segunda-feira, 23 de janeiro de 2017
Tião era um dos grandes nomes do Carnaval e do São João maranhenses
Morte do compositor comoveu artistas, público, amigos e entusiastas da cultura do estado. 

POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇÃO

O compositor, folclorista, militante cultural e intérprete Tião Silva, o Tião da Favela, grande expoente do Carnaval e do São João do Maranhão faleceu na manhã deste sábado, 21, em São Luís, vítima de complicações de uma diabetes. Ele estava internado na UPA da Cidade Operária e  era irmão do saudoso compositor Luís Henrique Pinheiro, o Escrete.



Intérprete das escolas de samba Favela do Samba e  Acadêmicos da Túnel do Sacavém, Tião  participava da vida cultural do estado em tempo real. Nas redes sociais, artistas e produtores culturais lamentaram a morte do compositor que era conhecido pela alegria e espontaneidade no trato com os colegas.



A radialista Helena Leite, uma das amigas de Tião, em tom de denúncia lamentou a perda de da Favela e aproveitou para criticar a politica cultural implantada no  estado do Maranhão.


O compositor e intérprete Tião da Favela deixará uma lacuna irreparável na cultura popular do Maranhão.

''Morrem os nossos folcloristas por falta de tratamento. E assim todos nós vamos entrando nessa fila vergonhosa dos maus tratos.  Até quando Maranhão, os teus filhos morrerão sem tratamento?'', indagou Helena, lembrando que o artista vinha travando uma luta nas últimas semanas contra uma erisipela agravada pela diabetes.

A Acadêmicos da Túnel do Sacavém, escola onde Tião foi presença marcante durante anos e um dos fundadores, soltou nota onde destaca o legado deixado pelo compositor.

"A Escola de Samba Túnel do Sacavém lamenta profundamente o falecimento de Tião(da Favela),  fundador, diretor e intérprete. Homem íntegro, apaixonado pela cultura popular, especialmente o Carnaval e que deixa um legado  imortalizado em muitos poemas e composições. A Escola Túnel do Sacavém chora de saudade daquele que desde a fundação, sempre dedicou um trabalho árduo, contribuindo com o nosso crescimento e vitórias! Que Deus conforte seus familiares.  Ficaremos em oração, desejando-lhe uma passagem de muita paz'', agradeceu a Acadêmicos, em último adeus. 



Já a responsável pelo pseudônimo artístico adotado pelo folclorista durante a militância e onde o intérprete viu a carreira musical ascender ainda na década de 1990, se referiu a Tião como 'grande baluarte da cultura popular'. 



''É com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Tião da Favela! Um grande baluarte da Cultura Popular, amante do Samba e do Carnaval, sobretudo o de Passarela, onde dedicou parte de sua trajetória. Tião dedicou parte da sua vida à nossa amada Favela do Samba, de 1981 a 1997, nome este que carrega mesmo pela sua passagem em outras escolas, para nós uma grande perda, mas de herança deixa um grande legado! Sua história ficará registrada nos anais da nossa escola! Hoje em sua homenagem faremos um samba de choro, pois é mais um negro que se vai! Feliz passagem'', diz a nota assinada pela diretoria da Favela do Samba.

21 comentários:

  1. Lamentável...A Cultura Maranhense perde um grande homem. Desejamos que a passagem dele seja de muita paz e luz.

    ResponderExcluir
  2. Grande perda! Vá em paz meu irmão Tião

    Gama da Favela - obrigado pela matéria Fernando Atalaia!

    ResponderExcluir
  3. Uma grande perda para nossa cultura. Sua voz era marcante, sentiremos sua falta! Meus sentimentos à família.

    ResponderExcluir
  4. Uma grande perda para nossa cultura. Sua voz era marcante, sentiremos sua falta! Meus sentimentos à família.

    ResponderExcluir
  5. Deixará seu legado como um grande militante em prol dá arte e dá cultura popular. Uma perda dessa envergadura é sempre irreparável. Fará muita falta. Pesar total.

    ResponderExcluir
  6. Meus pêsames e força para a família nessa hora de dor.

    ResponderExcluir
  7. ..... que Deus acolha sua alma e conforte os amigos e familiares.... Grande Tião (Sebastião Pinheiro Silva), natural do município de Rosario-MA. Tião era irmão do sadoso compositor José Henriqe Pinheiro (Escrete), também já falecido. Tião aniversariou ontem (20.01.2017) e fez 74 anos de idade. Ironicamente ele morre na madrugada deste sábado após ter se submetido a ma cirurgia que cortou uma de suas pernas - a esquerda - em consequência da diabetes.
    Um dos maiores interpretes do carnaval maranhense - foi a principal voz da Favela do Samba no final da década de 1970, e, durante toda a década de 1980 e boa parte da de 1990, depois se mudou para a Túnel do Sacavém (1988), tendo sido um dos fundadores daquela agremiação carnavalesca no ano de 1987 e foi interprete da mesma até o ultimo carnaval, em 2016....
    Era carinhososo e atenciososo com todos com quem se relacionava. Uma grande perda para cultura popular de nosso Estado.

    ResponderExcluir
  8. ESSES GOVERNANTE NAO VALORIZAM ESSA CULTURA MARANHENSE E TRATO OS ARTISTA COMO BAJULADOR E BANDO DE E MISERAVEL
    TAMBEM PUDERA ''ARTISTA'MARANHENS''NAO SE VALORIZA UM CARA DESSE DESSE TAMANHO MORRER EM UPA (VERGONHAAAAA) E QUEM É MESMO DONAHELENA LEITE PRA FALAR ALGUMA COISA? A DONA PINDOBEIRA VIVE DE PUXAR SACO DESSE POLITICOS CANALHA
    ESCRAVIDÃO DA (CU)UUUUUUUUUUULTURA DE VCS SINHOR
    OSVALDO MANDEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

    ResponderExcluir
  9. triste pela perca.
    pessoas que são importantes para nossa cidade precisam serem mais valorizadas.
    gracas a Deus que nosso prefeito Domingos Dutra está dando valor aos artistas de Paço do lumiar.
    depois conversaremos atalaia sobre isso.
    meus pêsames.

    ResponderExcluir
  10. Embora não o tenha conhecido, lamento que não só ele mas tantas pessoas padeçam a desassistência nas áreas da saúde e social, também não é surpresa visto que o Maranhão exibe um dos piores índices de IDH do Brasil.

    ResponderExcluir
  11. Lamentável o descaso do poder público para com a saúde e a vida das pessoas. Também num estado com o penúltimo pior IDH do país, vamos esperar o que?

    ResponderExcluir
  12. O COMPOSITOR E INTÉRPRETE, TIÃO DA FAVELA, COM SUA VOZ MARCANTE, ENCANTAVA A TODOS ,,, SEM EXCEÇÃO!!!... PERDER QUEM AMAMOS NÃO É FÁCIL, SEJA DE QUALQUER FORMA, MAS PERDER PARA A MORTE, É A MAIS TERRÍVEL DAS PROVAÇÕES. UMA GRANDE PERDA PARA A CULTURA POPULAR MARANHENSE!!!... SIGA EM PAZ ,,, TIÃO ,,, VOCÊ SEMPRE FOI ,,, É ,,, E SEMPRE SERÁ UM ILUMINADO!!!... AMÉM!!!...

    ResponderExcluir
  13. É uma grande perda... Que Deus conforte o coração dessa família

    ResponderExcluir
  14. Lamentável. Uma grande perda pra nossa cultura popular, um amante da cultura e do carnaval se vai de forma triste, não só pela doença, más pela falta de recursos, cuidados básicos que toda a sociedade precisa. Que Deus conforte a Família.

    ResponderExcluir
  15. Tião da Favela foi en(cantar)com outra grande estrela do carnaval-Escrete,no céu...e vivera em nossa lembrança-com seus talentos fabulosos!

    ResponderExcluir
  16. Morro e não me acostumo com o Descaso na Saúde. ..vidas sendo ceifadas affff
    Meus pêsames à família!

    ResponderExcluir
  17. Lamentável que tantos artistas maranhenses tenham falecido nos últimos meses.

    ResponderExcluir
  18. O Maranhão está de luto. Fica com o seu povo um legado inesquecível. Assim, a figura do Tião jamais sairá de nossa memória.

    ResponderExcluir
  19. Grande perda! Vá em paz ....

    Karla Wanessa Araújo

    ResponderExcluir
  20. Triste,a cultura maranhense perdeu um grande artista...

    ResponderExcluir
  21. Mais uma lamentável perda para a nossa cultura popular. Tião com certeza tem o seu lugar garantido na galeria dos imortais da música maranhense.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB