu pensamento, fazendo desse pomar um oásis dos olhos.

    ResponderExcluir
  25. Uma dose de erudição em um Estado que só se fala em popular. Não que eu tenha nada contra o popular, muito pelo contrário, sou cantor popular. Mas precisamos de outros cantos mais refinados como os de Fernando Atalaia.

    ResponderExcluir
  26. Uma dose de erudição em um Estado que só se fala em popular. Não que eu tenha nada contra o popular, muito pelo contrário, sou cantor popular. Mas precisamos de outros cantos mais refinados como os de Fernando Atalaia.

    ResponderExcluir
  27. Uma dose de erudição em um Estado que só se fala em popular. Não que eu tenha nada contra o popular, muito pelo contrário, sou cantor popular. Mas precisamos de outros cantos mais refinados como os de Fernando Atalaia.

    ResponderExcluir
  28. Sem palavras.. Pq jamais saberia usa-las c essa maestria..

    ResponderExcluir
  29. Loucura, escreve muito..Mestre.

    Paulo de Tarso

    ResponderExcluir
  30. Carregado de sensualidade e tensão, o poema de Fernando Atallaia se recusa à compreensão fácil e aos esquemas preestabelecidos. Fremente, telúrico, a presença da carne e da mulher, coisas tão iguais e tão diversas, a natureza do poema é gemer, gritar suas inconsequências pela vida afora. É esta subversão de sentido e da palavra que faz de Fernando um poeta original e no pleno vigor da criação, construindo seu mundo de metáforas e significados novos e abrangentes. Parabéns, poeta! Vá em frente, pois você tem muita contribuição a dar à nova poesia do Maranhão.

    ResponderExcluir
  31. Impressionante. Confesso que nunca tinha lido algo assim...Muito original e forte. Sucesso, cara! Henrique Lemos, de Alcântara-MA

    ResponderExcluir
  32. Uma escada no horizonte profundo. , a Ascenção da poesia sectaria românica e de alto padrão. uma passagem pelo inconsciente coletivo de Vênus e as alcovas de Bocage. Um espelho infinito ... quem diria o Saudoso poeta Manuel Bandeira. "Vou me embora pra parsagada..porque lá sou amigo do Rei. Tenho a mulher que quero na cama que escolherei.. " poesia moderna com um teor profundamente impressionante. Dai pode se concluir a validade da obra prima.

    ResponderExcluir
  33. Atalaia enxerga cada coisa no seu universo poético.! Muito bom.

    ResponderExcluir
  34. Cara sem palavras,pois tudo que posso fala de forma onde o meu vocabulário pobre pode se expressa ,é que por simples e pouquíssimas palavras a literatura,homens e mulheres muito espirados falam da realidade do ser Humano...tá de parabéns

    ResponderExcluir
  35. Lembra os poetas russos, poesia muito inteligente que agrada

    Beijos da Paty, UNDB -Te adooloooooo

    ResponderExcluir
  36. maravilhoso poema,mais uma vez encantada com vc poeta lindo!

    ResponderExcluir
  37. Entre loucuras de pensamentos e o bom uso e sábio das palavras, vc Atalaia transmite ardentemente boas sensações.Parabéns pelo poema e ilustrações.

    ResponderExcluir
  38. Entre palavras,imaginação, ilustração, você tras ao ambito de cada leitor, a sensação esplendida de vigor. Sempre...sempre...Atalaia.

    ResponderExcluir
  39. UM VERDADEIRO POETA EM TEMPOS DE CRISE, FERNANDO ATALLAIA ESSE ENTENDE DA ARTE LITERÁRIA. PARABENS POETA, VOCE É REFERENCIA. EUCLIDES SAMPAIO-CAXIAS

    ResponderExcluir
  40. Relaxei com sua poesia, deu uma calma quando li três vezes. Linda demais, meu fofo
    Cristina

    ResponderExcluir
  41. Lindo poema, onde existe a sensualização, através das palavras, do amor corporal sentido e exposto. Diante da beleza da mulher amada, jamais o amante pode ficar "calado aos quintais", pois nenhum segredo, tão pouco este, é feito de silêncios!

    ResponderExcluir
  42. Foi uma leitura que me deixou meio sem ar. És grande Fernando.

    ResponderExcluir
  43. A quebra do elemento concreto e o deboche ao real são as características da poesia de Fernando Atalaia que se utiliza da linguagem erótica (corpo, sensualidade) num grande culto ao encontro do homem com a mulher. Poesia fina, estudada e digna da melhor tradição brasileira já escrita em versos.

    Prof. Antônio Pacheco

    ResponderExcluir
  44. Parabéns e muito profundo e atual no mundo de trevas corriqueiras. O final é belo.kelé

    ResponderExcluir
  45. ''Por dentro de sua mão tateante uma sombra esverdeada de árvore sem os pomares da Relva
    A trilha itinerante de sangue, epiderme, nervos, fonemas
    À sua boca rasgada em versos febris, atônitos e virgens no ainda''. Coisa linda de ler. Gaby, sua eterna fã.

    ResponderExcluir
  46. É um poeta que tem seu próprio estilo de ser e ver o mundo
    Simplesmente me apaixonei
    Lauryanny

    ResponderExcluir
  47. Um texto de 1998 que já conseguiu seu primeiro grande feito em se tratando de linguagem poética: mostrar sua atualidade como se ontem tivera sido escrito. O simbolismo do autor reflete as angústias, os delirios e as viagens oníricas da alma humana, em sua essencialidade e provocadoras manifestações. Congenialidades é um poema denso e instigante que revela a grande força poética de seu autor.

    ResponderExcluir
  48. Gostei muito, bela poesia com fotos moldurando os versos, muito bem colocados, parabéns grande poeta Atalaia, um grande abraço do amigo de muitos festivais, Luis Carlos Dias...!

    ResponderExcluir
  49. Fernando, o atalaia grande inspiração mano e o poema a casa? Manda esse, valeu
    Ronald de Ribamar city

    ResponderExcluir
  50. Atalaia, parabéns o poema é uma viagem nostálgica.
    Sóstenes

    ResponderExcluir
  51. A poesia é o poder de poucos e para muitos onde o publico prestigia a boa leitura deixando-se levar pelo pensamento e pela reflexao, a boa poesia é uma dadiva que so alguns conseguem transmitir porque não e facil dizer o que nao se ver no dia a dia mas os poetas verdadeiros conseguem e tem a recompensa do agradecimento como premio. Nosso mestre Atalaia é uma voz desta boa poesia que alimenta a alma dos mais carentes da arte e de educação, Atalaia é um educador que leva sua mensagem para o mundo atraves da sua forte poesia, parabens meu amigo, voce é uma voz para os maranhenses.
    abraço do amigo Jeferson Pinheiro

    ResponderExcluir
  52. Parabéns amigo!
    Cada vez melhor. Brilhantíssimo trabalho; feito elegantemente. Maravilhoso

    Marcos Antonio, Açailândia - MA

    ResponderExcluir
  53. Eu gosto de tudo em você, seus versos são diferentes e lindos, seu jeito de ser e sua bondade em querer ajudar as pessoas, você Fernando é um artista completo e uma grande pessoa, conte sempre com minha admiração meu lindo
    Rose Maria, estudante de letras,6 periodo UFMA

    ResponderExcluir
  54. O fato é que ler se torna mais gostoso quando o poeta escritor não nos diz tudo, obrigado querido Atalaia por não dizer tudo pra teus leitores. Parabéns pela sensualidade transmitida ao leitor tratando-se de linguagem poética uma maravilhosa leitura atualíssima.

    ResponderExcluir
  55. Você é um charme e lindo, diga-se de passagem. Parabéns pela bela poesia!!!
    Lucy, a amiga de Balsas

    ResponderExcluir
  56. Parabéns o inimaginario da mente do homem nos remete a certeza de que somos capazes da eficácia de um passeio pelo abstrato e ao mesmo tempo o concreto a poesia é excelente..

    ResponderExcluir
  57. Parabéns pela poesia o inimaginario da mente nos retrata a eficácia da relação com o abstrato e o concreto sua poesia é excelente...

    ResponderExcluir
  58. Parabéns pela poesia o inimaginario da mente nos retrata a eficácia da relação com o abstrato e o concreto sua poesia é excelente...

    ResponderExcluir
  59. Interessante,poético, forte...parabéns Atallaia. Abraços do Trio Akacia.

    ResponderExcluir
  60. Interessante, forte, poético... Parabéns Atallaia. Abraços do Trio.

    ResponderExcluir
  61. Fernando Atallaia já é 20 anos de poesia meu nobre? Ou é mais? Você é fera. Meus parabéns grande poeta
    Paulinho Silva/ GRUPO CANTADA DIGITAL

    ResponderExcluir
  62. A arte e seu criador, uma incógnita, muitas vezes ao leigo, mas, elementos ficam claros como a sensualidade e um lado obscuro de uma paixão fulminante, cheia de prazer. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  63. Uma poesia com a marca do próprio poeta que é inconfundível no que escreve, Atalaia tem uma poesia de ideias marcantes que nenhum outro poeta maranhense tem não se parece com nada que ai estar. Parabéns poeta pela sua originalidade e sua poesia que consegue conquistar a todos. Salve, salve Atalaia.

    Elias


    ResponderExcluir
  64. Ah, se todos tivessem essa visão do amor, da mulher, da paixão, do desejo... Confesso que, a priore, não pude realmente compreender, porém, li, reli e aos poucos senti a poesia adentrar minha mente, meu coração, meu ser... Fui tomada pelo encanto de tão doces e impactantes palavras. Que visão, que domínio! Palavras e imagens se fundem e confudem, como se uma completasse harmoniosamente a outra...
    Ah, se todos pudessem ver!!
    Tens uma nova fã, Fernando Atallaia! Magnífico!
    Fernanda Vallente.

    ResponderExcluir
  65. Enlace e desenlace no jogo de relacionamento homem e mulher.

    Fernando atalaia é mestre nessa questão e sua poesia reflete bem esse particular. Show!!!

    Patrick, Psicologia, Pitágoras

    ResponderExcluir
  66. Atallaia, a cada trabalho, nos obriga a usar a imaginação para decodificar suas figuras de linguagens muito bem utilizadas. Suas metáforas são de um purismo que fascina o leitor. Cumpre o verdadeiro sentido da existência da poesia.

    ResponderExcluir
  67. Fernando meu querido e lindo amigo, estimado poeta, sem explicações para tamanha beleza de seus versos, apenas queria lhe dizer que continuas o mesmo gentleman e pessoa amavel de sempre alem de talentoso e especial, um homem de verdade nesse mundo vazio e sem razao de ser. Te adoro em tudo que fazes. Rosana, sua admiradora de sempre.

    ResponderExcluir
  68. Mais que o uso das palavras, a essência do poeta fala muitooo. Parabéns meu lindo...
    Marcia Oliveira, Jardim Eldorado

    ResponderExcluir
  69. Muito importante que ainda exista pessoas com alma poética no nosso estado...no mundo atual acredito que poucas pessoas dão valor a poesia,literatura, e outros...

    ResponderExcluir
  70. Muito importante que ainda exista pessoas com alma poética no nosso estado...no mundo atual acredito que poucas pessoas dão valor a poesia,literatura, e outros...

    ResponderExcluir
  71. Lindo poema! Sua identidade potica impressa com maestria

    ResponderExcluir
  72. TOP!!! VOCÊ É DEMAIS COM D MAIÚSCULO!!!
    CRISTINA

    ResponderExcluir
  73. Me explica, querido, como você consegue ser lindo pessoalmente, fisicamente, espiritualmente e tudo o mais, por favor me explica pode ser????? Tu é um lindo!!!!
    Sandriane, Parque Shalom

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB