quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Em busca da liderança perdida
Cresce a busca por ‘Lideranças’ políticas em São José de Ribamar; Governo goza de mais prestígio junto às comunidades e a Oposição, fragmentada, vê gradativamente seus supostos líderes alimentarem a base da Situação rumo à reeleição em 2012
Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte
Eles juraram fidelidade eterna aos seus prefeitáveis e durante anos defenderam um discurso vazio, reticente e burlesco contra os governos que se instalaram em São José de Ribamar desde 2005. Tornando-se sombras de nomes como Júlio Matos e J. Câmara partiram dos fóruns pessoais, íntimos e beiraram o ridículo ao propalar( mesmo que entre quatros paredes) um reclame sem proposta e fundamentação sociopolítica na cidade balneária. Hoje bem comportados e alojados em outro plano, mostraram o que queriam e o que quer a grande maioria: a mesquinhez da venda de apoio em troca de barganhas financeiras e ‘’cargos’’ públicos na prefeitura do município.
Nomes como Bit Carneiro e Júlia Zaidan, ex-vereadores professantes de uma fé incomensurável no ex-prefeito cassado Júlio Matos, representam o advento de uma velha e sempre atual realidade que comprova o discurso falacioso do Governo e da anêmica Oposição da cidade: a realidade do escambo eleitoreiro, onde o que vale é a oferta de benesses e dinheiro público em detrimento das falas oposicionistas, que mesmo falsas, tentam persuadir a população rumo aos inverossímeis ideais de mudança e progresso.
Pura Balela. O povo de São José de Ribamar continua sem perspectiva e sabe disso. De um lado, o Governo trabalhando na morosidade e na péssima prestação de serviços, principalmente nas áreas da Saúde, Infraestrutura, Geração de Emprego e Renda, Cultura e Turismo (estas duas últimas nunca apresentaram um plano de ação para o município, sobrevivendo como pastas invisíveis). Do outro, o ribamarense sequer conhece ou reconhece a presença de um grupo de Oposição na cidade. Há um hiato crescente e visível em Ribamar por conta dessa dupla falta de representatividade. Mas com a ‘máquina’ do Governo em mãos e dando cabo às políticas anestesiantes do paliativo, a prefeitura segue adiante e o povo, mesmo descontente, tende a baixar a guarda. Onde não há nada, as migalhas, o risível e o parco são senhores e ainda governam.
A prefeitura hoje se estabeleceu como uma mãe àquelas lideranças reclamantes da dignidade achincalhada pelos líderes da suposta oposição ribamarense. Muitas delas estão a caminho da Sede da cidade em busca de espaço nas fileiras das eleições de 2012. Uma eleição de natureza controversa. Mesmo havendo a certeza da não ameaça de um candidato forte ao Executivo, a instituição pública parece prevenir-se do confronto inexistente. Dos candidatos auto anunciados até aqui, para concorrer às majoritárias com o atual  prefeito, nenhum tem consistência e capilaridade política que demande ou deflagre uma polarização nas próximas eleições. Da mesma forma, que o prefeito da cidade ainda é um ilustre desconhecido para as mais de 200 comunidades ribamarenses, constituídas de bairros, vilas, vielas, conjuntos habitacionais, lugarejos e condomínios.
As lideranças políticas são as chaves mestras para a reeleição dos vereadores e do prefeito municipal ano que vem. As vagas na Câmara aumentaram. Mas também aumentou ou pelo menos se intensificou, em ritmo acelerado, o desgaste de inúmeras lideranças ribamarenses, que de fato nem lideranças são, mas sim agentes barganhadores de votos para políticos locais. O fato é que a população da cidade, como se vê, carece de novos líderes comunitários que não estejam vivenciando o nicho do favoritismo deste ou daquele candidato pasteurizado. Se a estrutura de base de uma eleição vitoriosa é a tão ovacionada e procurada liderança política, há de se perguntar qual a natureza dela e quais os seus valores étnicos em sua comunidade de origem. Liderar a partir de interesses pessoais (ascensão social e financeira) arrebanhando números para as urnas não salvará o município da decrepitude social na qual estar agonizando.
Leva vantagem o Governo, que na esfera intrínseca das eleições é citado pela suposta Oposição da cidade como ‘tendo a máquina’ nas mãos e que por esta razão pode vir a ter êxito no ano que se aproxima. Mas o engraçado, é que nas entrelinhas esta mesma Oposição parece sentir-se seduzida pela tal máquina, uma vez que não apresenta um debate consistente e um programa de crítica e/ou mesmo análise para repensar a cidade, citando a recorrente ‘máquina’ como possível razão de sua derrota no pleito de 2012. Fica claro, portanto que os discursos continuam iguais e co-irmãos. O que mais interessa a ambos (Governo e Oposição) são as eleições ou o desenvolvimento do município? Certamente, o leitor mais simples já tem a resposta e o ribamarense que vem sofrendo as agruras dessa politicalha escrachada agora enxerga somente uma opção: votando em 2012 tanto no candidato do Governo quanto no da Oposição dará no mesmo: uma moeda de mesma cara em busca da mesma coroa.

26 comentários:

  1. dito e certo valeu eu votonulo

    gabriel cruzeiro

    ResponderExcluir
  2. Fernando Atallaia, você é um grande analista e sucesso a você e sua equipe do blog meu amigo, eu acho seu Fernando que essa questão levantada pelo senhor podia ser analisada pela câmara, porque um vice daquela casa atalaia seria bom para o povo de nossa cidade, porque ele ia estar mais perto da comunidade e os vereadores é que conhecem o povo, o nonato lima é um bom nome mas sem falsidade o zé lima é o mais preparado para ser o vice do Gil até porque eles são advogados e da mesma área, eu apoio essa ideia do Zé Lima ser o vice como ele sendo mais preparado e inteligente
    Júlio Santana Sarnambi

    ResponderExcluir
  3. Nulo nulo nulo NULOOOO
    CLAÚDIO NOJOSA MORO EM SÃO JOSE DOS INDIOS OLHA PRO MEU BAIRRO PREFEITURA

    ResponderExcluir
  4. E a terceira via grande Atallaia não existe? Quem vai sair da câmara pra mudar essa situação? rsrsrrss até parece

    ResponderExcluir
  5. Tem um homem que podia fazer toda a diferença e mudar pra melhor esse problema, ele é o vereador Nonato Lima que com certeza pode ser um grande vice prefeito ele é trabalhador honesto e muito inteligente o mais inteligente da câmara e com certeza pode ajudar a nossa cidade a progredir, Nonato nós estamos contigo meu irmão lute pelo povo de Ribamar porque você ama essa cidade e com certeza pode chegar a ser um prefeito e um vice do Gil que é novo e precisa da sua experiência e do seu conhecimento o povo precisa saber que você sempre se elegeu e nunca foi rejeitado pela população da nossa cidade Nonato você é o vereador mais preparado e com certeza o mais querido da câmara

    Cláudio e família Vila Roseana

    ResponderExcluir
  6. Eu sou a favor pra justiça vim fiscalizar de perto as eleições pra não acontecer o que aconteceu naquele ano passado que eles roubaram os voto pra eleger o Luis Fernando tem que fazer um abaixo assinado pra não ter compra de voto aquele vereador lindoso nesse tempo ele quase foi preso porque tava comprando os voto assim é melhor não ter eleição eles querem é comprar voto isso não é justo
    Daniel Filho Cidade Operária

    ResponderExcluir
  7. Fernando Atallaia você já ouviu falar num tal de Santana que ele é candidato a prefeito?? Faz essa matéria sou vizinha dele mas ele não fala com ninguem é bem arrogante

    Sandra Nunes

    ResponderExcluir
  8. Parabens seu blog é muito bom
    Sucesso
    Maryane Cohama

    ResponderExcluir
  9. Confirme se minha poesia chegou no seu e-mail por favor

    Lúcia Penteado Madre Deus São Luis

    ResponderExcluir
  10. TEM UM TAL DE DONO DO MUNDO QUE É SÓ PAPO ESSE AI NAO ELEGE NEM UM CACHORRO
    ZÉ NALDO CAMPINA

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante, esse cara escreve pra caramba parabéns ai

    Aldo Vinhais

    ResponderExcluir
  12. a melhor analise que eu ja via te hoje meu amigo voce estar de parabens eu li tambem aquela outra a farinha política do saco voce tem toda razao atalaia nesses ai eu nao voto em nenhum deles é so ladraooo
    denilson vila conceição

    ResponderExcluir
  13. leva a vantagem o cutrizinho que mesmo sendo burro é o prefeito rsrss


    Zeca de Sacico Paço do Lumiar

    ResponderExcluir
  14. Caro amigo Atalaia, você de fato escreve muito bem, vc é um homem muito inteligente, mas está sendo burro ao mostrar-se um JORNALISTA "Maria vai com as outras". Tudo quue você vem tentando fabricar "mostrando" em seu "Veículo de interesses próprio" (BLOG) resta-nos convir que você é a mesma coisa do gestor. Seja mais esperto em seus próprios comentários dos seus artigos, limite-se a estabelecer distancia em postagens. Você fala de oposição q é a mesma moeda dos que estão na administração. Eu observo caro amigo que o sr. é o mesmo gado do pasto existente ai que os gestores detem.
    Você lembra dessas frases:
    "Juro, no exercício das funções de meu grau, assumir meu compromisso com a verdade e com a informação.

    Juro empenhar todos os meus atos e palavras, meus esforços e meus conhecimentos para a construção de uma nação consciente de sua história e de sua capacidade.

    Juro, no exercício do meu dever profissional, não omitir, não mentir e não distorcer informações, não manipular dados e, acima de tudo, não subordinar em favor de interesses pessoais o direito do cidadão à informação." SERIA BOM SE O VOSSO AMIGO FOSSE ANDASSE NESSA LINHA DO JURAMENTO. AI SIM EU O CHAMARIA JORNALISTA FERNANDO ATALAIA, por enquanto somente mais um OPORTUNISTA em São José de Ribamar, reage povo de Ribamar.

    ResponderExcluir
  15. correção....
    .... SERIA BOM SE O VOSSO AMIGO ANDASSE NESSA LINHA DO JURAMENTO. AI SIM EU O CHAMARIA JORNALISTA FERNANDO ATALAIA, por enquanto somente mais um OPORTUNISTA em São José de Ribamar, reage povo de Ribamar.

    MUNDINHO VILA SARNEY

    ResponderExcluir
  16. Tomara que o vice venha da cãmara pelo menos isso o povo de ribamar merece essa conquista

    deusilene vila roseana

    ResponderExcluir
  17. Fernando atallaia voce tem mais do que toda razao meu amigo por isso eu sou seu leitor assiduo cade essa oposiçao da cidade que naõ aparece nao faz nada minha mulher quase morre num tal hospital municipal aqui de ribamar e nunca teve denuncia da saude onde falta ate esparadrapo oposiçao de merda isso sim julinho esse é um aproveitador dos grandes gostei da sua materia show de bola
    euclides vila sarney filho

    ResponderExcluir
  18. Tenho que admitir que voce tem razao em tudo que diz, sou funcionario da prefeitura e aqui a gente passa o pão que o diabo amassou sendo humilhado por esse povo de são luis mas quando eu trabalhava com o julinho era até pior porque eles nao respeitam a gente da cidade atalaia eu tambem nao voto em nenhum desses nem no gil nem ne outro candidato eles só aparece pra pedir voto fazer alguma copisa por nós ta dificil eu vou votar é nulo brigado meu amigo josué vila conceição

    ResponderExcluir
  19. A situaçâo de Sâo Jose de Ribamar é caotica desde 2005 estamos sofrendo no calado com medo mas agora vamos nos desabafar é a hora não aguentamos mais peço a população que nos ajude mesmo no silencio votando contra esses homens da bueguesia que se intalaram em nossa cidade aos poucos a filha de Chicao tem varios empregos enquanto outros não tem nada abra os olhos gente estamos perdendo o nosso espaço.Vanusa Sarney filho

    ResponderExcluir
  20. o espaço do povo de ribamar é trabalhando para o povo de sao luis
    clarice maiobao

    ResponderExcluir
  21. sei que o melhor vereador que ribamar já teve se chama nonato lima. Esse se preocupa com o povo e o ajuda também.Sou admiradora do seu trabalho!

    ResponderExcluir
  22. ATÉ PARECE MOÇA , O NONATO LIMA TEM MUITO ESQUEMA DE PROPINA E CARGO EM PREFEITURA SO PERDE PRA MARLENE MONROE QUE EMPREGOU ATÉ O CACHORRO NO QUINTAL DO GIL, O NONATO LIMA QUE A SENHORA TANTO ADMIRA SENHORA TÁ ENVOLVIDO EM MUITO ESCANDALO DE DESVIO DE DINHEIRO NA CÂMARA DE VEREADOR TODA VIZINHANÇA DELE SABE ACORDA AMIGA

    DIEGO SILVA CRUZEIRO ASSINO MEU NOME SEM MEDO

    ResponderExcluir
  23. Tem um vereador na câmara de ribamar que só anda com o bolso cheio de dinheiro dinheiro do povo cadê o ministério público dessa cidade ?? ele chega nas festas em são luis contando vitória e chamando o eleitor da cidade de voces de besta isso é que dá eleger ladrão e cajageste esse mesmo vereador frequenta sertanejo universitario e sai com as meninas de menor idade um horror
    Daniela e Priscila cohatrac 3

    ResponderExcluir
  24. Cadê o Zé Lima ? gritava esculhambava o prefeito dizia que era oposiçao depois que empregou afamilia e amulher na prefeitura se calou. POVO DE RIBAMAR REAGE:ESSE ZÉ LIMA É UM FARSANTE INTERESEIRO SE VENDEU E NÃO PODE SER ELEITO DENOVO NÃO VAMO ELEGER QUEM SÓ USA O NOSSO VOTO PRA FICAR RICO
    FRANCISCO CAMPINA CONHEÇO O ZÉ LIMA COMO A PALMA DA MINHA MÃO

    ResponderExcluir
  25. É MEU NOBRE FRANCISCO VC TEM TD RAZÃO E TEM MAIS, O ZÉ LIMA DEPOIS Q VEZ O ACORDO COM O PREFEITO SE LIMITOU DE TODOS OS OUTROS VEREADORES É TRISTE A PERSONALIDADE DESSE CIDADÃO.

    ResponderExcluir
  26. Quero, parabenizar o prefeito e todos os veriadores eleito para mais uma pleito que se iniciará dia 01 de janeirode 2013.Meus parabens é pelo DESCOMPROMISSO que todos tem para com os Ribamarenses, e para mostrar isso começou as demissões, que essa pratica de superlota a prefeitura e depois demitir todos começou na gestão do Ex prefeito que hoje é da casa civil,todo nós sabemos disso erramos com conciencia agora é não chorar e ficarmos caladinho assim como éu.Mais éu que deicha bém claro que não é o prefeitinho quem esta demitindo mais sim o MP. Agora so nos resta aguentar e esperar as proximas eleições e tornarmos votar nele, porque ate lá todos nois demitidos já esquecemos ainda bem.Gostaria ate de pedir para os vereadores eleitos que intervice a nosso favor, mais serar que eles ficariam do nosso lado acho que sim ou que não. Faça essa pergunta para vc mesmo.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB