quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Jornalista, poeta e militante cultural, Abílio concorre a uma vaga na Academia Ludovicense de Letras


POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-CHEFE DA AGÊNCIA BALUARTE




O engajamento cultural do poeta, militante cultural e jornalista Moisés Abílio-um propagador em tempo real da produção artística maranhense- deverá chegar em breve à Academia Ludovicense de Letras, quando o artista pretende sagrar-se como o mais novo imortal daquela instituição. Moisés concorre a uma vaga na Casa em eleição a ser realizada num futuro próximo na ALL.



Incansável e obstinado quando o assunto é o fortalecimento da identidade cultural do estado e mais precisamente o resgaste da identidade cultural de São Luís enquanto ‘Ilha do Amor’, Abílio é um dos integrantes do grupo Motoca-A Cultura do Maranhão que vem discutindo a produção poética local, dentre outras abordagens. Poeta premiado, ele também empreende no campo da critica musical e literária boa parte da produção jornalística que concebe semanalmente para o diário A Tarde, onde assina uma coluna semanal.

Resultado de imagem para moises abilio
OBRA MARCADA PELA BUSCA DA QUALIDADE ESTÉTICA O poeta e jornalista Moisés Abílio concorre a uma vaga na Academia Ludovicense de Letras
Oriundo de uma tradição responsável por deflagrar quantidade significativa de uma literatura que se quer determinante para a discussão no âmbito da estética da qualidade a ser defendida em obra, o poeta é autor dos livros ‘Esquinas da Vida’(Poesias) – SIOGE-MA, editado através de concurso literário realizado em São Luís no ano de 1989; O julgamento de Cristo (teatro); O Cárcere Nosso de Todos os Dias (poesia), obra  que data de 2000; Ruptura (poesia) editado pela Imprensa da Fé – São Paulo Editora; Fotografia ¾ , a Poesia em Preto e Branco, e ainda guarda no prelo ‘A Bíblia em Versos’, além de Mesmice Contumaz-Crônicas e Cotidiano Controverso.


Acuidade crítica em expansão e em flagrante construção de uma arte poética que a cada dia lança mão da pesquisa e do exercício diário da elucubração humanística, Moises Abílio é um artista literário prenhe de compromisso com o real e para o qual se erige em questionamento. Muito de sua poesia retrata a realidade em sua crueza antropológica trazendo para si substância necessária a um laboratório poético que nada deve aos grandes mestres da poesia nacional que se aventuraram por esta seara. Poemas recitados e recitáveis- com boa dose de matéria popular sem cair no populismo barato ou mesmo à rendição do populacho-, a poesia de Moisés é dialógica e fala ao erudito do comum e ao comum retorna em veia sempre renovada. Influenciado que foi pelas gentes humildes de um país que reclama ser ainda país e que ainda não o fora.



A candidatura de Moisés Abílio à Academia nada mais é, portanto que a reafirmação de que a poesia viva, caminhante das ruas, ocupante dos espaços públicos, cognitivos,  intrínsecos, individuais e coletivos ainda é uma alegre constatação de que São Luís não esvaeceu de todo  ao embrutecimento e à rigidez dos tempos difíceis, inflexíveis e temerosos. Há poesia na cidade e Abílio, que assina também um Blog que faz referencia à urbe, representa ao lado de todos os demais poetas  de sua geração mais que uma voz . Ele é uma grata surpresa na ambiência social  devastada , mas nem por isso incapaz de voltar aos termos do encanto e da beleza como era no passado.



A Ilha do Amor ainda tem em seus poetas a sua voz.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB