quinta-feira, 14 de abril de 2016
Seio de irradiação e disseminação da Literatura do Maranhão, o Sioge padece com a indiferença do Governo estadual

Recentemente as instalações deram lugar à barbárie com um homem assassinado a pauladas nas dependências do prédio

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR-CHEFE DA AGENCIA BALUARTE

Quem conheceu, vivenciou ou de alguma forma foi contemplado pela efervescência cultural promovida pelo Serviço de Imprensa e Obras Gráficas do Estado-Sioge, através do Plano Editorial Sioge nas décadas de 80 e 90 hoje terá que conviver com a triste e dura realidade que devassa a memória daqueles que foram responsáveis pela produção literária nestes áureos tempos. Tudo porque os editores, escritores, poetas, revisores, diagramadores, críticos e, sobretudo, os leitores maranhenses se deparam, atualmente, ao passar pela área onde fica localizado o prédio histórico, com uma paisagem estranha àquela que conheceram: o Sioge está abandonado e pede socorro.

CONSTRUINDO EMBRUTECIMENTO O governador Flávio: se depender dele, a Literatura do Maranhão e o Sioge vão às patavinas 
Dando lugar a ratos, barbárie, truculência, indigência e total ausência de politicas públicas por parte dos órgãos competentes, as dependências internas da mais importante casa de cultura que funcionou por anos como editora de livros- quando editou e publicou grande parte da fundamental e relevante safra de autores maranhenses lançados de 30 anos para cá- o Sioge assiste à sua própria decadência sob o olhar indiferente do Governo do Maranhão que desconhece sua importância para a Literatura do estado. Há algumas semanas um homem foi assassinado a pauladas dentro de uma das salas onde no passado escritores da estatura de Nauro Machado, Valdelino Cécio e José Chagas se reuniam para discutir os rumos da poesia e da prosa maranhenses.

Homem assassinado em local onde um dia se reuniram nomes como Nauro Machado, Valdelino Cécio e José Chagas 
Demonstrando ululante falta de compromisso com o segmento literário e com a memória histórica do Maranhão nesse particular, a gestão do atual governador Flavio Dino (PCdoB) perpassou todos os níveis de desdém já registrados para com a arte literária local. A  pouco mais de dois anos para as próximas eleições, Flávio ainda não apresentou aos literatos e escritores maranhenses uma rara medida ou ao menos paliativa ação de enfrentamento do desprezo que vem vitimando a Literatura, onde o Sioge como símbolo e emblema de uma ativa participação no processo editorial e literário do Maranhão, deu sua contribuição para sua época e posteridade.

Não levando em conta que gerações inteiras foram prejudicadas e inspirações interrompidas pela ausência de uma politica séria e permanente para as nossas Letras, a destruição do Sioge pelo descaso do Poder Público e mais, especificamente, pelo alheamento da Secretaria de Cultura-Sectur de Dino é uma afronta à inteligência no Maranhão. Sem falar que o hiato vem causando uma lacuna irreparável no andamento das manifestações da criação entre as gerações passadas e as atuais.

O titular da Sectur, Diego Galdino: fã de Wesley Safadão, será se ele conhece a história do Sioge? 
É com a construção desse ambiente de embrutecimento e desprezo que Flávio Dino e turma começam a mostrar como pensam a Cultura. Na esfera administrativa, o setor foi reduzido ao velho modelo das gestões anteriores com o exacerbado culto às datas festivas e ao entretenimento. Em detrimento, é claro, de um programa cultural estrutural para as artes, incluindo a tão esquecida e achincalhada Literatura maranhense. Por outro lado, os auxiliares de Flávio se sentem confortáveis: encontram na conivência de parte dos escritores e classe artística livre trânsito para nada fazerem pela área estratégica.

Assim como nada farão pelo Sioge.  

24 comentários:

  1. Me pergunto o futuro de uma geração são valores culturais que jamias deve ser abandonado, o poeta é um formador crítico e doce com suas poesias que são passadas de geração a geração, amo poesia é uma reflexão que vai na alma de acontecimentos sóciais vividos em uma época e fase de nossa vida, um dom de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que triste infelizmente,isso veio ocorrer em lugar que já foi de tão importância ao Maranhão principalmente com um crime como este muito triste palco de grandes escritores...

    ResponderExcluir
  3. Flavio Dino está literalmente destruindo o Maranhão em todos os setores. E o pior de tudo é ver a população omissa a tudo isso...

    ResponderExcluir
  4. O que vemos hoje em dia é uma falta de respeito à vida, sem medida. Uma inversão de valores que não sabemos onde isso vai dar...

    ResponderExcluir
  5. Esse governador é um cara obtuso. Qualquer um com com alguma sensibilidade percebe a cara de incompetência é inapetência para governar. Colocar garotões em postos chave da administração pública,infeluzmente, é uma lástima dizer isso,mas vão sentir saudade da era do Cacique Sarney. Se é pior do que o Sarney é porque não vale nada. Vade retro, Satanás!

    ResponderExcluir
  6. Eu lembro que ele dizia . abre aspas ‘’VAMOS CUIDAR DA VIDAS DAS PESSOAS’’ KKKKKKKKKKKKKK no interior tao cuidando tanto que tem gente comendo fígado de adolescente essa semana outra pessoa cuidada foi apedrejada ate a morte esse foi assassinado nessa casa de cultura e o líder comunitários (já é o segundo) foi assassinato no coroadinho, epa esqueci de mais alguma coisa?

    Hugo Leonardo - Alcântara

    ResponderExcluir
  7. A ignorância é vizinha da maldade, diz o provérbio árabe. Mas pra quē cultura, educação se é na ignorância que se cria marionetes! E enquanto isso os porcos deleitam no chiqueiro que se encontra o Brasil... Mas, "Ordem e Progresso", significa o quê mesmo?

    ResponderExcluir
  8. Meu primeiro livro de contos, "Coisas" foi editado pelo SIOGE, que se prestava a ajudar a cultura literária maranhense. Hoje está abandonado e depredado. Este governo não se preocupa com o Maranhão, se preocupa em dar suporte às esquerdas e de mudar nomes de logradouros para se vingar de Sarney os dos militares que ele mal conheceu. Não é um estadista, é um revanchista. Quando um jovem de 18 anos se intitula "comunista", passa por ser um jovem contestador e idealista. Quando um ex-magistrado de mais de 40 faz a mesma coisa, passa a impressão de que se trata de um idiota completo.

    Augusto Pellegrini Filho

    ResponderExcluir
  9. Aqui não precisa se falar em sensibilidade no meu ponto de vista, esta se deixa para apreciar uma música, um bom livro et... o que se deve falar aqui é de vontade política, e mais que isso, GESTÃO, com letras maiúsculas, não precisamos da bondade ou sensibilidade do gestor, o que precisamos é na verdade de GESTÃO e vontade política. Isso Flávio Dino não tem porque o seu plano de governo é apenas um plano de poder, lutou pra chegar onde chegou e se acomodou e apossou-se da cadeira, que diga-se de passagem, é do povo, pois foi eleito para representá-lo. Se você não citasse o titular da secretaria de cultura eu não iria lembrar que temos secretário, de tão expressiva suas ações (100% irônico). No mais, a mudança está vindo, em 2018. Mas vai, pelo povo, para o povo.
    Sóstenes

    ResponderExcluir
  10. E esse prédio o do SIOGE é apenas um dos muitos que está nessa situação em São Luís. Vale a pena uma matéria pois ocorreu um assassinato no local. Há vários outros de projetos antigos que estão com obras paralisadas há tempo. Todos com tapume e a placa de obra informando valor, data pra começar e prazo final de entrega. E vê -se nesses locais alguém trabalhando? E a verba com certeza já veio e continua vindo e nada é feito. E a minha indignação é essa com a classe artística local, pois eles veem tudo isso e não se manifestam. Todos atrelados aos governos estadual e municipais e somente preocupados com seus próprios interesses. O resto que venha tudo abaixo. E é a nossa história, nossa cultura, nossas raízes.

    Cleomadson Maurilio

    ResponderExcluir
  11. Triste amo esse tipo de arquitetura vintage ,podendo ser restaurada.

    ResponderExcluir
  12. Ester , Camarao e agora o fulano ai , esse governador tá é avacalhando com a Cultura, Eudes Filho

    ResponderExcluir
  13. Eles comentam Crime contra a história literária do MA e o pior que os digamos escritores maranhenses ainda estão abanando o rabinho atras deles e defendendo o governador com unhas e dentes. São tudo da mesma Safra e se merecem. Perde a população..
    Lamentável meu caro!

    Bernardo Palhares do Renascença 2

    ResponderExcluir
  14. Que tristeza, a cada dia ver a degradação destes conceitos culturais e pluralísticos em nosso pais, Essa casa é de suma importância para desenvolvimento da cultura em um estado de direito, sem uma cultura ampla e uma politica de educação firme onde pode-se encontrar uma cabeça pensante e de opiniões diversas expressadas pelas diversas poesias feitas por homens que buscam através delas informar um povo de seus problemas , desafios e lutas. O descaso de Flavio dino por essa casa só mostra que esse partido é mais um que quer transformar o povo em massa de manobra, na realidade um partido comunista delega direitos e poderes a eles mesmos deixando assim os outros de fora. Assim se fortalecem a cada dia, roubando os recursos do povo e deixados a messe das mazelas politicas e sociais.

    ResponderExcluir
  15. Um governo que não tem compromisso com a literatura e com a literatura não tem compromisso com a educação, logo não tem compromisso com a população..Deixa eles mostrarem a cara não avisa não! Bruno do psdb

    ResponderExcluir
  16. É O QUE VEM ACONTECENDO EM NOSSO ESTADO, VIOLENCIA SEM FIM, QUANDO NA EPOCA DE ELEICAO AS PALAVRAS DELES SAO AS MESMAS" VAMOS MUDAR O MARANHAO" AGORA PERGUNTO: MUDAR PARA AONDE? A VIOLENCIA E O ABANDONO DO ESTADO ESTA CADA DIA QUE PASSA PIOR.EU SINCERAMENTE ME SINTO REVOLTADA.

    ResponderExcluir
  17. A ânsia pelo poder foi tão grande que o governador não consegue cuidar do povo como prometera!!!
    Mais que comprovada a inoperancia desse tal Flavio...Governo do Faz de Contas.Que Deus cuide e tenha piedade de NÓS!!

    ResponderExcluir
  18. OS VALORES CULTURAIS, SE DESFAZEM A CADA DIA, EM ATOS DE IRREVERENCIA POR PARTE DESSES GOVERNANTES. É DURO ADMITIR, MAS, A CULTURA MARANHENCE, NÃO É UM DOS FATORES QUE MAIS IMPORTA AOS "CHEFES DO PEDAÇO". MUITO MENOS A SEGURANÇA, ELES ESTÃO MUITO BEM EM SUAS MANÇÕES, COM SEUS "GUARDA COSTAS" PARA SE PREOCULPAREM COM POVO.

    ResponderExcluir
  19. E esses escritores não fazem nada meu querido? Tudo calado pq? Ana Tércia

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de perguntar ao digníssimo governador aonde estão os casarões que seriam reformados para servir de moradias às famílias carentes?Esse prédio poderia servir para esse fim ou mesmo para a construção de museu ou galeria de artes. Ah! Mais para o digníssimo governador esse predio servir de local para ladrões usuários de drogas usarem para suas práticas criminosas já está de bom tamanho.

    ResponderExcluir
  21. Meu prezado Fernando Atallaia, vivi minha infância na Rua Sete de Setembro e depois na Rua da Inveja, estas que ficam nos arredores do antigo prédio do SIOGE. Na minha memória, ainda tenho a imagem de quando era o mercado do peixe que mais tarde fora transferido para o Portinho dando espaço para ali se instalar o Serviços de Obras Gráficas do Estado. Por muito tempo aquele prédio se destacava por sua arquitetura e azulejos restaurados e fazia da área ponto de belas imagens fotográficas e até ajudava a distrair os motoristas que abasteciam seus veículos no Posto do Cadilhe, no meio da rua. Hoje o que se ver é o abandono total por parte do governo do estado, atual e antecessores, ninguém mais olhou pela importância e imponência daquela obra da arquitetura ludovicense. Como tudo aqui no nosso estado vive em estado de abandono, só nos resta a esperança de que um dia tenhamos governo de verdade, que tire essa imagem de "quintal" mal arrumado que a nossa capital possui.

    ResponderExcluir
  22. Um sentimento de muita tristeza!Ver a cultura maranhense sendo abandonada...

    Val Campos

    ResponderExcluir
  23. CANALHA!!!!CANALHA!!! ### VAI TI FUDER CARAIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    TUAS MATERIA VAI E SE FUDER SIOW
    DETINHO DA 44

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB