quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014


Polícia Técnico-Científica do Maranhão forma, mas não emprega.


Dos 45 peritos criminais formados em dezembro de 2013, apenas 14 foram nomeados.


A Academia Integrada de Segurança Pública (AISP) formou, em 12 de dezembro de 2013, 45 Peritos Criminais. Mas, o Governo do Estado nomeou apenas 14. Atualmente, o Instituto de Identificação do Maranhão só possui dois Peritos Criminais e mais de oito cargos, que deveriam ser ocupados por peritos, são exercidos por pessoal contratado de empresas terceirizadas.

Peritos formados pela
Academia Integrada de Segurança Pública: Governo do Estado esqueceu de empregá-los, delegando-os ao abandono
O Centro de Perícias Técnicas da Criança e do Adolescente (CPTCA) só possui dois Peritos Criminais Psicólogos e as demais vagas que deveriam ser de lotação de Peritos Criminais são ocupadas por Psicólogos contratados, infringindo o acordo firmado, em 2004, com a Organização dos Estados Americanos.

Os crimes cibernéticos têm se elevado e o Instituto de Criminalística conta apenas com dois Peritos Criminais para atuar na área de Informática e um Perito para atuar na área de áudio e vídeo (reconhecimento de imagens e gravações de celulares...).



Em 2011 a Associação dos Peritos Criminais – APOTEC - já havia apresentado ao então Secretário de Segurança do Estado do Maranhão Aluísio Mendes um memorando que falava sobre a necessidade de um efetivo para o cargo de perito.


O Instituto de Criminalística (ICRIM) em São Luís conta apenas com 51 peritos. Considerando ainda que dois Peritos Criminais estão afastados por problemas de saúde, esse número cai para 49. Isso representa praticamente a mesma quantidade de peritos empregados há 12 anos, quando foi realizado concurso por meio do qual entraram 40 peritos e se juntaram aos poucos que existiam na época.


Ainda assim, o Governo do Estado, mesmo sabendo dos fatos, só nomeou 14 Peritos Criminais, o que não irá absorver nenhum dos profissionais das áreas acima elencadas. A alegação é falta de recursos orçamentários, porém, como visto anteriormente, vários contratados atuam (e são remunerados) nas vagas dos Peritos Criminais.





3 comentários:

  1. Com o caos na segurança do Maranhão o Governo devia nomear todos e ainda chamar os excedentes.

    ResponderExcluir
  2. Devia... falou e disse. hehehehe esse governo é uma puta M....

    Lamentável meu povo.. sargento Pedro

    ResponderExcluir
  3. 07 (sete) meses se passaram e o descaso do Governo do MA, em especial a SEGEP, com os aprovados que não foram nomeados, continua...

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB