sexta-feira, 23 de agosto de 2013
A musicalidade engajada de Fran Moreira


Atuando em São José de Ribamar desde 1996, Fran Moreira é um dos grandes ínterpretes da cidade. Mas o comprometimento do músico vai bem mais além de sua musicalidade.


Por Fernando Atallaia
Editor da Agência Baluarte
atallaia.baluarte@hotmail.com


Professor de violão, intérprete, músico plural, compositor e um dos maiores entusiastas da música produzida em São José de Ribamar. Este é Fran Moreira. Conhecido por defender uma musicalidade engajada às questões que permeiam o universo dos artistas do município, Moreira começou a dá os primeiros acordes na carreira ainda na década de 90, quando conheceu o mestre João de Deus, um dos expoentes da arte-educação na cidade.

Fran conta que à época teve a sorte de ser convidado pelo artista cinquentenário para participar de uma de suas aulas-show. Animado com o convite, de lá para cá não parou mais. Contabilizando centenas de apresentações na cidade balneária, e em projetos musicais de São Luis, Fran Moreira passeia por uma diversidade de ritmos e gêneros como MPB, Reggae, Blues, Jazz e Música Regional. Em 2004, levou o 1° lugar num festival de música promovido pelo Bar do Sérgio na orla marítica.
O cantor e compositor Fran Moreira: um dos grandes nomes da música produzida em São José de Ribamar
Quando perguntando sobre suas influências musicais o cantor é categórico. '' Zé Ramalho, Zeca Baleiro, Ritta Beneditto, Fernando Atallaia, tem muita gente boa que ouço e admiro. Atualmente ouço muito Fernando Atallaia e voltei a compor depois de 3 anos sem está compondo; estou voltando'', diz. No campo da interpretação propriamente dita, uma lembrança ao amigo ribamarense Eduardo de Sousa( hoje Kadu Ribeiro). '' Quem me apadrinhou como Fran Moreira foi Kadu Ribeiro, na época tocávamos na banda de MPB, Fênix'', recorda.
Moreira em apresentação em uma das casas de shows de São José de Ribamar
Carreira e projeto atual- Atualmente, Fran Moreira integra o grupo CantaRiba, que ajudou a fundar ao lado de novos artistas de São José de Ribamar. O músico vem também se apresentando no formato acústico no Centro da cidade sempre às sextas-feiras e aos sábados no espaço Empório do Sabor. Nas apresentações, que contam com participações especiais, um repertório multifacetado e que agrada a todos os gostos.
Moreira vem tendo a carreira reconhecida pelo público de São José de Ribamar que já o consolidou como um dos grandes nomes da música local, mas ainda assim o intérprete vê certas lacunas e obstáculos a serem vencidos pelos músicos ribamarenses. Afiado, analisa e critica, por exemplo, a postura do Governo Municipal com os artistas de São José de Ribamar. '' Acho que falta um olhar menos sombrio para conosco(...) falta mais atenção da parte deles( Governo Municipal) e os artistas tem que sair e por a cara na rua e mostrar que na cidade balneária tem muito músico bom e de bom caráter, com um belo repertório debaixo do braço'', sugere.

O artista com músicos do grupo Canta Riba
Na busca por melhores condições de trabalho, o músico fala também sobre os pagamentos(cachês) efetuados pelo Executivo aos músicos locais e aponta soluções. ''Acho que não custa nada a Cultura(secretaria) definir em 2( dois) mil reais(por apresentação) para o músico da terra, se eles pagam muito mais para os músicos de fora'', alfineta. Fran se refere aos músicos que fazem MPB na cidade, que ainda não alcançaram, segundo ele, a merecida contemplação de seus trabalhos pelo Poder Executivo ribamarense. '' A cena de MPB hoje é forte em Ribamar, sempre foi na verdade, estamos somente precisando desse reconhecimento, o reconhecimento dos nossos trabalhos'', esclarece o cantor.
Afeito ao debate cultural, o compositor cita ainda um dos ''sonhos'' dos artistas de São José de Ribamar e promete continuar dando as plateias do município arte de qualidade, diariamente. '' O sonho do músico ribamarense é se apresentar na Concha Acústica, onde cantei várias vezes, mas com um projeto semanal lá e não só de vez em quando, um projeto semanal na Concha seria uma vitrine e uma grande iniciativa que agradaria tanto a nossa população como aos turistas que nos visitam todos os dias, enquanto isso não acontece continuarei dando minha arte as plateias da minha cidade, de preferência, diariamente'', afirma.

7 comentários:

  1. Eu nunca imaginava que essa cidade tinha artistas tão bons assim, pensei que era só politicalha kkkkk sucesso pra você meu querido e boa sorte- beijossss

    Nalva Diniz- Renascença 2

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo, Fran! Tem que haver mais valorização por parte dessa "secretaria de cultura"! Existe muita gente talentosa na nossa cidade vivendo de migalhas! Parabéns pelo belo trabalho!
    Ps.: Ótima matéria!

    ResponderExcluir
  3. Falou tudo, Fran! Tem que haver mais valorização por parte dessa "secretaria de cultura"! Existe muita gente talentosa na nossa cidade vivendo de migalhas! Parabéns pelo belo trabalho!
    (Ps.: Ótima matéria!)

    ResponderExcluir
  4. Viva a cultura de Ribamar!!!!!!!João Farias, Alto do Itapiracó

    ResponderExcluir
  5. A concha é dominada pela católica que nao movimenta aqui na nossa cidade nadica de nada, ta mais doq ue na hora da igreja procurar os artistas tb e ceder espaço a prefeitura pode ajudar mas esse secretário de cultura é um zero a esquerda na minha opiniao valew atallaia sempre apoiando a galera da musica valew mano
    junior fá/panaquatira

    ResponderExcluir

  6. uma cidade escura sem projeto de verdade
    iraneide centro

    ResponderExcluir
  7. Parabéns e continue nessa luta pela cultura de nossa cidade que precisa sim melhorar mas com apoio e a união dos cantores pode chegar a um patamar melhor com toda certeza, muita luz para você e seu grupo.

    Marcia da nossa Vila operária

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB