terça-feira, 20 de março de 2012


A Word Music do Maranhão rumo ao cenário nacional

Com um som de altíssima qualidade, Beto Ehongue e Canelas Preta se destaca no cenário musical maranhense de forma original e peculiar; premiada por diversas vezes, a banda já se apresentou além-São Luís por diferentes cidades e estados brasileiros

Da Produção

A música de Beto Ehongue & Canelas Preta é multicultural ampla, misturando reggae, funk, ska, samba e elementos da cultura popular do Maranhão eles encontraram sons e muito mais.

Nesse mais recente trabalho de Beto Ehongue junto com o grupo Canelas Preta, formado pelos músicos João Simas (guitarra), Neto Vieira (violão e guitarra), Baé Ribeiro (percussão), Kelson Ribeiras (bateria), Raflea (baixo) e teclados/samplers) ele consolida a inventividade do compositor para retratar não somente a crítica social, mas também o romantismo que alimenta a criação dos poetas e suas musas.

Com arranjos que mesclam samplers, beats e percussão, a base do violão acústico, cordas e teclas elétricas dar novo formato à sonoridade da música de Beto Ehongue & Canelas Preta com referências, as mais variadas possíveis. E nas apresentações ao vivo as músicas de autoria própria dão a tônica do repertório com incursões incidentais de outros artistas como Mano Chao, Lucas Santtana, Caetano Veloso, dentre outros.  O som movimenta o gosto da dança sem perder de vista os assuntos que interessam a nossa sociedade local e mundial.

Beto Ehongue: artista plural, ele é um dos grandes nomes da música brasileira produzida no Maranhão na contemporaneidade

Beto Ehongue possui uma respeitável trajetória na cena cultural de São Luis. Com a banda NEGOKAAPOR gravou CD e viajou o país na divulgação do mesmo, tocando em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Teresina, dentre outras, este mesmo CD foi vencedor nas categorias melhor CD Pop, Melhor Música e Melhor Projeto Gráfico no Prêmio Universidade FM 2006. Com o poeta Celso Borges realizado o Projeto A PALAVRA VOANDA já apresentado em alguns estados do Nordeste como Paraíba, Ceará e também o Maranhão, a artista também marcou presença.

SAMPLER B é o mais novo projeto do músico, compositor e produtor cultural Beto Ehongue que sempre tem a música do Brasil e a cultura popular nordestina como eixo, com influências do reggae, ragga, e dos sons eletrônicos produzidos na Europa e no Brasil como DJ Dolores, Groove Armada, Asian Dub Foudantion e demais sonoridades cosmopolitas.

O coco nordestino, o berimbau elétrico, os tambores do maranhão passeia sem protocolos num ritmo único onde os limites estéticos servem pra provocar e dar “panos pra manga” pro motim sonoro que se propõe o projeto, a música é eletrônica, mas o choque entre os organismos reais é que dar sabor e torna o improviso uma informação musical que enriquece ainda mais apresentações. Com a formação em constante ebulição e dependente do momento/lugar/época o SAMPLER B costuma se apresentar com baixo, guitarra, bateria e os brinquedos eletrônicos de Beto Ehongue que através dos loops, samples e beats sintetiza os caminhos.

Seja atuando na composição de trilhas para filmes, como “REVERSO” de Francisco Colombo, “ENCOSTO” de Junior Balby e “BICHO DE PÉ” também de Junior Balby (esse vencedor de melhor trilha sonora de vídeo no GUARNICÊ DE CINEMA/2008),  atualmente o compositor trabalha também na composição de trilhas sonoras para 24 documentários sobre a vida e obra dos imortais da Academia Maranhense de Letras a convite da MAVAM e da própria Academia. Dentre outros projetos, na direção/produção musical de outros artistas ou produzindo eventos de médio porte. Beto Ehongue & Canelas Preta firmam sua pulsação criativa e colocam lenha na fogueira da inquietação. Assim caminha o artista.

 As músicas do artista e banda estão disponíveis nos seguintes endereços:


Com informações de Fernando Atallaia











0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB