quarta-feira, 5 de outubro de 2016
A Ode Triste para Amores Inacabados de Fernando Atallaia
Por Joãozinho Ribeiro

O mês de abril é o mês das flores e da chegada das criaturas criativas, sem nenhum menosprezo às demais estações do calendário cultural do universo. Em abril chegaram a esta breve estação terrena figuras insuspeitas como Zeca Baleiro, Cesar Teixeira, e este poeta que se destaca nessa construção da vida e da arte feito forma de apresentação desta obra-prima recém-saída do laboratório da existência musical, intitulada Ode Triste para Amores Inacabados. Abril também nos trouxe o autor de Ode Triste, Fernando Atallaia. Precisamente no dia 20, da cidade de São José de Ribamar para o mundo, para a música e para o compartilhamento de uns bons bocados de arte, literatura, jornalismo, canções e outros vícios do oficio de viver atallaiano.

O Atalaia vem das arábias, dos pontos altos de onde se vigia, de onde se observam os seres e as coisas; as dores e as alegrias de um mundo em ebulição. O Fernando tá mais próximo, mais rente ao chão, nas antenas da raça e da roça, mistura impar do rural, urbano e suburbano, de onde brotam as palavras de suas canções, como cacos que cortam o corpo e chicoteiam a alma.

‘’Porre demasiado/enxugar minha boca na tua língua’’.

‘’Meu amor tranque a porta/vá com Deus, obrigado’’.

Da faixa Bandeira 2’, já bastante (re)conhecida da galera, extraímos os versos acima, como exemplo bastante representativo do que a obra musical Ode Triste para Amores Inacabados disponibilizará para os ouvidos ávidos e atentos da criativa produção que, a exemplo do que profetizava o poeta Buarque, permanece habitando as bocas e as canções de muita gente delirante e inquieta pelo país afora.

Treze canções selecionadas para uma apresentação coletiva; para uma plateia plural e sem endereço ou ocupação fixos. De proposito, para justificar a prisão preventiva ou provisória dos corações e ouvidos desatentos, já tão ressabiados desta estranha alquimia que prossegue, no dia a dia, das emissoras de Rádio e TV que transformam merda em música.

Ode triste para Amores Inacabados chega no tempo certo para o reencantamento dos espaços culturais dos espíritos, sejam santos ou profanos, humanos ou de outras dimensões; um prato servido quente, para ser degustado sem pressa, sem maus pressentimentos, mas recheado de uma boa e generosa dose de fraternidade e convivência solidaria.

Pela cultura da paz e pelo reencantamento do mundo... música, maestro!


Joãozinho Ribeiro é Ex-secretário de Cultura do Estado do Maranhão e um dos mais respeitados compositores maranhenses da década de 70.

8 comentários:

  1. Fernando Atallaia é um dos grandes nomes atualmente da nossa cultura. Toda música que nasce de uma boa poesia tem qualidade. E ele consegue transmitir o que sente e o que entende do nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  2. Fernando Atallaia, poeta de mão cheia, grande amigo e um irmao sempre disposto a ajudar a todos-tenho a honra de ser seu amigo!!!

    César

    ResponderExcluir
  3. Odes Triste para Amores inacabados...Um grande músico analisando a obra e um grande músico. Joãozinho Ribeiro soletrando letra e melodia, com seu talento impar, está sinfonia que por si só já se apresenta,magistral. Um encontro de bambas e,se Joãozinho assinou em baixo...só nos resta APLAUDIR!
    Francisco Tribuzi

    ResponderExcluir
  4. FERNANDO ATALLAIA, ALÉM DE SER UM GRANDE AMIGO... É UM DOS MAIORES E MAIS ATUANTES POETAS DO MARANHÃO!!!... CHEGO A DIZER QUE ELE É ÍMPAR... INCONFUNDÍVEL... ESTA SINFONIA É MAGISTRAL E POR SI SÓ JÁ O REPRESENTA!!!... PARABÉNS, AMIGO & POETA ÍMPAR... BEIJO NO CORAÇÃO!!!...

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS FERNANDO ATALAIA,FICO FELIZ POR VOCÊ !

    ResponderExcluir
  6. ''vícios do oficio de viver atallaiano''

    Esplendido Joaozinho, Parabens.. Poeta é outra coisa.

    Ana Paula-CCH-UFMA

    ResponderExcluir
  7. Conheci o mesmo em 97 e o cara já era foda! Fernando é grande , com certeza um dos maiores do nosso MA
    Cristiano- Cohatrac

    ResponderExcluir
  8. Muito bom ler um mestre como Joãozinho (que, para além da política é um grande artista) evidenciar mais ainda a obra ímpar de um cara tão potente como Fernando Atallaia. A música de Atallaia nos representa com o que fazemos de melhor, música recheada de poesia.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB