terça-feira, 26 de abril de 2016
Vendas Dia das Mães 2016 em São Luís
O levantamento de intenção de consumo para o Dia das Mães 2016 em São Luís, realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), indicou que 75,8% dos consumidores ludovicenses estão dispostos a comprar produtos para presentear na data, o que representa uma retração de 5,8% sobre o índice registrado em 2015.
Para os consumidores que estão dispostos a ir às compras, 76,4% disseram que pretendem comprar apenas um produto, 19,8% afirmaram pretender comprar dois presentes e 3,4% demonstraram interesse em três itens para presentear. Em relação a 2015, este ano a intenção de comprar apenas um produto avançou 14,4%, enquanto a predisposição de adquirir dois produtos recuou 18,2% e três produtos obteve retração de 50,7%.
Entre os produtos preferidos pelos entrevistados, o estudo indica que os artigos de vestuário (39,4%), perfumes (26,9%) e sapatos (12,2%) mantêm-se na liderança das intenções de compras, assim como no ano passado. Destaque para os itens de perfumaria que aumentaram 19,5% em relação 2015, e para os eletrodomésticos da linha branca (1,7%) que registraram a maior retração nas intenções de compras deste ano, apresentando recuo de 56,4%.

Quanto aos locais em que os consumidores pretendem comprar os presentes para esta data, 57,8% apontaram as lojas de Shopping Center como a preferência, seguido das lojas do Centro Comercial (27,8%)Na comparação com o ano passado, as lojas dos Shoppings avançaram 17,5% na preferência dos consumidores este ano, enquanto as lojas do Centro Comercial recuaram 9,1%.
Em relação aos gastos pretendidos para o período, o valor médio do presente que será comprado este ano ficou em137 reais e o valor médio das compras, incluindo a comemoração e quem vai comprar mais de um presente, ficou em 176reais. Comparado ao ano de 2015, o valor médio do presente registrou retração de 21,3% e o valor médio da compra também recuou 29,6%.
No que diz respeito à forma de pagamento, 72,3% dos entrevistados afirmaram que deverão efetuar as compras à vista, sendo que 50,1% devem utilizar o dinheiro e 22,2% devem recorrer ao cartão de débito. Apenas 31,5% dos consumidores apontaram o cartão de crédito como a modalidade de pagamento preferencial. Na comparação com o ano passado, o pagamento à vista cresceu 4,6%, enquanto a tendência pelo uso do cartão de crédito caiu 22,8%.
Saiba mais – O levantamento da Fecomércio entrevistou 700 pessoas nos principais pontos de circulação de consumidores da capital maranhense entre os dias 4 e 9 de abril de 2016. A margem de erro amostral é de 3,7% e o nível de confiança de 95%,
MATÉRIA ENVIADA PELA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA FECOMÉRCIO-MA 

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