sexta-feira, 13 de maio de 2016
Minc foi extinto. No Maranhão já havia ocorrido com a Secma.

POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇÃO

Nem mesmo a palavra retrocesso vem se adequando ao que produtores culturais, artistas e profissionais do segmento cultural classificaram como 'um golpe a cultura brasileira' a extinção do Ministério da Cultura, após o anúncio de que a pasta foi fundida com o MEC.
Michel Temer

Michel Temer parafraseou Dino ao fundir o Minc com o MEC. Golpe já havia ocorrido no Maranhão quando Flávio aglutinou a Secma a Secretaria de Turismo, criando a 'produtora de eventos' Sectur 
Situação semelhante e pioneira já havia ocorrido há alguns meses no Maranhão quando o governador Flávio Dino (PCdoB) numa demonstração de embrutecimento e  desconhecimento da importância da área fundiu a Secma com a Secretaria de Turismo, criando a controversa Sectur, comandada hoje por estudante universitário seguidor do ''forrozão educativo'' de Wesley Safadão.
Peculiaridades à parte, a aglutinação do Minc pela Educação causou no país uma série de críticas ao novo governo. No estado de Flávio, diferentemente das reações negativas do Sul/Sudeste a Michel Temer, os artistas, em sua maioria ligados ao Palácio, se calaram.

SAINDO NA FRENTE O governador do Maranhão foi o primeiro a relegar a Cultura a segundo, último plano; artistas do estado ficaram calados
Após o golpe a cultura maranhense, hoje já se sabe como opera a Sectur. A diversidade das artes deu espaço a uma mera produtora de comemorações, eventos e datas festivas.

Quanto ao novo ministério que une, em tese, a Cultura e a Educação não se sabe ainda quais serão as perdas. Mas uma coisa é certa: a Cultura enquanto área estratégica foi condicionada a mesquinhez de papel coadjuvante no processo de desenvolvimento do país.

Se é que ainda terá um papel. 

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB