segunda-feira, 14 de março de 2011


 Zeca Barbosa lança álbum de inéditas
 
    Em Essência, segundo disco do compositor, Zeca Barbosa prima por arranjos contidos e letras mais elaboradas;o resultado é um álbum leve e surpreendente, recheado de intenções musicais firmes e  despojadas.

Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte

     O cantor e compositor Zeca Barbosa, um dos filhos da musicalidade maranhense da geração de 80, passou mais de uma década para encontrar os parceiros de canção que mais se adequassem a sua proposta sonora:o letrista é tão suave quanto o intérprete.
         Só agora passados alguns incansáveis anos, Barbosa pôde lançar um disco que valorizasse a sutileza e a nuances criativas do seu rico caldeirão musical,  gerido na pesquisa e no experimentalismo, frutos de sua inquietação como músico.
        Gravado no N.S. Digital Studio, sob a direção de Renato Dionísio e produção musical de Nonato Silva, Essência traz um Zeca mais antenado com as tendências atuais de uma musicalidade que se quer universal.As letras, a grande maioria em parceria com Dionísio, retratam o social de forma direta, mas não menos metafórica.
        Na perspectiva rítmica, o álbum pode ser apreciado pelos gêneros e estilos musicais  explorados pelo cantor, além dos arranjos que se impôem pela originalidade e busca de uma dicção própria e intransponível.Canções como “Papagaios Faladores”, explicitam essa busca.
       Barbosa, que é regionalista por vocação, optou pela diversidade como bandeira, entregando  ao público um mosaico sonoro repleto de baladas, reggaes, xotes e solos de guitarra.Também é perceptível ataques de  sopros em tons maiores,  dialogando com harmonias embaladas pelo timbre maduro do compositor.Uma prova de que o Maranhão enquanto música não se restringe somente a datas festivas como  Carnaval e São João.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB