sexta-feira, 6 de abril de 2012


MINISTERIO DA SAÚDE SUSPENDE REPASSE DE RECURSOS PARA SÃO JOSÉ DE RIBAMAR  

Suspensão de recursos fora motivada por irregularidades no Programa Saúde da Família(PSF). O corte atingiu 01 equipe do PSF, 01 equipe do Saúde Bucal e 10(dez) Agentes Comunitários de Saúde. 

O Ministério da Saúde suspendeu o repasse de recursos relativos ao último mês de fevereiro para o custeio de 278 Equipes de Saúde da Família, 284 Equipes de Saúde Bucal e 1.940 Agentes Comunitários de Saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) em 320 municípios.


Maria Cristina Moreira Lima: secretária de Saúde de São José de Ribamar

A suspensão dos incentivos financeiros foi motivada por irregularidades no cadastro de profissionais da ESF, apontada pelo Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).

Em são José de Ribamar as irregularidades atingiram 01 equipe do PSF, 01 equipe do Saúde Bucal e 10(dez) Agentes Comunitários de Saúde.  
             
A medida faz parte da ação de fiscalização e transparência na aplicação de recursos da Atenção Básica e é realizada sempre que o Ministério da Saúde identifica irregularidades na gestão de estratégias e programas por parte das secretarias municipais de saúde, responsáveis diretas pela execução dos serviços de saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde.  
            
A Portaria 563, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11), informa a lista dos municípios que deixaram de receber a parcela de dezembro do incentivo financeiro correspondente ao Piso de Atenção Básica (PAB) Variável e também das equipes e agentes que apresentaram problemas no SCNES.

Prefeito Gil Cutrim: Saúde Pública em sua gestão, pelo que se vê, não é prioridade

Como os recursos são restabelecidos no momento em que as inadequações são solucionadas, a suspensão não representa a interrupção da Estratégia Saúde da Família e do Programa Brasil Sorridente nessas localidades. 
            
ATENÇÃO BÁSICA – O Saúde da Família é a principal estratégia do Ministério da Saúde para reorientar o modelo de assistência à saúde da população a partir da atenção primária, que é a principal e mais próxima porta de entrada do SUS, capaz de resolver até 80% dos problemas de saúde das pessoas. 
          
As equipes multidisciplinares que atuam na estratégia são formadas por médico, enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde para o desenvolvimento de ações de diagnóstico e orientação para o tratamento de doenças, promoção da saúde, prevenção de agravos e reabilitação dos pacientes. 

6 comentários:

  1. essa não era pra agora
    lascou de vez cade luis fernando pra falar alguma coisa elesja começaram a,ostrar acara émuita roubalheira seu fernando


    josué vila roseana

    ResponderExcluir
  2. VIXE MARIA.ESSE GIL HEIN

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, tem cada uma, vou te contar. Esse Riba Soldado não foi um que tirou dois votos na última eleição? Atalaia, por favor vamos ser sinceros meu amigo, essa turma da pipoca é barca furada. Lembra da eleição do pipoqueiro cassado? Ahhhhhhh vice de região das vilas, conta outra, o povo não cai mais nessa mentira desses malucos !!!

    Júnior Ribamarense

    ResponderExcluir
  4. A TENDENCIA ÉSÓ PIOR FERNANDO ATALAAIA ESSE POVO NÃO QUER SABER DA NOSSOA CIDADE ISSO AI É GENTE DE FORA ELES TAOS E LIXANDO
    CELSO LUIS MATINHA MORO NA RUA DO VEREADOR LÁZARO

    ResponderExcluir
  5. para vereador vote nos candidato da oposiçao asaude vai melhorar e ter o respeito para prefeito vote nos candidato da oposiçao so nao vote no julinho ele vai fazer pior com a saude é muita pipoca pessoal
    valdeilson junior vila operaria candidato

    ResponderExcluir
  6. Valdenilso onde estam morrendo as pessoas é no hospital de Ribamar não è a oposiçâo procure se interar no contexto socoal.

    enfermeira estagiaria de Ribamar

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB