sexta-feira, 10 de agosto de 2012



Festival de Música Viva realiza edição comemorativa dos 400 anos




Depois de vinte e sete anos, uma nova edicão do Festival será realizado em São Luís. O valor total da premiação é de R$ 50 mil. As inscrições podem ser feitas até 10 de setembro



De O Imparcial




Atenção músicos e compositores, é chegada a hora de tirar do fundo da gaveta, ou melhor, do arquivo do computador as suas composições e/ou produções artísticas e mostrá-las para o Brasil. Um dos mais emblemáticos festivais de música do Maranhão volta à cena por conta dos 400 anos de São Luís e já está com inscrições abertas até o dia 10 de setembro.
Vinte e sete anos depois o Festival Viva, desta vez com o nome Festival de Música Viva 400: uma nova história da música popular maranhense, chega com o mesmo propósito, de revelar e divulgar novos talentos valorizando músicos, compositores, arranjadores e intérpretes, porém com dezenas de ações mobilizadoras como o fomento, fortalecimento, sustentabilidade e difusão das produções culturais.






Ocorrido em 1985 o famoso Festival Viva movimentou o cenário musical da época deixando marcantes reflexos na produção cultural de São Luís, revelando e consagrando nomes como Fauzi Beydoun, César Teixeira, Rogério do Maranhão, Roberto Brandão, Inácio Pinheiro, Fátima Passarinho, Cláudio Pinheiro, Gabriel Melônio, dentre outros, que tiveram a oportunidade de gravar seus trabalhos pela primeira vez e que hoje integram o primeiro time da música maranhense. Na época o vencedor foi César Teixeira, com a canção Oração Latina interpretada por Gabriel Melônio e Cláudio Pinheiro.



Festival Viva: acordes da ilha são conclamados






As inscrições estão abertas até o dia 10 de setembro de 2012. Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição disponível nos sites www.projetosviva.com.br e www.projetosviva.com e encaminhar as músicas em CD ou DVD ao escritório-sede do projeto (localizado na Av. Ana Jansen, 475, São Francisco), caso a inscrição seja efetuada pelo correio ou pessoalmente; ou em formato MP3, caso seja feita diretamente no site (www.projetosviva.com.br e www.projetosviva.com). As canções deverão ser acompanhadas de cinco cópias da letra de cada música.







O Festival Viva 400 acontecerá em diversos locais e sua agenda prevê seletivas a partir de outubro nos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, além de bairros de grande densidade populacional de São Luís e em universidades. A grande final acontecerá em local de destaque na capital maranhense e está prevista para o dia 7 de dezembro.
Historicamente os festivais de música revelaram grandes talentos da música popular maranhense. A carência de grandes eventos desse porte em São Luís, deve movimentar a classe artística. Para Regina Oliveira, do grupo As Lamparinas, os festivais oportunizam a divulgação daquele talento que ainda não pode aparecer. “Os festivais lançaram vários cantores importantes pra musica universal e aqui no Maranhão não deve ser diferente”, comenta.




Edição revista





Nesta nova edição comemorativa aos 400 anos da cidade, o Festival Viva vislumbra repercussão e impactos ainda mais significativos. Serão realizadas oito eliminatórias, duas semi-finais e uma grande final, culminando com a produção de um CD e um DVD com as doze músicas finalistas, que serão alçadas ao cenário cultural nacional mediante um amplo plano de divulgação, atendendo assim a um antigo anseio da classe artística maranhense de ver a sua música conhecida e executada em todo o país.




Não se trata apenas de um Festival, mas de um conjunto de ações que envolvem a sociedade e sua história. De acordo com Nan Sousa, coordenador executivo do Projeto e vice-presidente do Convention Bureaux, o Festival está inserido num projeto de marketing cultural, com grande leque de abrangência. O Festival realizado pelo Convention & Visitors Bureau, foi aprovado pelo Ministério da Cultura e conta conta com o patrocínio da Vale e apoio do BASA (Banco da Amazônia). De acordo com Nan Sousa, a pretensão é de que o festival aconteça a cada dois anos.

5 comentários:

  1. Prefeito é Júlio filho esse sim é nosso, vereador cutrim ribamarense da gema força povo de Ribamar
    Adriano Vicente da campina

    ResponderExcluir
  2. Se ele voltar vai ser bom. Foi o melhor prefeito de Ribamar. Volta Luís!!!

    Carlos Nunes Centro

    ResponderExcluir
  3. GOI COM CERTEZA UM GRANDE PREFEITO, ERA BOM ELE VOLTAR, PORQUE ESSE QUE TAI É FRAQUINHO, GENTE SE O ATALAIA DEIXAR A GENTE FAZ UMA CAMPANHA , VOLTA LUIS, VOLTA!!!!!
    LUCINDA VILA NOJOSA

    ResponderExcluir
  4. Gil aprendeu com ele e é por esta razao que a cidade cresceu. Pra Gil eu digo Sim!! valeu Atalaia teu blog é show parceiro

    Luciano Rodrigo Jardim Tropical vereador é Nonato Lima esse é o cara

    ResponderExcluir
  5. EU ACHO QUE ELES NAO GOSTAM DELE NAO, SE O GRUPO DELE NAO GOSTA ATALAIA PQ O POVO VAI GOSTAR NE?

    É HORA DE PENSAR POVO DE RIBAMAR....
    ANTONIO SALES VOTO EM OSMAR CARANGUEJEIRO

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB