segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Como sempre!
De praxe nas programações de São João e Carnaval, a supervalorização de artistas de outros estados em detrimento dos locais é regra. Secretaria de Estado da Cultura investe alto. Mas, claro, nos talentos do Rio, Bahia e outras plagas.


Por Fernando Atallaia

Editor de ANB Online

 
Todos os anos o mesmo carnaval. Ou melhor, o mesmo investimento: milhões do dinheiro público maranhense para pagamento de cachês de bandas, artistas e grupos de fora. Este ano, estima-se que aproximadamente R$ 2 milhões foram destinados aos bolsos dos artistas Diogo Nogueira, Monobloco, Daniela Mercury, Israel Novaes, Paralamas do Sucesso e como não poderia faltar o Bicho Terra. 

Intitulado de ''Carnaval do Maranhão'', o período momesco de 2014 repetiu os anteriores em humilhação aos artistas locais, que no banner de divulgação do evento vêm com os nomes reduzidos  abaixo para dá sustentação aos convidados ''nacionais''.
O banner da humilhação: repare onde estão os nomes dos artistas maranhenses. Será que deveriam está mesmo aí, já que o carnaval é do Maranhão?
Menos do Maranhão que qualquer outra coisa, este carnaval mostra as intenções e o conceito de trabalho da Secretaria de Estado da Cultura-SECMA que tem à frente a ex-secretária particular da governadora Roseana Sarney, Olga Simão. Supervalorizar atrações midiáticas( que nada tem a ver com a cultura do Maranhão)em detrimento da identidade cultural local e do fortalecimento da música produzida no estado. E o pior: Olga Simão conta com a conivência dos artistas maranhenses de carnaval  que nada dizem ou  questionam. 

Olga Simão, da SECMA: de secretária particular de Roseana Sarney a secretária de humilhação dos artistas maranhenses
Nas redes sociais, a seleção dos artistas para o vilipendioso  ''Carnaval do Maranhão'' foi timidamente criticada.  Não soa bem bater de frente com aqueles que tem o poder da escolha de repertório na esfera cultural, pensam alguns. Embora todos saibam que à SECMA só interessa organizar eventos como São João e o deplorável carnaval dos baianos. Políticas públicas consistentes, permanentes  definitivamente não são com Olga Simão. Quanto aos cantores e compositores  maranhenses deste Carnaval, coube tão somente o papel de segurarem como tijolos as grandes atrações que aparecem expostas na parede da  peça publicitária da Secretaria. Tudo e muito o mais para a casa não cair.






22 comentários:

  1. A CASA JÁ CAIU PARCEIRO, ESSE GOVERNO NUNCA PRESTOU. RICARDINHO DA C.O , SOU GUITARRISTA E CONCORDO COM A MATÉRIA.

    ResponderExcluir
  2. A mais pura verdade, o valor que eles dão é so pro povo de gfora, banda o carai a gente rala rala pra cosneguir tocar e o cache atrasa quando eles acham que bem querem pagar , muita humilhaçao cache de milhao pro baiano carioca e 600 reais pra gente FORA CORJA DE SARNEY ARTISTA MARANHENSE MERECE RESPEITO
    CARLOS CHAGAS DA MADRE DEUS TOCO NO BARRICA

    ResponderExcluir
  3. Vergonha alheia!!!
    Sandra Linhares, renascença 2, concordo em gênero e grau.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Fernando quero lhe parabenizar pela sua ótima abordagem mas essa dura realidade é no estado todo, aqui em Pinheiro amigo no proprio festival de musica da cidade quem brilha são os artistas de fora com um ‘’grande ‘’ show deles, cache de milhao, não sei quando o maranhense vai deixar de ser coadjuvante de são paulo rio e bahia, realmente é vergonhoSO pra gente ACORDA MARANHAO A ARTE É TUA ARTISTA!

    JOSUÉ DE PINHEIRO MARANHÃO, SOU ESTUDANTE DE TEOLOGIA

    ResponderExcluir
  5. e ainda boto banca ... povo besta essa secretária é de peia seu atalaia esses cara de fora vem e bota banca e essa secretaria ai de merda obedece trata que nem deus tomaaaaa povo calado quem aceita calado nao pode reclamar atalaia eu acho é bom
    renato sobrás

    ResponderExcluir
  6. Concordo. Fora GODÃO, BULCÃO, BRANDÃO, SIMÃO. DE TANTO ão a GENTE GANHOU ESSE MARANHÃO. NINGUEM MERECE!!!!AFF
    Fabiana Roots- Bar do Nelson

    ResponderExcluir
  7. Toquei São João, carnaval e outras festa e passei hum ano pra receber, o dinheiro, o valor pessoal? 900 reais arredondado. Banda de fora eles pagam 200 3000 mil e os caras so tocam se pagar adiantado depois eles voltam com o nosso dinheiro pro esatdo deles e ainda diz que o maranhense é besta,
    OLGA SIMÃO TE DOU UM TROFEU MINHA AMIGA O TROFEU CARA DE PAUUUUUUU FORAAAAAAAAA
    Glaúcio Bernardo , do boi Nas Nuvens

    ResponderExcluir
  8. Só acontece aqui onde não é valorizada a prata da casa, rádio só toca musica de fora e a única radio que toca a musica maranhense humilha o artista da terra com uma hora , pasmem uma hora de programaçao santo de que, hein pessoal? Fora dona Olga de volta pra cozinha de roseana.
    Moisés , músico indignado.

    ResponderExcluir
  9. PQP, SÓ MARANHÃO DE VOCÊS MESMO.
    LEONARDO, NITERÓI-RIO.

    ResponderExcluir
  10. Caraca 2 milhõesssss e eu ganhando mil???????? Guilherme Santiago, cantor maranhense.

    ResponderExcluir
  11. Eles não reclamam, pois fazem parte da panela. Simples assim!
    Denise, o curso de cinema da UFMA tá uma merda, gente.

    ResponderExcluir
  12. 1.
    Vi no face e achei triste, esse povo tem q sair é formação de cartel , na cultura tá cheio só entra o que eles querem, ou seja, boi boi da cara preta pra encher de dinheiro a conta bancária de secretário , como é aí na tua cidade Fernando Atallaia?
    Isaura Alencar, sou professora em Imperatriz , madeira neles!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Apoio tem de sobra pra essa molecagem: mídia, os próprios artistas que ficam calados e do público que não cobra a mudança.
    ‘’Deixa isso pra lá o que que tem, eu não to fazendo nada, você


    também’’. Ulisses, boi do Maiobão.

    ResponderExcluir
  14. Na virada veio até latino, é muita festa no Apê com dinheiro do povo/pra lá corja de ladrão
    ######
    Sandro de Ribamar

    ResponderExcluir
  15. é muita humilhação mesmo ó bota humilhação nisso siõ
    fabinho de jah reggae não tem vez

    ResponderExcluir
  16. Coisa bonita de ver... na madre deus godão e bulcão... na emem já foi o brandao hoje no TAA na SECMA SIMÃO de olga , no maranhao nada acaba em pizza acaba em paooo kkkkkkkkkkkk tomaaaaaaa artista fracoo uniao faz a força FICA A DICA FALEI?????
    Ricart

    ResponderExcluir

  17. Olguinha não foi preparada pra função meus amigos, sempre foi serviçal de palácio e nem de boi entende, se faz de sonsa pra enganar o amo mas se vaciliar se elege até contra a vontade, Luís Fernando te cuida, raposa velha não deixa uva cair de galho.
    Kaká, sou de dentro da cozinha de Roseana baralheira

    ResponderExcluir
  18. Só toco agora com um milhão no bolso , cansei de ser enganado e 100 reais não quero mais nem aqui nem na china meu parceiro
    hehehehehehe
    André Maturê músico maranhense humilhado

    ResponderExcluir
  19. CRÁPULAS DA CULTURA- FORA VOCES ODEIAM NOSSOS ARTISTAS,
    EU DISSE FORAAAAAAAAA
    LUIS CARLOS, CANTOR E COMPOSITOR

    ResponderExcluir
  20. me digam uma coisa uma coisa amigos artistas maranhenses, ja q a proposta e tao ruim assim pq q vcs aceitam e assinam o contrato?quem ta com chicote na mao, ta pronto pra bater, os couros sao de vcs, e so vcs pra saberem o quanto querem apanhar, se e q vcs me entendem!
    o problema e q todo mundo ta prontinho pra fazer protestos e manifestos, ate enquanto nao aparece uma chamadinha desces ditos q estao sendo criticados aqui, pois quando aparece vai todo mundo feito um cachorrinho cheirando o rabo deles em troca desses ditos trocados q estao sendo mencionados, antes de mais nada procurem primeiro se valorizarem, e se respeitarem para entao pensarem e ter uma uniao com representatividade. Quem nao sabe como e a safadeza aqui em sao luis, e cobra engolindo cobra, e banda querendo tomar lugar de outra banda, é um tal queima queima geral, um fala mal generalizado,tudo isso, em vez de procurarem é se aperfeiçoarem, primeiro temos q valorizar nosso estado, pois nos diminuímos tanto q basta vir um qualquer, ate do nosso vizinho piaui q nego so falta abaixar a cabeça pra nego sentar.
    Temos q parar com essa mentalidade provinciana, somos tao bons quanto qualquer um de qualquer outro lugar do mundo !!!!

    ResponderExcluir
  21. OLGA, QUE INSTRUMENTO TU TOCA SECRETÁRIA? QUERIA QUE TU VIVESSE DE MÚSICA PRA VER O QUE É BOM MINHA QUERIDA
    CARLINHOS MATRACA BOI DE MORROS

    ResponderExcluir
  22. INDIO URUBÚ

    O CARNAVAL VAI TER QUE SAIR
    DEPOIS DE TUDO ISSO AÍ
    MINHA PIROGA
    TEM QUE DAR UMA COM A INDIA OLGA
    MOTEL CALANGO DE INDIO É UMA OCA
    SERVINDO DE EMBARCAÇÃO
    PRA GANHAR UM CACHÊ UM CORAÇÃO
    ELA FALOU QUE E DE FAMÍLIA
    MAS EU SEI QUE É DE MENTIRA
    ENTÃO É UMA OVA
    SEGURA, SEGURA, SEGURA
    PIROGA
    QUE VAI TINIR NESSE COURO
    DA INDIA OLGA PEGANDO FOGO
    EMPURRA, EMPURRA, EMPURRA
    PIROGA
    QUE COM A INDIA OLGA
    NÃO TEM FESCURA


    Cabra Bom é índio urubu come cru e anda nú!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB